Mercedes-Benz CLA 2026: nova geração é adiantada com 'camuflagem oficial'
Sedã em nova linhagem será revelado no ano que vem e adotará plataforma modular MMA
À venda no mercado internacional na mesma linhagem desde 2019, o Mercedes-Benz CLA caminha para trocar de geração em futuro próximo. A própria marca já adiantou como ficará o novo modelo através de conceito revelado em 2023 e, agora, novamente atiça a curiosidade do público com a divulgação da versão de produção. O protótipo ainda aparece camuflado, mas desde já deixa à mostra detalhes importantes do design.
É o caso, por exemplo, dos faróis com LEDs em formato de estrela (escondidos sob os disfarces) fazendo referência ao logotipo da marca. A assinatura luminosa foi antecipada pelo Concept CLA Class apresentado em Munique e será um dos destaque visuais do modelo final. Outros veículos da Mercedes-Benz já adotam o recurso, como a nova geração do Classe E (sedã e perua), mas neste caso como elementos luminosos das lanternas - e não dos faróis.
Mercedes-Benz CLA 2026 - Teasers
Quando chegar ao mercado, o CLA 2026 será o primeiro da renovada (e simplificada) família de carros da entrada da Mercedes-Benz. A gama será formada pelo próprio CLA, além das novas gerações de GLA, GLB e CLA Shooting Brake. Ou seja, será reduzida para apenas quatro modelos. Dentro da nova estratégia da marca para o segmento, é incerto o futuro de Classe A, Classe A Sedan e Classe B.
Todos os novos compactos serão construídos com base na plataforma MMA (Arquitetura Modular Mercedes-Benz, em inglês). Os quatro serão vendidos tanto em versões puramente elétricas quanto em variantes a combustão, tendo em vista a capacidade da arquitetura MMA de suportar diferentes powertrains. A base deverá suportar carregamento de 250 kW, motores duplos e carregamento bidirecional.
As fábricas de Rastatt, na Alemanha, e Kecskemét, na Hungria, foram escolhidas para abrigar a produção de modelos derivados dessa arquitetura. Já é certo também que os carros baseados em MMA adotarão novo sistema de entretenimento, chamado MB.OS. O recurso apresenta processador refrigerado a líquido e promete entregar operações mais rápidas, gráficos mais nítidos e funcionalidade aprimorada.
O CLA 2026 será lançado no ano que vem, com vendas programadas primeiramente para mercados da Europa. A chegada ao Brasil deverá acontecer na sequência.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Promoção premium: Mercedes-Benz tem CLA, Classe C e GLB com taxa zero
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Mercedes-Benz CLA e GLA ganham versões Progressive no Brasil; veja preços