Marcas como Aston Martin e Porsche agora têm arranha-céus. Mas por quê?
Torres com nomes de fabricantes de carros de luxo viram moda em Miami e Dubai
Miami é bem conhecida por sua arquitetura extravagante. Mas, em contraste com os belos e históricos edifícios Art Déco de South Beach, um arranha-céu cilíndrico projeta sombras sobre a orla de Sunny Isles, parecendo o esconderijo nada secreto de algum supervilão. Com 195 metros de altura, a torre residencial da Porsche Design é um monólito.
Quando a Porsche Design uniu-se à incorporadora Dezer Development em 2014, as duas empresas queriam construir algo que se destacasse. E conseguiram. Responsável por trazer os primeiros apart-hotéis e resorts Trump para o sudeste da Flórida, a Dezer Development, certamente entende de opulência.
Porsche Design Tower Miami
A construção da colossal torre da Porsche Design começou em 2014 e foi concluída três anos depois. Foi a primeira marca de automóveis a ter seu nome em um arranha-céu residencial do mundo (o lendário Chrysler Building, inaugurado em Nova York em 1930, é um edifício de escritórios).
Sete anos após a Porsche Design subir sua primeira torre, a Aston Martin concluiu a construção de um prédio de 249 metros no centro de Miami. O Aston Martin Residences é o edifício residencial mais alto da cidade — e um dos maiores do país. Tem 391 apartamentos distribuídos em 61 andares, uma marina para iates e "Sky Amenities" nos quatro últimos andares, com galeria de arte, sala de jogos e 3.926 metros quadrados de espaço utilizável.
Aston Martin Residences Miami
A torre Aston Martin é o edifício residencial mais alto de [Miami] - e um dos maiores de todo o país.
Em breve, mais marcas de carros estarão se destacando no horizonte de Miami e outros lugares. A Bentley já tem um terreno em Sunny Isles Beach para seu próximo arranha-céu de 228 metros. A Pagani tem planeja um empreendimento de 28 andares em North Bay Village. A Mercedes-Benz anunciou recentemente um prédio de apartamentos de 65 andares em Brickell (os edifícios de Porsche, Bentley, Pagano e Mercedes estão em um raio de apenas 30 quilômetros). Já a Bugatti foi bem mais longe e está construindo uma torre residencial radical em Dubai com 11 "mansões no céu". Isso mesmo: mansões no céu…
Os preços variam, mas nenhum apartamento sai por menos de seis dígitos, em dólares é claro. Os imóveis da Mercedes-Benz em Miami começarão em modestos US$ 800.000 (R$ 4,5 milhões). As unidades condominiais da Aston Martin variam de US$ 1,2 milhão a US$ 52,5 milhões (R$ 6,8 milhão a R$ 300 milhões), enquanto as residências da Porsche começam em torno de US$ 3,5 milhões e chegam a US$ 33 milhões (R$ 20 milhões a R$ 188 milhões).
A Pagani pedirá, no mínimo, US$ 2,2 milhões (R$ 12,5 milhões) quando sua torre for inaugurada. Diante disso, até que as "Sky Mansions" da Bugatti, em Dubai, têm preços camaradas: “apenas” US$ 5,5 milhões (R$ 31 milhões).
Mas por que tantos fabricantes de carros estão subitamente interessados em imóveis?
Pagani Residences Miami Rendering
A razão mais óbvia é a perspectiva de ganhar muito dinheiro com acordos de licenciamento. Segundo a revista Robb Report, torres adornadas com logotipos conhecidos podem atingir um valor até 40% maior do que as “sem marca”.
Algumas empresas veem o setor imobiliário como uma oportunidade de expandir sua presença para além das estradas. Especialmente a Mercedes-Benz AG que, nos últimos anos, lançou um portfólio inteiro de produtos de “lifestyle”, fazendo parcerias com marcas de roupas como a Palace e músicos como o rapper A$AP Rocky. Sua divisão imobiliária, a Mercedes-Benz Places, já tem um início promissor.
Mercedes-Benz Places Miami Rendering
Mercedes-Benz Places Miami Rendering
Eva Wiese, presidente da Mercedes-Benz Customer Solutions, entende que expandir o alcance da marca para novos mercados — como o setor imobiliário — é uma maneira fácil de capturar um novo público. Permite ainda que os atuais clientes se aprofundem ainda mais no “estilo de vida Mercedes-Benz”.
“Vemos muitos lugares como este surgindo. É um negócio em crescimento. E sabemos pelo que nossa marca é conhecida... Pensamos então: por que não trazer esses valores importantes para o setor imobiliário? Mas levamos alguns anos até encontrar o parceiro certo”, conta Eva Wiese.
A empresa está trabalhando com a incorporadora JDS Development Group para construir seu residencial em Miami. Em Dubai, a fabricante alemã se associou à Binghatti Properties (mesma empresa por trás da futura torre Bugatti Residences, também nos Emirados Árabes).
Mercedes-Benz Places Miami Rendering
“Tanto Miami quanto Dubai são conhecidos por serem cidades vibrantes com muitos cidadãos do mundo se mudando para lá. Ambas são amigáveis ao setor imobiliário e conhecidas por sua alta qualidade de vida. Então, pensamos que era uma boa ideia olhar para essas cidades”, diz a executiva.
