Principal representante da Stellantis no segmento de SUVs grandes na América do Norte, o Jeep Grand Cherokee tem amargado resultados comerciais desanimadores nos últimos meses. As vendas no acumulado do ano nos Estados Unidos caíram cerca de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior (160.939 unidades no total) e a formação de estoques já começa a preocupar setores dentro da empresa.
Em razão disso, a produção no complexo industrial de Jefferson, em Detroit, será suspensa por pelo menos uma semana. Em comunicado, a própria empresa confirmou a paralisação e anuncia que o retorno à normalidade acontecerá nos primeiros dias de novembro. "A Stellantis continua a tomar as ações necessárias para alinhar a produção com as vendas. Isso inclui fazer ajustes de produção no complexo de Jefferson. A empresa continuará monitorando a situação para avaliar se mais ações são necessárias", diz a nota.
No geral, o grupo Stellantis vem registrando recuos comerciais consideráveis ao longo de 2023 no mercado norte-americano. Em carta abertura enviada recentemente ao CEO Carlos Tavares, o conselho que reúne donos de concessionárias dos EUA reclamou da queda contínua das vendas do grupo no país. A entidade acusou o chefão de ser o responsável pela "rápida degradação" das marcas Jeep, Ram, Dodge e Chrysler.
Dodge Durango SRT Hellcat
A pausa na produção da unidade de Jefferson está sendo motivada pela formação de grandes estoques nas concessionárias do grupo em toda América do Norte. Alguns modelos, especialmente os da Alfa Romeo, têm atualmente estoque para mais de um ano de vendas.
Além do Grand Cherokee, a paralisação afeta também a produção do Dodge Durango fabricado na mesma unidade. O modelo está na mesma situação preocupante do primo e acumula queda de 13% nas vendas totais desse ano. Até agora, apenas 46.870 unidades foram entregues.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Porsche 911 manual voltará ao Brasil na versão Carrera T 992.2
Teste Jeep Grand Cherokee 4xe: Para o futuro com muito do passado
Lexus UX300h 2025 faz até 17 km/l e preço caiu; veja como anda
Estes foram os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2023
Eletroescola? Projeto de lei prevê aulas de direção com carros elétricos
Semana Motor1.com: Haval H6 nacional, novo Tiguan 2024 e mais