A Stellantis apresentou recentemente nos SUVs compactos Pulse e Fastback, da marca Fiat, com motor 1.0 T200 de três cilindros com eletrificação, efetivamente estreando a linha Bio-Hybrid dentro do grupo Stellantis.
A Fiat ainda não cravou exatamente qual Bio-Hybrid está sob o capô dos SUVs, mas o mais provável é que seja o mais simples, dado o posicionamento mais de entrada dos carros e que é chamado pela empresa de híbrido-leve. Nele, há um BSG (belt-start-generator, ou motor/gerador) que dá um torque extra para o carro quando está em baixa rotação (como na partida do motor).
Fiat Pulse e Fastback serão os primeiros eletrificados da Stellantis
Mas a Stellantis não foi a primeira a adotar algum tipo de eletrificação para melhorar o consumo e as emissões dentro da categoria. Antes dela, a coreana Kia já vendia por aqui desde 2021 o SUV compacto Stonic, um derivado do hatch Rio.
O SUV coreano usa um motor 1.0 turbo Kappa de 3 cilindros, parecido com o que temos no HB20. Porém, há um pequeno motor elétrico no lugar do alternador e motor de arranque ligado por correia no virabrequim e alimentado por uma bateria que fica no lugar do estepe no porta-malas com um sistema 48 Volts. São 120 cv e 20,4 kgfm de torque, enviados para as rodas dianteiras com um câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas. No HB20 e no Creta o câmbio é automático de 6 marchas.
Kia Stonic MHEV
Por R$ 134.990, o Kia Stonic MHEV pode ser uma opção interessante para quem quer um SUV de entrada com visual diferenciado, já que não é tão comum nas ruas. Há apenas um pacote, o C.252, que tem como destaque multimídia com tela estilo "flutuante" LCD de 8" com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, ar-condicionado digital automático, rodas de liga leve aro 17", sensor de estacionamento traseiro e piloto automático. De acordo com o PBEV, o Kia Stonic tem um consumo de 13,7 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada.
Outra marca que também apostou em modelos do tipo MHEV, ou híbrido-leve, foi o grupo CAOA Chery, com os SUVs Tiggo 5X, Tiggo 7. Os SUVs foram lançados em 2022. O SUV menor, na versão 5X PRO Hybrid Max Drive, sai por R$ 154.990 e já traz faróis de LEDs, rodas de 18", teto solar panorâmico, câmera 360º, banco do motorista com ajuste elétrico, 6 airbags, sistema start-stop, carregador de celular por indução e acionamento automático dos limpadores de para-brisa.
O Tiggo 5X tem consumo declarado de 8,1 km/l com etanol e 11,1 km/l com gasolina na cidade e 8,3 km/l com etanol e 10,9 km/l com gasolina na estrada.
Subindo um degrau para a categoria dos SUV médios, há o Tiggo 7 Pro Hybrid Max Drive, que parte de R$ 179.990. Os dois utilizam o motor 1.5 TCI flex aliado a um gerador de 48v, capaz de gerar 150 cv e 21,4 kfm de torque, enviados para as rodas dianteiras pelo câmbio CVT.
Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid Max Drive
Além dos itens do 5X, o modelo ainda inclui inclui piloto automático adaptativo, assistente de condução em congestionamento, frenagem automática de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro, aviso de saída de faixa, assistente de permanência na faixa, alerta de colisão frontal, monitoramento de ponto cego e farol alto com assistência inteligente. Há ainda abertura e fechamento automáticos do porta-malas, além de abertura do porta-malas por sensor de aproximação.
O Tiggo 7X Pro Hybrid Max Drive tem consumo declarado de 8,1 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada com etanol ou 11,1 e 11,2 km/l, respectivamente, utilizando gasolina.
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