Em Miami, a Mercedes estabelecerá sua base em Brickell, a 2 km da torre da Aston Martin e a apenas 30 minutos da Porsche Design. Brickell é uma das áreas de maior crescimento de Miami na última década, além de um local com muita vida noturna.
Mercedes-Benz Places Miami Rendering
Por se destacar em meio a uma arquitetura tão chamativa, a Mercedes-Benz Places trabalhou em estreita colaboração com Gorden Wagener, chefe de design da fábrica de automóveis.
“Juntas, equipes de arquitetos e designers de carros analisam os arredores. Qual é a paisagem da cidade em que estamos nos inserindo? Então, tentam encontrar um design que se encaixe. Algo um pouco diferente, mas não muito diferente. Deve ser algo que você não tenha visto, mas também que não destoe”, diz a CEO sobre o empreendimento na Flórida.
Em Dubai, a Mercedes adotará uma abordagem diferente em seu arranha-céu de 65 andares. Dados o estilo de vida excêntrico e o calor intenso da cidade, a empresa está disposta a correr mais riscos em termos de design. Os esboços iniciais mostram uma torre imponente com um pináculo iluminado e logotipos da Mercedes-Benz espalhados por uma das faces do prédio (como se vê na “grade dianteira” do modelo EQS).
Mercedes-Benz Places Dubai Renderização
Mercedes-Benz Places Dubai Renderização
A torre Porsche Design é um monólito cilíndrico de vidro escuro. A torre da Aston Martin tem contorno que lembra uma vela de barco, combinando com o ambiente costeiro. E outras marcas, como a Bugatti, estão deixando seus designers automotivos se soltarem, com poucas restrições criativas.
"Se dermos aos nossos designers a liberdade criativa para aplicar em um prédio o que fazemos com os supercarros Bugatti, como seria?" disse o CEO da Bugatti-Rimac, Mate Rimac, em uma entrevista à Robb Report.
O Bugatti Residences, em Dubai, foi projetado com “curvas que lembram a Riviera Francesa”, diz a empresa em seu site, e abrigarão 171 apartamentos, além das 11 mencionadas "mansões no céu". Terá uma praia privativa, piscinas, serviços de manobrista e… elevadores para levar carros até os apartamentos.
Bugatti Residences Dubai Rendering
"[Miami e Dubai] são conhecidas por serem cidades vibrantes... Ambos os mercados são favoráveis ao setor imobiliário e conhecidos por sua alta qualidade de vida."
A torre da Porsche Design em Miami foi a primeira a trazer tal novidade, batizada de “Dezervator” pela incorporadora Dezer. O feliz proprietário dirige seu carro pela garagem até uma cabine com paredes de vidro. Daí, uma placa de metal desliza sob o carro, fixando-o no lugar, e um elevador de alta potência leva o veículo até o andar desejado.
Elevador de carro da Porsche Design Tower Miami
Elevador de carro da Porsche Design Tower Miami
O morador então estaciona seu carro em sua própria "garagem no céu", que fica fora ou dentro de sua cobertura, perfeitamente visível do quarto ou da sala de estar.
Atualmente, o Dezervator pode levantar carros de até 3,6 toneladas. Mas Dezer está buscando aumentar essa capacidade na próxima torre da Bentley, pensando especificamente nos SUVs e picapes elétricos de alto luxo.
"Estamos tentando aumentar a capacidade para 4,5 toneladas. Há um novo Hummer elétrico que pesa aproximadamente 4,3 toneladas”, diz Gil Dezer, presidente da incorporadora.
O Dezervator é um grande atrativo para os potenciais compradores da Porsche Design Tower e das futuras Bentley Residences, ambas construídas pela Dezer. A Aston Martin, infelizmente, não tem um Dezervator, nem o edifício da Mercedes-Benz terá. No entanto, a Mercedes nos informou que seus empreendimentos contarão com estruturas de estacionamento de última geração e “conceitos de mobilidade” exclusivos.
Bentley Residences Miami
Até 2030, haverá no mínimo cinco edifícios com marcas de carros de luxo em Miami: Aston Martin, Bentley, Mercedes-Benz, Pagani e Porsche. E há pelo menos mais duas no horizonte em Dubai, com Bugatti e Mercedes-Benz. Dado o sucesso inicial, não se surpreenda se muitos outros surgirem.
Pode-se culpá-los? Os fabricantes de automóveis estão simplesmente seguindo tendências e um mercado de luxo em expansão. Armani e Dolce & Gabbana têm planos para arranha-céus em Miami. A casa de moda italiana Missoni está construindo uma torre de 68 andares em Toronto — na verdade, não nos surpreenderíamos se os nomes Disney ou Starbucks fossem estampados em uma torre de 60 andares enquanto nos aproximamos de um futuro distópico no estilo da comédia de ficção científica “Idiocracia” (Idiocracy, 2006).
Mas, enfim...
Para as marcas mencionadas, essas torres residenciais são uma escolha óbvia. Uma maneira rápida de ganhar dinheiro por meio de acordos de licenciamento, enquanto expandem seu alcance a um novo segmento potencial de compradores. E para os consumidores que têm condições de comprar um desses imóveis multimilionários, a perspectiva de ficar aconchegado todas as noites ao lado de um Classe S é uma aspiração.
*(Nota do tradutor: quem sabe não pinta uma BMW Residence Tower em Balneário Camboriú?)
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