Superadas pelo varejo em setembro, as vendas diretas representaram 48% dos 222.686 automóveis e comerciais leves emplacados no mês passado. Segundo os números oficiais da Fenabrave, a Fiat, com 28,64% de participação, chegou ao 14º mês consecutivo no topo entre as montadoras. Volkswagen (19,47%) e Chevrolet (12,57%) completaram o pódio, com Renault (10,72%) e Toyota (7,33%) na sequência.
Vice-líder no ranking geral, o VW Polo (8.595) comandou o ranking de automóveis com quase 70% de suas unidades dependentes da modalidade. A marca alemã ainda garantiu a presença do T-Cross (5.313) – líder entre os SUVs – no pódio, logo atrás do Fiat Argo (6.008). Mostrando a força dos modelos de entrada fora do varejo, Fiat Mobi (5.234) e Renault Kwid (4.743) completaram o top 5.
Fiat Cronos (4.623) e Chevrolet Onix Plus (3.153) foram os representantes dos sedãs no pelotão de cima. Com quase 2 mil unidades, os Renault Kardian (1.994) e Logan (1.961) – este, com mais de 99% de seus registros na modalidade – garantiram três representantes da marca no top 20. Apenas os Honda City (144) e City Hatch (131) tiveram menos de 10% de seus registros fora do varejo.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
SET.24 (A) |
1º |
VW POLO |
8.595 |
69,57% |
12.355 |
2º |
FIAT ARGO |
6.008 |
71,35% |
8.421 |
3º |
VW T-CROSS |
5.313 |
62,19% |
8.543 |
4º |
FIAT MOBI |
5.234 |
89,32% |
5.860 |
5º |
RENAULT KWID |
4.743 |
93,09% |
5.095 |
6º |
FIAT CRONOS |
4.623 |
78,92% |
5.858 |
7º |
CHEVROLET ONIX |
4.489 |
52,14% |
8.610 |
8º |
HYUNDAI HB20 |
3.462 |
49,70% |
6.966 |
9º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.153 |
65,89% |
4.785 |
10º |
NISSAN KICKS |
3.138 |
54,18% |
5.792 |
11º |
JEEP RENEGADE |
2.278 |
42,93% |
5.306 |
12º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
2.028 |
78,09% |
2.597 |
13º |
RENAULT KARDIAN |
1.994 |
60,37% |
3.303 |
14º |
RENAULT LOGAN |
1.961 |
99,14% |
1.978 |
15º |
CHEVROLET TRACKER |
1.775 |
28,73% |
6.179 |
16º |
VW NIVUS |
1.588 |
36,08% |
4.401 |
17º |
CHEVROLET SPIN |
1.566 |
68,27% |
2.294 |
18º |
HYUNDAI HB20S |
1.516 |
65,83% |
2.303 |
19º |
FIAT PULSE |
1.473 |
44,30% |
3.325 |
20º |
JEEP COMPASS |
1.368 |
35,99% |
3.801 |
21º |
VW VIRTUS |
1.350 |
54,48% |
2.478 |
22º |
TOYOTA COROLLA |
1.135 |
31,83% |
3.566 |
23º |
CITROËN C3 |
1.081 |
57,78% |
1.871 |
24º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.050 |
39,61% |
2.651 |
25º |
PEUGEOT 2008 |
1.040 |
96,92% |
1.073 |
26º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
1.002 |
23,83% |
4.205 |
27º |
FIAT FASTBACK |
852 |
22,37% |
3.808 |
28º |
RENAULT DUSTER |
849 |
60,34% |
1.407 |
29º |
HONDA HR-V |
653 |
14,26% |
4.578 |
30º |
JEEP COMMANDER |
597 |
39,35% |
1.517 |
31º |
HYUNDAI CRETA |
544 |
10,54% |
5.163 |
32º |
VW TAOS |
525 |
39,38% |
1.333 |
33º |
HONDA ZR-V |
487 |
63,25% |
770 |
34º |
RENAULT SANDERO |
400 |
85,47% |
468 |
35º |
NISSAN VERSA |
387 |
53,60% |
722 |
36º |
PEUGEOT 208 |
320 |
26,87% |
1.191 |
37º |
NISSAN SENTRA |
310 |
60,08% |
516 |
38º |
MITSUBISHI PAJERO |
305 |
87,64% |
348 |
39º |
VOLVO EX30 |
254 |
100,00% |
254 |
40º |
VOLVO XC60 |
219 |
99,55% |
220 |
41º |
GWM HAVAL H6 |
207 |
10,60% |
1.952 |
42º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
126 |
77,30% |
163 |
43º |
FORD TERRITORY |
151 |
34,71% |
435 |
44º |
HONDA CITY |
144 |
9,29% |
1.550 |
45º |
HONDA CITY HATCH |
131 |
8,79% |
1.491 |
46º |
CHEVROLET EQUINOX |
116 |
35,69% |
325 |
47º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
112 |
15,84% |
707 |
48º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
97 |
19,36% |
501 |
49º |
CITROËN C3 AIRCROSS |
71 |
12,50% |
568 |
50º |
CITROËN BASALT |
64 |
100,00% |
64 |
Fiat Strada Tributo 125
Campeã geral da modalidade, a Fiat Strada (9.389) emplacou mais do que o dobro da VW Saveiro (4.286) entre os comerciais leves. Com menos da metade de seus emplacamentos no varejo, a Toyota Hilux (3.227) completou o pódio com pouco mais de 400 unidades de vantagem sobre a Fiat Toro (2.764). A Ford Ranger (1.210), 9ª, teve a menor dependência da modalidade entre os mais vendidos (41,8%).
