Os entusiastas mais puristas temiam que os impulsos da BMW em direção à eletrificação acabassem com o M3 a combustão, mas isso não deve acontecer tão cedo. Em entrevista publicada na última quinta-feira (9), o chefe da BMW M, Frank van Meel, disse ao Bimmer Today que a montadora planeja continuar a oferecer o motor de seis cilindros em linha de 3,0 litros twin-turbo nos futuros M3, caso haja demanda.

O chefão da divisão M disse à publicação que os engenheiros da BMW já estão trabalhando na certificação da motorização para as regulamentações Euro 7. "Vamos deixar o [motor] combustão de seis cilindros funcionar pelo maior tempo possível", disse ele no vídeo. "Se a demanda do cliente for a que é no momento, e não cair, também não desligaremos o seis cilindros."

Já a versão elétrica do M3 deverá ser montada na plataforma Neue Klasse da montadora, com opções de quatro motores elétricos (supostamente produzindo até 1.341 cavalos de potência) e deverá ser mais rápido do que seu equivalente a combustão. Mas os números impressionantes do elétrico não devem acabar com o M3 a combustão, pelo menos por enquanto.

"Se os clientes disserem: "Mesmo que um M3 seja significativamente mais rápido eletricamente do que o motor a combustão que é a referência hoje, eu ainda quero um motor a combustão", então não vamos negar essa oferta a eles." 

A próxima geração do M3 a combustão e seu equivalente elétrico ainda estão há alguns anos de chegar as ruas. A marca bávara precisa lançar seu primeiro modelo na base Neue Klasse, o que está previsto para acontecer no próximo ano, antes de começarmos a ver variantes esportivas. Não espere que nenhum M3 novo, elétrico ou a gasolina, chegue antes de 2027 ou 2028.

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