Porsche 911 manual voltará ao Brasil na versão Carrera T 992.2
Nessa versão, o PDK dá lugar a um câmbio de 6 marchas com pedal de embreagem para a alegria dos puristas
Há quem, em pleno 2024, ainda não aceite a ideia de que carro esportivo tenha câmbio automático ou automatizado. As opções para esses tradicionalistas são cada vez mais limitadas. Agora, para a felicidade dos fãs da alavanca de marchas e do pedal de embreagem, a Porsche anuncia que o 911 Carrera T, geração 992.2 (recém-lançado na Europa), será vendido no Brasil única e exclusivamente com o câmbio manual de seis marchas.
O carro já pode ser encomendado - agora também com carroceria Cabriolet - e as primeiras entregas estão previstas para o ano que vem. O Carrera T é a versão mais purista da linha 911. Sua geração 992.2 basicamente repete a receita das anteriores, com diversas soluções para manter seu peso em 1.478 kg. Os vidros são mais finos e o isolamento acústico é reduzido. Desta forma, o “T” é 42 kg mais leve que o atual 911 Carrera “normal”, digamos assim...
Porsche 911 T Coupé com câmbio manual
O câmbio, obviamente, é o maior destaque. A caixa automatizada PDK, de duas embreagens e oito velocidades, sai de cena na versão Carrera T, que passa a ser equipada unicamente com a transmissão manual de seis marchas - a sétima marcha do “T” manual geração 992.1 também foi eliminada para eliminar peso (1,7 kg). Segundo o fabricante, isso permitiu ter engates mais rápidos e aumentar a diversão na pista - ainda que com alguma redução na velocidade máxima (mas quem alcança a máxima em um 911 moderno?).
Há quem diga que o velho câmbio manual de seis marchas manual foi a melhor transmissão já oferecida pela Porsche. O pomo de madeira na alavanca do T 992.2 é a cereja no bolo para os fetichistas. Adesivos alusivos à caixa manual nos vidrinhos laterais traseiros são uma forma de gritar para o mundo que ali, ao volante, vai um discípulo ortodoxo do Dr. Ferdinand.
Que “T”!
Essa letra “T” vem de Touring, e na Porsche isso remonta à homologação do 911 T como um carro de turismo em 1968. O primeiro 911 T foi produzido até 1973. Desde 2017 (na geração 991.2), o 911 Carrera T está de volta à gama, posicionado entre o Carrera e o Carrera S. Tem como foco o prazer puro de condução, a pilotagem ágil e o ronco emocional.
Galeria: Porsche confirma novos 911 T Coupé e Cabriolet com câmbio manual no Brasil
O acerto de chão é mais esportivo. Pela primeira vez, o Carrera T traz eixo traseiro direcional, como item de série - o que pode não ser tão tecnicamente purista, mas traz ganhos de agilidade em baixa velocidade e um grande incremento de estabilidade quando o carro é realmente exigido. Além disso, a caixa de direção do Carrera T tem relação mais direta, tornando as reações mais rápidas.
A suspensão do “T” é rebaixada em 1 cm em relação ao Carrera comum e as rodas são maiores (20” na dianteira e 21” na traseira), como nos Carrera S.
O motor é boxer biturbo de 6 cilindros e 3 litros do atual 911 Carrera padrão, com os mesmos 394 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. São 9 cv a mais que no “T” 992.1 - ainda que o ganho não tenha sido muito grande, a Porsche melhorou os freios com pinças fixas de seis pistões (na dianteira) e quatro discos de 350 mm de diâmetro.
Com o Pacote Sport Chrono padrão, o cupê acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos (Cabriolet: 4,7 segundos). Sua máxima é de 295 km/h (Cabriolet: 293 km/h).
A tração, obviamente, é só nas rodas traseiras - afinal, estamos falando de uma versão purista. Numa concessão aos novos tempos, há uma função “auto-blip”, que sobe um pouco o giro do motor nas nas reduções de marcha, dispensando a necessidade de se fazer o “punta-tacco” para contornar uma curva, por exemplo. Em combinação com o isolamento acústico reduzido, o auto-blip e o sistema de escape esportivo devem proporcionar uma sonoridade entusiasmante.
Porsche 911 T Cabriolet com câmbio manual
Decoração da cabine
A lista de equipamentos padrão também inclui o volante esportivo GT revestido com couro e aquecido. Alternativamente, um volante race-tex (ou seja, com aro forrado na mesma textura usada nos carros de corrida) também está disponível.
Os bancos esportivos ajustáveis eletricamente em 14 vias, inteiramente forrados com couro preto, são o padrão - mas, pagando-se à parte, é possível pedir que venha com sua parte central em tecido no padrão tartan (xadrez). Um opcional de “módicos” R$ 21.525 são os assentos esportivos adaptativos Plus, com 18 ajustes e memória.
Os modelos 911 Carrera T já entraram em pré-venda no Brasil, com entregas previstas para 2025. O cupê tem preço público sugerido de R$ 929 mil, enquanto o Cabriolet sai por R$ 991 mil. Ou seja: o “T” custa 7% a mais que um Carrera normal.
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