A Alpine, divisão de esportivos do grupo Renault, começou a dar seus primeiros passos para ter um hipercarro. No Salão de Paris desse ano, a marca apresentou o conceito Alpenglow Hy6, um modelo projetado com motorização 3.5 V6 a hidrogênio e que é uma evolução do conceito estático Alpenglow apresentado em 2022.

Diferente do primeiro modelo, esse cupê da Alpine é o modelo mais próximo de um carro de rua já apresentado e mostra que a francesa ainda tem planos longos para motores a combustão. A ideia é usar o hidrogênio como substituto dos combustíveis fósseis.

Alpine Alpenglow Hy6, la vista laterale

Alpine Alpenglow Hy6, vista lateral

Novo estilo e motor à vista

Começando pelo exterior, o Alpenglow HY6 é um cupê elegante e de perfil ultrabaixo com carroceria totalmente em fibra de carbono pintada na cor Specula Blue. Ele tem 5,20 metros de comprimento, 2,10 m de largura e apenas 1,14 m de altura.

Uma das partes completamente renovadas é a traseira, que mostra, através de uma janela traseira de vidro, o motor V6 ladeado por duas entradas de ar do resfriador de óleo da caixa de câmbio sequencial Xtrac de 6 velocidades.

Alpine Alpenglow Hy6, la vista di tre quarti posteriore
Alpino

Alpine Alpenglow Hy6, vista de três quartos posteriores

Também não faltam novas as aberturas de resfriamento (slots) para o motor de hidrogênio, uma asa traseira transparente que projeta o nome da marca como sombra no chão (foto acima), spoilers dianteiro e na parte central do teto e escapamentos Inconel integrados às luzes traseiras.

interior de carbono, alumínio e Alcantara

Alpine Alpenglow Hy6, il dettaglio delle portiere

Alpine Alpenglow Hy6

Através das portas "borboleta" do Alpenglow Hy6, você se acomoda nos assentos esportivos envolventes revestidos com tecido que muda de cor, de metálico a azul, dependendo da luz. Pelo menos de acordo com o anúncio da Alpine, que não deu muitos detalhes sobre seu interior.

A forma triangular, que segundo a Alpine lembra montanhas, também está presente na parte dianteira da cabine e desempenha várias funções visuais para o motorista, que é envolvida por um painel de instrumentos formado por uma travessa tubular, fibra de carbono, alumínio e Alcântara.

3.5 V6 biturbo que queima hidrogênio

No coração do Alpenglow Hy6, apoiado em um chassi de corrida LMP3 de fibra de carbono, está um motor V6 especialmente desenvolvido ao longo de dois anos pela equipe da Alpine em Viry-Châtillon, que promete dar um novo passo na história dos motores movidos à hidrogênio.

Alpine Alpenglow Hy6, il dettaglio del motore
Alpino

Alpine Alpenglow Hy6, o detalhe do motor

O 3.5 V6 biturbo tem bloco de motor de alumínio com cárter seco, cabeçotes de alumínio fundido, quatro eixos de comando de válvulas no cabeçote e quatro válvulas por cilindro, podendo chegar até 9.000 rpm.

A potência máxima de 750 cv é atingida a 7.600 rpm (torque de 78 kgfm a 5.000 rpm). A força a chega às rodas traseiras apenas e a velocidade máxima declarada superior a 330 km/h.

Alpine Alpenglow Hy6, il dettaglio della meccanica
Alpine

Alpine Alpenglow Hy6, il dettaglio della meccanica

Embora o Hy6 seja um esportivo exclusivo para as pistas, a Alpine acredita que a tecnologia usada na motorização também faz sentido em um modelo para uso nas ruas. A marca esportiva da Renault chega a dizer que um motor de combustão interna movido a hidrogênio representa uma "solução tremendamente promissora para uso nas ruas".

A ideia de modificar um motor de combustão para funcionar com hidrogênio é muito mais antiga do que as experiências da Toyota com o GR Yaris e o GR Corolla. A BMW fez um Série 7 6.0 V12 movido a hidrogênio em 2005. Voltando ainda mais no tempo, a marca de luxo alemã desenvolveu um Série 5 (E12) para funcionar com hidrogênio líquido no final da década de 1970.

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