Veja as marcas automotivas mais valiosas do mundo em 2024
Toyota lidera entre as marcas de automóveis, com o pódio completado por Mercedes-Benz e BMW
Como em todos os anos, a Interbrand, uma consultoria norte-americana, elaborou o ranking das melhores marcas do mundo, classificando-as uma a uma e calculando o valor de cada marca individualmente. Esse valor é considerado não apenas em termos econômicos, mas também por meio de outros indicadores, como o papel da marca em seu mercado-alvo, estratégia, gerenciamento e muito mais.
O ranking é liderado mais uma vez pela Apple e inclui várias marcas do setor automotivo, com destaque para a Toyota, que se sobressai diante dos concorrentes.
As melhores marcas de automóveis em 2024
A Toyota mantém uma liderança de vários anos, ocupando a sexta posição no ranking geral, atrás de Apple, Microsoft, Amazon, Google e Samsung. O fabricante japonês teve um crescimento de 13% em relação a 2023, com valor total estimado em 72,8 bilhões de dólares.
Em segundo lugar entre as marcas automotivas e oitavo no ranking geral está a Mercedes-Benz, que registrou uma queda de 4% em relação a 2023, com valor de 58,9 bilhões de dólares. A BMW aparece em décimo lugar no geral, mantendo-se no top 10 com um crescimento de 2% e valor de 52 bilhões de dólares.
100 Best Global Brands 2024, as 10 principais
Posição | Marca | Mudança em relação a 2023 | Valor (bilhões de dólares) |
1 | Apple | -4% | 488,9 |
2 | Microsoft | +11% | 352,5 |
3 | Amazon | +8% | 298,1 |
4 | +12% | 291,3 | |
5 | Samsung | +10% | 100,8 |
6 | Toyota | +13% | 72,8 |
7 | Coca-Cola | +5% | 61,2 |
8 | Mercedes | -4% | 58,8 |
9 | McDonald's | +4% | 53 |
10 | BMW | +2% | 52 |
As 10 marcas de automóveis mais valiosas em 2024
Focando-se apenas nas marcas automotivas no ranking da Interbrand, que vai até 100, a Tesla ocupa a 12ª posição. Para encontrar a próxima marca automotiva, é preciso descer até a 26ª posição, onde está a Honda. Pela primeira vez, a Hyundai entrou no top 30, seguida por Porsche (43ª), Audi (45ª), Volkswagen (49ª), Ford (56ª), Nissan (59ª), Ferrari (62ª), Kia (86ª) e Range Rover (96ª), todas fazendo sua estreia no top 100.
Todas essas marcas apresentaram crescimento em valor, de acordo com a Interbrand, com exceção de Mercedes-Benz (-4%), Tesla (-9%) e Ford (-3%), refletindo as dificuldades enfrentadas pelo setor automotivo no período.
Posição | Marca | Mudança a partir de 2023 | Valor (bilhões de dólares) |
1 | Toyota | +13% | 72,8 |
2 | Mercedes | -4% | 58,9 |
3 | BMW | +2% | 52 |
4 | Tesla | -9% | 45,5 |
5 | Honda | +9% | 26,7 |
6 | Hyundai | +13% | 23 |
7 | Porsche | +7% | 17,4 |
8 | Audi | +6% | 17,3 |
9 | Volkswagen | +4% | 53 |
10 | Ford | -3% | 52 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
O futuro da Honda ainda será híbrido, pelo menos até 2030
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
"Criança problema", Maserati diz ter plano para sair da crise
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Anfavea projeta produção de 2,8 milhões em 2025, mas teme importações
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Novo motor 2.2 turbodiesel da Rampage é o mesmo da Fiat Titano?