Kia Tasman 2025: picape na versão básica revela visual menos chamativo
Nova picape chega ao mercado para brigar com Toyota Hilux e Ford Ranger também nas variantes de trabalho
Apresentada como grande aposta da Kia para brigar no segmento global de picapes médias, a Tasman 2025 promete acirrar a concorrência não só nas variantes topo de linha como também nas versões básicas de trabalho. Segundo a marca, a caminhonete será comercializada desde o início em configurações voltadas especificamente para a lida pesada e, dentro dessa proposta, poderá ser adquirida com cabine simples, dupla ou chassi.
A Tasman 'pé-de-boi' conta com rodas de aço, caçamba do tipo flat-bad pensada para acomodar diferentes tipos de carga e opções de cores mais neutras para a carroceria. Há ainda elementos como snorkel, protetor de para-choque tubular que sobe até a altura do capô, estribos laterais e ganchos reforçados. Na traseira, o enorme logotipo da Kia foi trocado por um emblema bem mais discreto, enquanto as lanternas seguem padrão mais simples.
Kia Tasman - Versão de trabalho
Ao todo, a Tasman mede 5,41 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,89 m de altura e 3,27 m de distância entre eixos. A caçamba possui 1,51 m de comprimento, 1,57 m de largura e 54 cm de profundidade, sendo capaz de acomodar volume de 1.173 litros ou 1.195 quilos. A capacidade de reboque é de 3.500 kg, enquanto a carga útil varia de 1.000 a 1.190 kg.
Sob o capô, são oferecidas motorizações a gasolina e turbodiesel. No primeiro caso, o motor 2.5 turbo produz 281 cv e 43 kgfm de torque. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e velocidade máxima de 185 km/h. No segundo, o propulsor 2.2 turbodiesel desenvolve 210 cv e 45 kgfm, garantindo aceleração em 10,4 segundos. No dois casos, o câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automático de 8 velocidades. O tanque de combustível leva 80 litros.
Na dianteira, a suspensão tem braço duplo e na traseira conta com eixo rígido e feixes de molas. A Kia afirma que o picape pode passar por trechos alagados de até 80 cm de profundidade a uma velocidade de 7,2 km/h e, como medida de segurança, há conectores à prova d'água para algumas peças internas. Os pneus todo-terreno estão disponíveis com aros de 17 e 18" e há diferentes modos de direção para lidar com uma variedade de superfícies: Deserto, Lama, Neve e Rocha.
A produção será concentrada na fábrica de Hwaseong, na Coreia do Sul, ao ritmo inicial de 65.000 unidades anuais. O primeiro grande mercado a receber a picape será a Coreia do Sul, seguida da Austrália. Posteriormente, países da América Latina, Oriente Médio e África serão alcançados. O lançamento na Argentina já foi confirmado e a chegada ao Brasil é bastante cogitada.
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