Superadas pelo varejo em setembro, as vendas diretas representaram 48% dos 222.686 automóveis e comerciais leves emplacados no mês passado. Segundo os números oficiais da Fenabrave, a Fiat, com 28,64% de participação, chegou ao 14º mês consecutivo no topo entre as montadoras. Volkswagen (19,47%) e Chevrolet (12,57%) completaram o pódio, com Renault (10,72%) e Toyota (7,33%) na sequência.
Vice-líder no ranking geral, o VW Polo (8.595) comandou o ranking de automóveis com quase 70% de suas unidades dependentes da modalidade. A marca alemã ainda garantiu a presença do T-Cross (5.313) – líder entre os SUVs – no pódio, logo atrás do Fiat Argo (6.008). Mostrando a força dos modelos de entrada fora do varejo, Fiat Mobi (5.234) e Renault Kwid (4.743) completaram o top 5.
Fiat Cronos (4.623) e Chevrolet Onix Plus (3.153) foram os representantes dos sedãs no pelotão de cima. Com quase 2 mil unidades, os Renault Kardian (1.994) e Logan (1.961) – este, com mais de 99% de seus registros na modalidade – garantiram três representantes da marca no top 20. Apenas os Honda City (144) e City Hatch (131) tiveram menos de 10% de seus registros fora do varejo.
Veículos de passeio
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | SET.24 (A) |
1º | VW POLO | 8.595 | 69,57% | 12.355 |
2º | FIAT ARGO | 6.008 | 71,35% | 8.421 |
3º | VW T-CROSS | 5.313 | 62,19% | 8.543 |
4º | FIAT MOBI | 5.234 | 89,32% | 5.860 |
5º | RENAULT KWID | 4.743 | 93,09% | 5.095 |
6º | FIAT CRONOS | 4.623 | 78,92% | 5.858 |
7º | CHEVROLET ONIX | 4.489 | 52,14% | 8.610 |
8º | HYUNDAI HB20 | 3.462 | 49,70% | 6.966 |
9º | CHEVROLET ONIX PLUS | 3.153 | 65,89% | 4.785 |
10º | NISSAN KICKS | 3.138 | 54,18% | 5.792 |
11º | JEEP RENEGADE | 2.278 | 42,93% | 5.306 |
12º | TOYOTA YARIS SEDAN | 2.028 | 78,09% | 2.597 |
13º | RENAULT KARDIAN | 1.994 | 60,37% | 3.303 |
14º | RENAULT LOGAN | 1.961 | 99,14% | 1.978 |
15º | CHEVROLET TRACKER | 1.775 | 28,73% | 6.179 |
16º | VW NIVUS | 1.588 | 36,08% | 4.401 |
17º | CHEVROLET SPIN | 1.566 | 68,27% | 2.294 |
18º | HYUNDAI HB20S | 1.516 | 65,83% | 2.303 |
19º | FIAT PULSE | 1.473 | 44,30% | 3.325 |
20º | JEEP COMPASS | 1.368 | 35,99% | 3.801 |
21º | VW VIRTUS | 1.350 | 54,48% | 2.478 |
22º | TOYOTA COROLLA | 1.135 | 31,83% | 3.566 |
23º | CITROËN C3 | 1.081 | 57,78% | 1.871 |
24º | TOYOTA YARIS HATCH | 1.050 | 39,61% | 2.651 |
25º | PEUGEOT 2008 | 1.040 | 96,92% | 1.073 |
26º | TOYOTA COROLLA CROSS | 1.002 | 23,83% | 4.205 |
27º | FIAT FASTBACK | 852 | 22,37% | 3.808 |
28º | RENAULT DUSTER | 849 | 60,34% | 1.407 |
29º | HONDA HR-V | 653 | 14,26% | 4.578 |
30º | JEEP COMMANDER | 597 | 39,35% | 1.517 |
31º | HYUNDAI CRETA | 544 | 10,54% | 5.163 |
32º | VW TAOS | 525 | 39,38% | 1.333 |
33º | HONDA ZR-V | 487 | 63,25% | 770 |
34º | RENAULT SANDERO | 400 | 85,47% | 468 |
35º | NISSAN VERSA | 387 | 53,60% | 722 |
