page ad skin

Renault Kardian ganha opção de câmbio manual de 6 marchas

Antes disponível apenas com câmbio de dupla embreagem, nova versão de entrada mantém os equipamentos da Evolution

Renault Kardian MT
Foto de: Renault

Para ampliar mais a oferta de versões, a Renault passa a oferecer também o Kardian com câmbio manual de 6 marchas. Agora, o modelo tem quatro versões à venda, todas com o motor turbo TCe de até 125 cv e 22,4 kgfm de torque com etanol.

Na nova versão de acesso, a Evolution MT com preço sugerido de R$ 106.990, o modelo conta com câmbio manual e terá os mesmos equipamentos da Evolution com câmbio automático. Sua caixa é a JX22, produzida em Portugal, pela Horse, representante da nova geração dos câmbios manuais de seis marchas da marca, com foco em eficiência mecânica e consumo de combustível.

Renault Kardian MT
Foto de: Renault

Renault Kardian MT

Segundo a Renault, essa transmissão manual de 6 velocidades foi especialmente projetada para o perfil do cliente brasileiro, com relações curtas na primeira, segunda e terceira, privilegiando as arrancadas rápidas e a agilidade do veículo. Já as relações de quinta e sexta marchas foram desenvolvidas para um melhor consumo. Essa caixa de transmissão adota ainda um volante bi-massa, que filtra as vibrações do motor. A versão foi um pedido principalmente dos concessionários à marca francesa, que citam ainda haver demanda fora dos grandes centros, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, para modelos manuais.

Na versão Evolution, tanto manual quanto automática, o SUV traz de série barras no teto na cor preta, calotas com aro de 16", 6 airbags, assistente de partida em rampa, controle e limitador de velocidade, sensores de estacionamento e câmera de ré, painel digital de 7 polegadas, central multimídia com tela de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, retrovisores elétricos e ar-condicionado digital. Baseado na plataforma modular RGMP, o modelo mede 4,11 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,54 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. 

Na mira de Pulse e Basalt

Fiat Pulse Drive 1.3 MT 2022

Fiat Pulse Drive 1.3 MT 

Citroën Basalt Feel 1.0 2025
Foto de: Citroen UK

Citroën Basalt Feel 1.0 

O valor sugerido pela marca francesa para a nova versão de entrada do seu SUV compacto não foi à toa. Custando R$ 106.990, o modelo sai por cerca de R$ 10.000 a mais que a versão de entrada do recém-lançado Citroën Basalt, tabelado em R$ 96.990 na versão Feel 1.0 MT, e ainda é R$ 1.000 mais barato que o Fiat Pulse Drive MT, a terceira opção mais barata do segmento, que não sai por menos de R$ 107.990. 

Em comparação com concorrentes do grupo Stellantis, o SUV da Renault sai na frente por trazer a motorização 1.0 TCe, turboalimentada, enquanto Basalt e Pulse usam os motores 1.0 e 1.3 aspirados da família Firefly. Na lista de itens de série, novamente um destaque para o Kardian, que é o único a trazer de série ar-condicionado digital e 6 airbags, enquanto nos concorrentes há somente 4.

Como anda?

Renault Kardian MT
Foto de: Renault

Renault Kardian MT

Mesmo nessa nova versão de entrada, foi possível observar o bom trabalho feito pela engenharia Renault comparado a modelos do seu passado recente, como Logan e Sandero. Aqui, a nova caixa feita pela Horse se mostra muito mais precisa. Ainda não está no nível dos câmbios manuais de marcas como a Volkswagen, referência nesse quesito, mas definitivamente houve uma evolução significativa.

Na parte interna do modelo, destaque para os bancos em tecido, com aba lateral bem destacada. A posição de dirigir do modelo não é exatamente alta, como o de outros modelos da categoria, ficando em um bom meio termo para quem gosta de carros hatchbacks e pensa em mudar para um modelo com visual mais aventureiro.

Renault Kardian MT
Foto de: Renault

Renault Kardian MT

Sua multimidia, de 8", poderia ser um pouco maior. Ela está próxima em tamanho da utilizada no Fiat Pulse Drive, com 8,4", mas perde para a do Basalt, que já vem com multimidia de 10" de série.

Outros pênaltis vão para a insistência da marca no comando satélite atrás do volante, tal qual nos antigos Clio e Megane dos anos 90, que não são muito intuitivas no dia a dia, a ausência de alças de teto, e a localização do ajuste de farol que, assim como o Duster, fica abaixo da coluna de direção. Seu conta-giros também é difícil de ler. É uma barra gráfica pequena sem indicação numérica. Algo legal no jogo Gran Turismo, mas pouco prática num carro manual no trânsito cotidiano.

Renault Kardian MT
Foto de: Renault

Renault Kardian MT

Na cidade, o modelo desenvolve bem, a 1ª e 2ª marchas são bem curtas, mas é na 3ª onde o 1.0 TCe brilha, o motor desenvolvido pela Renault se dá bem em rotações mais altas, mas ainda leva tempo para desenvolver em baixas rotações, principalmente no modo Eco. O Kardian se mostra um tanto ruidoso acima dos 80 km/h, com a vibração do motor e ruído de vento se tornando bem perceptíveis dentro da cabine. Não foge do padrão da concorrência nessa faixa de preço, principalmente os com três cilindros.

É na estrada que o Kardian MT mostra seu diferencial em relação aos principais concorrentes, desenvolvendo bem acima das 3000 rpm. Com relação 5+E, a 6ª marcha tem pouca força em retomadas, novamente aqui a 3ª e a 4ª marchas exploram melhor o vigor dos 125 cv e 22 kgfm de torque do TCe.

Em curvas, o carro permite até mesmo alguma emoção sem grandes perigos, não escapando tanto como alguns SUVs compactos e se aproximando mais de um hatchback tradicional. O modelo testado contava com pneus EcoContact 6 da Continental na medida 205/60R16, acompanhadas de rodas de aço com calotas, que em velocidades mais elevadas acima dos 100 km/h se mostraram um tanto barulhentos. Sua direção, com assistência elétrica, também poderia ser um pouco menos anestesiada.

Galeria: Renault Kardian Evolution MT (BR)

Fato é que a nova versão de acesso do Kardian tem potencial e diferenciais bem relevantes nessa faixa de preço, geralmente composta por hatchs compactos em versões intermediárias, podendo ser o primeiro degrau para quem busca um SUV mas ainda não quer (ou não pode) ter um câmbio automático. Também é opção para quem busca um modelo turbo mais acessível, já que é o modelo mais barato a oferecê-lo.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE

STEFAN SIELAFF: VP MUNDIAL DE DESIGN DA ZEEKR REVELA COMO É DESENHAR OS CARROS DO FUTURO
Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários