Nós avisamos que o Golf GTI ia voltar. A informação, em primeira mão, havia sido antecipada no podcast do Motor1.com Brasil com Ciro Possobom, o CEO e presidente da Volkswagen do Brasil. No ano passado fomos dirigir o Golf GTI e o Golf R na Alemanha. Recentemente, nas últimas semanas, a geração MK 8,5 do Golf GTI desembarcou no Brasil para fazer presença nas celebrações de 50 anos do modelo e também visitar o Rock in Rio. Todos os sinais estavam aí.
Agora, de forma definitiva, Possobom utilizou a rede LinkedIn para confirmar o retorno do Golf GTI ao mercado nacional após anos - e uma geração - de ausência. O modelo se despediu daqui em 2019 na sua sétima geração, pouco antes de receber a oitava geração em mercados internacionais. De lá pra cá, já recebeu um facelift como no carro das imagens. De acordo com o executivo, o Golf GTI voltará a ser vendido no Brasil em 2025, mas ainda sem data específica e não há informações sobre a possível chegada de outras versões, nem de preços.
Recém-lançado na Europa, o GTI na cor Mondsteingrau (cinza pedra da lua) que está atrás de Ciro Possobom no vídeo desembarcou há três semanas no aeroporto de Viracopos, em Campinas. Seu motor 2.0 turbo é nosso velho conhecido: o mesmo EA888 usado no GTI Mk7 nacional. Agora, contudo, são 265 cv de potência e 37,7 kgfm de torque máximo (contra 230cv e 35,7 kgfm do carro que era fabricado aqui).
Vai sempre atrelado ao conhecido câmbio DSG de dupla embreagem e 7 velocidades e aí temos uma triste notícia para os puristas: a transmissão manual de 6 marchas deixou de ser oferecida no GTI alemão. O carro acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e sua máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h (no último Golf GTI nacional, eram 7s e 238 km/h, respectivamente).
Volkswagen Golf GTI Mk8,5 2025
As dimensões externas do novo Golf são bem semelhantes às do Mk7, a começar pelo entre-eixos de 2,63 m. Contudo, suas linhas mais alisadas, com o capô em cunha, fazem o carro parecer maior. O porta-malas é que cresceu um pouco: de 338 para 374 litros.
Na linha 2025, o GTI ganhou faróis inteligentes ID.Light, com capacidade luminosa muito superior aos Leds e lâmpadas comuns. E, pela primeira vez, um Volkswagen europeu pode vir com o logotipo VW iluminado.
Volkswagen Golf GTI Mk8,5 2025
O interior foi atualizado com uma nova central multimídia. Tanto o hardware quanto o software foram alterados em resposta às muitas reclamações dos donos de Mk8 na Europa. O sistema de quarta geração é chamado de MIB4 e traz uma tela sensível ao toque de 12,9 polegadas. As teclas convencionais agora são retro-iluminadas e ficaram mais fáceis de operar. Também foi introduzido o assistente de voz baseado em linguagem natural, integrado ao ChatGPT.
Na Alemanha, um Golf GTI Mk8,5 custa a partir de 44.505 euros, o que dá R$ 275.500 na conversão direta pelo câmbio atual. O carro trazido para o Rock in Rio traz ainda as rodas Estoril pretas, de 19” com pneus 235/35 R 19 - esse conjunto é um opcional de 1.735 euros (R$ 10.740).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Golf GTI Mk8,5 é a grande estrela da Volkswagen no Rock in Rio
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
VW diz que o futuro GTI elétrico será 'mais divertido'
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Volkswagen Golf GTI Clubsport 2025 promete ser o Golf mais potente já feito
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Nova versão do Volkswagen Golf GTI será revelada em 31 de maio