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
SET.24 (A) |
1º |
FIAT STRADA |
9.389 |
65,93% |
14.240 |
2º |
VW SAVEIRO |
4.286 |
92,05% |
4.656 |
3º |
TOYOTA HILUX |
3.227 |
63,05% |
5.118 |
4º |
FIAT TORO |
2.764 |
56,12% |
4.925 |
5º |
FIAT FIORINO |
2.094 |
92,00% |
2.276 |
6º |
CHEVROLET S10 |
2.077 |
78,05% |
2.661 |
7º |
RAM RAMPAGE |
1.404 |
66,45% |
2.113 |
8º |
CHEVROLET MONTANA |
1.231 |
48,81% |
2.522 |
9º |
FORD RANGER |
1.210 |
41,83% |
2.893 |
10º |
RENAULT OROCH |
1.051 |
84,96% |
1.237 |
11º |
RENAULT MASTER |
1.007 |
79,29% |
1.270 |
12º |
NISSAN FRONTIER |
973 |
92,31% |
1.054 |
13º |
VW AMAROK |
871 |
87,19% |
999 |
14º |
FIAT TITANO |
424 |
76,53% |
554 |
15º |
RENAULT KANGOO |
402 |
99,75% |
403 |
16º |
MITSUBISHI L200 |
365 |
45,34% |
805 |
17º |
FIAT SCUDO |
235 |
92,89% |
253 |
18º |
FORD TRANSIT |
217 |
72,82% |
298 |
19º |
RAM 2500 |
141 |
82,94% |
170 |
20º |
RAM 3500 |
114 |
80,28% |
142 |
21º |
FIAT DUCATO |
95 |
79,17% |
120 |
22º |
PEUGEOT EXPERT |
79 |
64,23% |
123 |
23º |
FORD MAVERICK |
63 |
16,49% |
382 |
24º |
VW / MAN EXPRESS |
58 |
36,94% |
157 |
25º |
PEUGEOT PARTNER |
29 |
55,77% |
52 |
26º |
CITROËN JUMPY |
24 |
43,64% |
55 |
27º |
CITROËN JUMPER |
22 |
59,46% |
37 |
28º |
PEUGEOT BOXER |
19 |
86,36% |
22 |
29º |
RAM 1500 |
7 |
9,72% |
72 |
30º |
HYUNDAI HR |
6 |
2,73% |
220 |
31º |
CHEVROLET SILVERADO |
5 |
6,76% |
74 |
32º |
FORD F150 |
2 |
15,38% |
13 |
33º |
KIA K2500 |
2 |
0,78% |
258 |
34º |
RAM CLASSIC |
2 |
25,00% |
8 |
35º |
RENAULT KWID |
2 |
66,67% |
3 |
36º |
FORD ETRANSIT |
1 |
100,00% |
1 |
37º |
GMC SIERRA |
1 |
100,00% |
1 |
38º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
1 |
100,00% |
1 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
SUVs em outubro: Jeep Compass lidera e Tiggo 7 tem recorde de vendas
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Sedãs em outubro: BYD King supera Nissan Sentra; veja o ranking