Após meses com resultados negativos, os sedãs reagiram em setembro. De acordo com os números oficiais da Fenabrave, foram emplacadas 28.021 unidades no período, 4,2% a mais em comparação com o mesmo período de 2023 (26.894) e quase 7% acima do total de agosto (26.253). Este resultado representou pouco mais de 12,6% dos 222.686 veículos registrados no Brasil.
Entre os modelos compactos, mudança no topo. Preferido nos últimos rankings, o Chevrolet Onix Plus (4.785) – em queda de quase 30% frente ao ano passado – foi superado em mais de mil unidades por um Fiat Cronos (5.858) que não vendia tanto desde dezembro (6.332). A disputa pela terceira posição, no entanto, foi acirrada.
VW Virtus Exclusive 250TSI 2024
Aproveitando-se do momento de retração do VW Virtus (2.478) e principalmente do Hyundai HB20S (2.303), o Toyota Yaris Sedan (2.597) assegurou lugar no pódio com seu melhor resultado em 2024. O grande destaque, no entanto, ficou por conta de um veterano às vésperas da aposentadoria: com 1.978 unidades, o Renault Logan não tinha desempenho similar desde julho do ano passado (1.923).
Sedãs Compactos | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2024 | SET/24 | AGO/24 | SET/23 | % SET 24 | % AGO 24 | VARIAÇÃO SET/AGO | VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | FIAT CRONOS | 28983 | 5858 | 3759 | 4602 | 26,30% | 18,36% | 55,84% | 27,29% |
2º | CHEVROLET ONIX PLUS | 44398 | 4785 | 4842 | 6788 | 21,49% | 23,65% | -1,18% | -29,51% |
3º | TOYOTA YARIS SEDAN | 17007 | 2597 | 2347 | 2551 | 11,66% | 11,46% | 10,65% | 1,80% |
4º | VW VIRTUS | 23295 | 2478 | 2925 | 2600 | 11,13% | 14,29% | -15,28% | -4,69% |
5º | HYUNDAI HB20S | 23024 | 2303 | 3592 | 3855 | 10,34% | 17,55% | -35,89% | -40,26% |
6º | RENAULT LOGAN | 4488 | 1978 | 373 | 240 | 8,88% | 1,82% | 430,29% | 724,17% |
7º | HONDA CITY | 11218 | 1550 | 1767 | 682 | 6,96% | 8,63% | -12,28% | 127,27% |
8º | NISSAN VERSA | 8868 | 722 | 868 | 662 | 3,24% | 4,24% | -16,82% | 9,06% |
|
| 161281 | 22271 | 20473 | 21980 | 100,00% | 100,00% | 8,78% | 1,32% |
Teste: Nissan Sentra Advance 2025 (Brasil)
Na disputa entre os médios, o Toyota Corolla (3.566) respondeu por simplesmente 75,8% de todos os modelos emplacados na categoria. O Sentra, com 516 unidades, foi mais uma vez o rival mais próximo. Em mais um desempenho abaixo das expectativas, o BYD King (273) ficou mais próximo do VW Jetta (210) do que do representante da Nissan. Honda Accord (21) e Hyundai Azera (1) foram os únicos sedãs grandes com registros em setembro.
Sedãs Médios | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2024 | SET/24 | AGO/24 | SET/23 | % SET 24 | % AGO 24 | VARIAÇÃO SET/AGO | VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | TOYOTA COROLLA | 27083 | 3566 | 3515 | 3470 | 75,76% | 73,08% | 1,45% | 2,77% |
2º | NISSAN SENTRA | 4261 | 516 | 485 | 342 | 10,96% | 10,08% | 6,39% | 50,88% |
3º | BYD KING | 1328 | 273 | 384 | 0 | 5,80% | 7,98% | -28,91% | - |
4º | VW JETTA | 2259 | 210 | 254 | 182 | 4,46% | 5,28% | -17,32% | 15,38% |
5º | HONDA CIVIC | 1147 | 139 | 164 | 21 | 2,95% | 3,41% | -15,24% | 561,90% |
6º | CHEVROLET CRUZE | 756 | 3 | 8 | 106 | 0,06% | 0,17% | -62,50% | -97,17% |
|
| 36834 | 4707 | 4810 | 4121 | 100,00% | 100,00% | -2,14% | 14,22% |
Sedãs Grandes | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2024 | SET/24 | AGO/24 | SET/23 | % SET 24 | % AGO 24 | VARIAÇÃO SET/AGO | VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | HONDA ACCORD | 167 | 21 | 21 | 7 | 95,45% | 100,00% | 0,00% | 200,00% |
2º | HYUNDAI AZERA | 2 | 1 | 0 | 0 | 4,55% | 0,00% | - | - |
|
| 169 | 22 | 21 | 7 | 100,00% | 100,00% | 4,76% | 214,29% |
BMW 320i MSport 2025
Modelos premium
Com 415 unidades, mais do que o dobro do BYD Seal (179), o BMW Série 3 chegou ao 61º mês seguido no topo entre os médios premium. Muito próximos entre si, os Mercedes Classe C (119) e CLA (110) vieram em seguida, com o último tendo seu desempenho mais significativo desde maio de 2019 (111), fruto possivelmente do lançamento de uma versão mais barata. Audi A5 (45) e Audi A3 Sedan (32) foram os únicos com resultados inferiores aos de 2023.