36º | PEUGEOT 208 | 320 | 26,87% | 1.191 |
37º | NISSAN SENTRA | 310 | 60,08% | 516 |
38º | MITSUBISHI PAJERO | 305 | 87,64% | 348 |
39º | VOLVO EX30 | 254 | 100,00% | 254 |
40º | VOLVO XC60 | 219 | 99,55% | 220 |
41º | GWM HAVAL H6 | 207 | 10,60% | 1.952 |
42º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 126 | 77,30% | 163 |
43º | FORD TERRITORY | 151 | 34,71% | 435 |
44º | HONDA CITY | 144 | 9,29% | 1.550 |
45º | HONDA CITY HATCH | 131 | 8,79% | 1.491 |
46º | CHEVROLET EQUINOX | 116 | 35,69% | 325 |
47º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 112 | 15,84% | 707 |
48º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 97 | 19,36% | 501 |
49º | CITROËN C3 AIRCROSS | 71 | 12,50% | 568 |
50º | CITROËN BASALT | 64 | 100,00% | 64 |
Fiat Strada Tributo 125
Campeã geral da modalidade, a Fiat Strada (9.389) emplacou mais do que o dobro da VW Saveiro (4.286) entre os comerciais leves. Com menos da metade de seus emplacamentos no varejo, a Toyota Hilux (3.227) completou o pódio com pouco mais de 400 unidades de vantagem sobre a Fiat Toro (2.764). A Ford Ranger (1.210), 9ª, teve a menor dependência da modalidade entre os mais vendidos (41,8%).
Comerciais leves
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | SET.24 (A) |
1º | FIAT STRADA | 9.389 | 65,93% | 14.240 |
2º | VW SAVEIRO | 4.286 | 92,05% | 4.656 |
3º | TOYOTA HILUX | 3.227 | 63,05% | 5.118 |
4º | FIAT TORO | 2.764 | 56,12% | 4.925 |
5º | FIAT FIORINO | 2.094 | 92,00% | 2.276 |
6º | CHEVROLET S10 | 2.077 | 78,05% | 2.661 |
7º | RAM RAMPAGE | 1.404 | 66,45% | 2.113 |
8º | CHEVROLET MONTANA | 1.231 | 48,81% | 2.522 |
9º | FORD RANGER | 1.210 | 41,83% | 2.893 |
10º | RENAULT OROCH | 1.051 | 84,96% | 1.237 |
11º | RENAULT MASTER | 1.007 | 79,29% | 1.270 |
12º | NISSAN FRONTIER | 973 | 92,31% | 1.054 |
13º | VW AMAROK | 871 | 87,19% | 999 |
14º | FIAT TITANO | 424 | 76,53% | 554 |
15º | RENAULT KANGOO | 402 | 99,75% | 403 |
16º | MITSUBISHI L200 | 365 | 45,34% | 805 |
17º | FIAT SCUDO | 235 | 92,89% | 253 |
18º | FORD TRANSIT | 217 | 72,82% | 298 |
19º | RAM 2500 | 141 | 82,94% | 170 |
20º | RAM 3500 | 114 | 80,28% | 142 |
21º | FIAT DUCATO | 95 | 79,17% | 120 |
22º | PEUGEOT EXPERT | 79 | 64,23% | 123 |
23º | FORD MAVERICK | 63 | 16,49% | 382 |
24º | VW / MAN EXPRESS | 58 | 36,94% | 157 |
25º | PEUGEOT PARTNER | 29 | 55,77% | 52 |
26º | CITROËN JUMPY | 24 | 43,64% | 55 |
27º | CITROËN JUMPER | 22 | 59,46% | 37 |
28º | PEUGEOT BOXER | 19 | 86,36% | 22 |
29º | RAM 1500 | 7 | 9,72% | 72 |
30º | HYUNDAI HR | 6 | 2,73% | 220 |
31º | CHEVROLET SILVERADO | 5 | 6,76% | 74 |
32º | FORD F150 | 2 | 15,38% | 13 |
33º | KIA K2500 | 2 | 0,78% | 258 |
34º | RAM CLASSIC | 2 | 25,00% | 8 |
35º | RENAULT KWID | 2 | 66,67% | 3 |
36º | FORD ETRANSIT | 1 | 100,00% | 1 |
37º | GMC SIERRA | 1 | 100,00% | 1 |
38º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 1 | 100,00% | 1 |