À venda no mercado internacional na mesma linhagem desde 2019, o Mercedes-Benz CLA caminha para trocar de geração em futuro próximo. A própria marca já adiantou como ficará o novo modelo através de conceito revelado em 2023 e, agora, novamente atiça a curiosidade do público com a divulgação da versão de produção. O protótipo ainda aparece camuflado, mas desde já deixa à mostra detalhes importantes do design.
É o caso, por exemplo, dos faróis com LEDs em formato de estrela (escondidos sob os disfarces) fazendo referência ao logotipo da marca. A assinatura luminosa foi antecipada pelo Concept CLA Class apresentado em Munique e será um dos destaque visuais do modelo final. Outros veículos da Mercedes-Benz já adotam o recurso, como a nova geração do Classe E (sedã e perua), mas neste caso como elementos luminosos das lanternas - e não dos faróis.
Quando chegar ao mercado, o CLA 2026 será o primeiro da renovada (e simplificada) família de carros da entrada da Mercedes-Benz. A gama será formada pelo próprio CLA, além das novas gerações de GLA, GLB e CLA Shooting Brake. Ou seja, será reduzida para apenas quatro modelos. Dentro da nova estratégia da marca para o segmento, é incerto o futuro de Classe A, Classe A Sedan e Classe B.
Todos os novos compactos serão construídos com base na plataforma MMA (Arquitetura Modular Mercedes-Benz, em inglês). Os quatro serão vendidos tanto em versões puramente elétricas quanto em variantes a combustão, tendo em vista a capacidade da arquitetura MMA de suportar diferentes powertrains. A base deverá suportar carregamento de 250 kW, motores duplos e carregamento bidirecional.
As fábricas de Rastatt, na Alemanha, e Kecskemét, na Hungria, foram escolhidas para abrigar a produção de modelos derivados dessa arquitetura. Já é certo também que os carros baseados em MMA adotarão novo sistema de entretenimento, chamado MB.OS. O recurso apresenta processador refrigerado a líquido e promete entregar operações mais rápidas, gráficos mais nítidos e funcionalidade aprimorada.
O CLA 2026 será lançado no ano que vem, com vendas programadas primeiramente para mercados da Europa. A chegada ao Brasil deverá acontecer na sequência.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Promoção premium: Mercedes-Benz tem CLA, Classe C e GLB com taxa zero
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Mercedes-Benz CLA e GLA ganham versões Progressive no Brasil; veja preços