Kia Tasman: projeção revela variante SUV para brigar com Toyota SW4
Embora não esteja confirmada, versão 'fechada' da picape é desejo de concessionários de vários países
Depois de concluída a apresentação oficial da Tasman 2025 e sacramentada a entrada da Kia no mercado global de picapes médias, novos rumores surgem agora em torno das possíveis variações do modelo. É o caso de inédita configuração SUV, que está sendo fortemente especulada mesmo sem ter sido sequer confirmada pela marca. A variante 'fechada' é desejo de boa parte dos concessionários e seria posicionada como rival de Toyota SW4 e Mitsubishi Pajero.
Embora a matriz ainda não tenha se pronunciado, o projeto não seria difícil de ser desenvolvido do ponto de vista técnico. A plataforma da própria Tasman poderia ser aproveitada, incluindo o esquema de chassi de longarinas que oferece maior garantia de robustez e resistência. A diferença principal ficaria por conta da substituição do feixe de molas por molas helicoidais. Na concorrência, inclusive, praticamente todos os modelos adotam esta mesma solução.
A motorização também poderia ser a mesma da Tasman, incluindo o propulsor 2.2 turbodiesel de quatro cilindros da família CRDi com 210 cv e 45 kgfm de torque, bem como o 2.5 turbo a gasolina de 281 cv e 43 kgfm de torque. O câmbio seria manual de 6 marchas ou automático de 8 velocidades, a depender da versão. Também seria mantido o esquema de tração 4x4 e os diferentes modos de condução.
No visual, projeção publicada pelo site russo Kolesa fornece ideia geral de como ficaria o modelo. As linhas exóticas seriam exatamente as mesmas da picape, com diferenças apenas no desenho da traseira. O interior também poderia ser o mesmo, incluindo o painel com telas digitais de 12,3" integradas e sistema de som da Harman Kardon. Naturalmente, haveria mais espaço para os passageiros dos bancos traseiros.
Mohave já está velho e precisa de um substituto
Os mercados do possível SUV seriam os mesmos da picape, incluindo Oceania, Ásia, América Latina, Oriente Médio e África. Nestas regiões, a demanda por utilitários derivados de caminhonetes ainda é bastante significativa. A Kia, apesar de ter muitos SUVs no portfólio, carece de um representante específico para este segmento. O único que chega próximo é o Mohave (também construído sobre chassi), que está à venda desde 2008 e já saindo de linha. Um possível SUV da Tasman viria realmente a calhar.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
Fonte: Kolesa.ru
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova picape Kia Tasman, rival da Hilux, está planejada para o Brasil
Hyundai HB20 foi o carro que mais desvalorizou em 2024
Kia Tasman terá versão elétrica em 2026 para brigar com inédita Ranger EV
Nissan Kicks, mais perto do lançamento no Brasil, aparece em SP
Kia Tasman 2025: picape na versão básica revela visual menos chamativo
Com apenas 1 carro, SUV elétrico da Chrysler vira dúvida
Kia venderá opcional para corrigir 'bizarrice' da Tasman 2025