Nos EUA, o Toyota GR Corolla está chegando a linha 2025 com algumas pequenas atualizações e uma nova opção importante. Acompanhando a transmissão manual de seis marchas, há uma automática de oito marchas, abrindo um novo leque de consumidores para o hot hatch que não querem ou não podem usar três pedais. Muitas vezes, os compradores preferem as automáticas quando elas são lançadas, mas esse pode não ser o caso do esportivo da japonesa.

Um porta-voz da Toyota teria dito ao site CarBuzz que a empresa espera uma divisão de 80/20 quando as vendas de 2025 começarem. Nesse caso, 80% se refere ao público do câmbio manual, com apenas 20% possíveis compradores optando pelo automático. Em um mundo em que as transmissões manuais operadas por embreagem estão cada vez mais escassas, é bom ver que o câmbio manual ainda não está morto.

2025 Toyota GR Corolla
Toyota

Na nova versão sem pedal de embreagem, a Toyota incorporou um software especial que calcula os pontos de mudança com base nos acionamentos do acelerador e do freio. Em teoria, isso significa que o GR Corolla reconhecerá quando você estiver dando tudo de si em uma pista de corrida e não em um passeio ao shopping e mudará as marchas adequadamente. O automático também vem com um novo sistema de controle de arrancada que não está disponível para o manual.

Independentemente da transmissão, todos os Corollas GR irão se beneficiar de um motor reajustado para 2025. O motor 1.6 turbo a gasolina de três cilindros ainda tem 300 cv de potência, mas o torque aumentou para 40,8 kgfm (atualmente são 37,7 kgfm). A Toyota também ajustou a suspensão, deixando os diferenciais Torsen agora como equipamentos de série para todos os níveis de acabamento.

No entanto, os aprimoramentos vêm acompanhados de uma série de preocupações nos EUA, já que por lá alguns casos de incêndio tiveram sua garantia negada pela marca pois seus pneus de inverno, ironicamente, não são feitos para altas velocidade. Nos EUA, o GR Corolla 2025 deve chegar às concessionárias no último trimestre do ano.

Já por aqui, o modelo é vendido em configurações um pouco diferentes das estadunidenses, partindo de R$ 416.990 na configuração Core e R$ 461.990 na Circuit, que conta com head-up display, alerta de ponto cego, carregamento por indução e teto em fibra de carbono. Na motorização, o modelo traz o 1.6 Turbo, que produz 304 cv e 37 kgfm de torque, aliado ao câmbio manual de 6 marchas. Não há previsão para a chegada da versão automática.

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