Reino Unido: Kia Sportage lidera vendas pela 4ª vez em cinco meses
Mercado inglês tem melhor setembro desde 2020
No mês tradicionalmente mais forte de vendas de veículos 0km, o Reino Unido emplacou 275.329 unidades em setembro. De acordo com a SMTT (Society of Motor Manufacturers and Traders), entidade que representa os fabricantes, este desempenho, o melhor para o mês em exatos quatro anos, foi 1% superior ao do mesmo período de 2023.
Com grandes descontos praticados pelas montadoras, os carros elétricos foram o grande destaque, com 56.387 unidades – novo recorde, representando mais de 20% do total e quase 18% entre janeiro e setembro. No acumulado de 2024, o mercado do Reino Unido já emplacou 1.514.094 veículos de todos os segmentos, 4,3% a mais do que há um ano.
Ford Kuga
A Volkswagen, com 22.955 unidades, se manteve à frente no ranking de montadoras, com a Kia (17.535) vencendo disputa acirrada contra a Audi (17.317) para assegurar seu melhor posicionamento desde março de 2022, de acordo com o Best Selling Cars Blog. Destaque para a Mercedes (16.476), com o maior avanço no top 5, e para a forte retração de uma Vauxhall (9.347, -30%) que ficou fora do top 10.
POS. |
MARCA |
SET.24 |
% MERCADO 2024 |
SET.23 |
% MERCADO 2023 |
% VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
VOLKSWAGEN |
22.955 |
8,3% |
22.313 |
8,2% |
2,9% |
2º |
KIA |
17.535 |
6,4% |
16.906 |
6,2% |
3,7% |
3º |
AUDI |
17.317 |
6,3% |
18.783 |
6,9% |
-7,8% |
4º |
TOYOTA |
16.621 |
6,0% |
16.333 |
6,0% |
1,8% |
5º |
MERCEDES-BENZ |
16.476 |
6,0% |
14.486 |
5,3% |
13,7% |
6º |
FORD |
15.875 |
5,8% |
20.650 |
7,6% |
-23,1% |
7º |
NISSAN |
15.079 |
5,5% |
15.794 |
5,8% |
-4,5% |
8º |
HYUNDAI |
14.874 |
5,4% |
12.388 |
4,5% |
20,1% |
9º |
BMW |
12.538 |
4,6% |
12.522 |
4,6% |
0,1% |
10º |
SKODA |
11.454 |
4,2% |
8.678 |
3,2% |
32,0% |
11º |
VOLVO |
9.384 |
3,4% |
6.617 |
2,4% |
41,8% |
12º |
VAUXHALL |
9.347 |
3,4% |
13.434 |
4,9% |
-30,4% |
13º |
LAND ROVER |
8.993 |
3,3% |
6.117 |
2,2% |
47,0% |
14º |
MG |
8.959 |
3,3% |
12.616 |
4,6% |
-29,0% |
15º |
PEUGEOT |
8.393 |
3,0% |
9.331 |
3,4% |
-10,1% |
16º |
RENAULT |
7.797 |
2,8% |
8.080 |
3,0% |
-3,5% |
17º |
TESLA |
7.656 |
2,8% |
6.427 |
2,4% |
19,1% |
18º |
HONDA |
5.060 |
1,8% |
3.200 |
1,2% |
58,1% |
19º |
CUPRA |
4.706 |
1,7% |
4.062 |
1,5% |
15,9% |
20º |
SEAT |
4.430 |
1,6% |
4.066 |
1,5% |
9,0% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
275.329 |
... |
272.610 |
... |
1,0% |
|
ACUMULADO |
1.514.094 |
... |
1.451.908 |
... |
4,3% |
Na disputa entre os modelos, o Sportage (7.482) garantiu sua 4ª vitória nos últimos cinco meses. Vice, o Ford Puma (6.681) segue em 1º no acumulado, mas agora com vantagem inferior a 1,4 mil unidades em relação ao Kia. Ausente do top 10 em agosto, o Nissan Juke (6.025) completou o pódio. Na sequência, Hyundai Tucson e Tesla Model Y emplacaram as mesmas 5.799 unidades.
POS. |
MODELO |
SET.24 |
% MERCADO 2024 |
SET.23 |
% MERCADO 2023 |
% VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
KIA SPORTAGE |
7.482 |
2,7% |
5.739 |
2,1% |
30,4% |
2º |
FORD PUMA |
6.681 |
2,4% |
8.087 |
3,0% |
-17,4% |
3º |
NISSAN JUKE |
6.025 |
2,2% |
4.411 |
1,6% |
36,6% |
4º |
HYUNDAI TUCSON |
5.799 |
2,1% |
4.546 |
1,7% |
27,6% |
5º |
TESLA MODEL Y |
5.799 |
2,1% |
- |
- |
- |
6º |
NISSAN QASHQAI |
5.239 |
1,9% |
8.565 |
3,1% |
-38,8% |
7º |
VW POLO |
4.657 |
1,7% |
4.427 |
1,6% |
5,2% |
8º |
VW TIGUAN |
4.327 |
1,6% |
- |
- |
- |
9º |
FORD KUGA |
4.066 |
1,5% |
4.638 |
1,7% |
-12,3% |
10º |
VW GOLF |
3.974 |
1,4% |
- |
- |
- |
Observação:
- Números de setembro/24 indisponíveis para os modelos Tesla Model Y, VW Golf e VW Tiguan.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
Fonte: SMMT, SMMT, SMMT, Best Sellig Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?