Sedãs Médios Premium | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2024 | SET/24 | AGO/24 | SET/23 | % SET 24 | % AGO 24 | VARIAÇÃO SET/AGO | VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | BMW SÉRIE 3 | 3446 | 415 | 332 | 404 | 43,96% | 39,52% | 25,00% | 2,72% |
2º | BYD SEAL | 2821 | 179 | 228 | 68 | 18,96% | 27,14% | -21,49% | 163,24% |
3º | MERCEDES-BENZ CLASSE C | 1073 | 119 | 150 | 74 | 12,61% | 17,86% | -20,67% | 60,81% |
4º | MERCEDES-BENZ CLA | 536 | 110 | 50 | 5 | 11,65% | 5,95% | 120,00% | 2100,00% |
5º | AUDI A5 | 286 | 45 | 32 | 64 | 4,77% | 3,81% | 40,63% | -29,69% |
6º | AUDI A3 SEDAN | 299 | 32 | 26 | 69 | 3,39% | 3,10% | 23,08% | -53,62% |
7º | AUDI A4 | 128 | 23 | 14 | 5 | 2,44% | 1,67% | 64,29% | 360,00% |
8º | BMW I4 | 81 | 18 | 8 | 9 | 1,91% | 0,95% | 125,00% | 100,00% |
9º | BMW SÉRIE 2 GRAN COUPÉ | 20 | 3 | 0 | 3 | 0,32% | 0,00% | - | 0,00% |
|
| 8690 | 944 | 840 | 701 | 100,00% | 100,00% | 12,38% | 34,66% |
Já na faixa superior, nova liderança do Porsche Taycan (33), desta vez com o Lexus ES (16) na 2ª posição. Preferido em julho, o BMW Série 5 (10) dividiu a última posição do pódio com o Porsche Panamera (10) – vale destacar que os quatro primeiros tiveram desempenhos piores do que os de agosto. A lanterna coube ao Maserati Ghibli (1), sem importação oficial.
Sedãs Grandes Premium | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2024 | SET/24 | AGO/24 | SET/23 | % SET 24 | % AGO 24 | VARIAÇÃO SET/AGO | VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | PORSCHE TAYCAN | 152 | 33 | 46 | 15 | 42,86% | 42,20% | -28,26% | 120,00% |
2º | LEXUS ES | 105 | 16 | 20 | 5 | 20,78% | 18,35% | -20,00% | 220,00% |
3º | BMW SÉRIE 5 | 74 | 10 | 24 | 5 | 12,99% | 22,02% | -58,33% | 100,00% |
4º | PORSCHE PANAMERA | 239 | 10 | 15 | 57 | 12,99% | 13,76% | -33,33% | -82,46% |
5º | BYD HAN | 37 | 3 | 3 | 1 | 3,90% | 2,75% | 0,00% | 200,00% |
6º | BMW I7 | 22 | 2 | 1 | 1 | 2,60% | 0,92% | 100,00% | 100,00% |
7º | MERCEDES-BENZ EQS | 8 | 2 | 0 | 1 | 2,60% | 0,00% | - | 100,00% |
8º | MASERATI GHIBLI | 2 | 1 | 0 | 0 | 1,30% | 0,00% | - | - |
639 | 77 | 109 | 85 | 100,00% | 100,00% | -29,36% | -9,41% |