Após aproximadamente 27 dias de paralisação, as atividades produtivas na fábrica da General Motors em Gravataí (RS) finalmente foram retomadas nesta semana. A unidade havia suspendido os trabalhos no dia 16 de setembro e voltou a operar normalmente agora na última segunda-feira, dia 14. Com isso, as linhas de montagem responsáveis pela produção dos compactos Chevrolet Onix e Onix Plus voltaram totalmente à normalidade.

Embora a GM não tenha confirmado, a paralisação foi realizada como forma de preparar as instalações da fábrica para a chegada de inédito modelo. Ao que tudo indica, Gravataí complementará a produção da atual linha Onix com um terceiro - e misterioso - modelo a partir de 2026. Apesar do segredo, tudo indica que será um SUV de porte compacto pensado para ficar abaixo do Tracker e acima do próprio Onix.

Chevrolet - Fábrica em Gravataí (RS)

A plataforma GEM será a mesma dos primos, mas as medidas do novo crossover serão naturalmente diferentes. Para efeito de comparação, o Tracker mede 4.270 mm de comprimento e 2.570 mm de entre-eixos, enquanto o Onix possui 4.163 mm e 2.551 mm, respectivamente. O inédito SUV ficará exatamente no meio do caminho e promete brigar com Fiat Pulse, Renault Kardian e o futuro Volkswagen A0-SUV (ainda sem nome oficial revelado).

Chevrolet Onix - Produção em Gravataí (RS)

Não por acaso, a Chevrolet confirmou recentemente que investirá R$ 1,2 bilhão na fábrica de Gravataí nos próximos anos. O montante será usado para financiar o projeto do novo SUV e também custear a reestilização de meia-vida de Onix e Onix Plus, que já rodam em testes camuflados pelo país. Há planos também para eletrificação do motor 1.0 turbo atual através da associação de sistema micro-híbrido.

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