Vendas de carros 0 km despencam na Europa em agosto
Dacia Sandero mantém liderança e Volvo EX30 se destaca
Após o crescimento nas vendas de veículos novos registrado nos últimos meses, o mercado europeu perdeu fôlego em agosto. Segundo a ACEA, entidade que representa os fabricantes no Velho Continente (incluindo, além dos 26 países da União Europeia, Reino Unido, Noruega, Islândia e Suíça), foram comercializadas no mês passado apenas 755.717 unidades, 16,5% a menos do que em 2023.
Todos os cinco maiores mercados do Velho Continente (Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Espanha) registraram retração. Os modelos 100% elétricos, que há um ano representaram 21% do total, desta vez contribuíram com 14,4%. Já os híbridos, com 31,3% de participação, praticamente empataram com os modelos a combustão (33,1%). O acumulado, de 8.661.401 unidades, permanece positivo em 1,7%.
Skoda Kushaq
Entre as montadoras, a líder Volkswagen (71.841) viu cair de quase 35 mil unidades para pouco mais de 21 mil nos últimos doze meses a sua vantagem em relação à Toyota (50.404). Única do top 10 com desempenho positivo, a Skoda garantiu lugar no pódio apenas pela 4ª vez em sua história – as demais, segundo o Best Selling Cars Blog, foram em abril/20, janeiro/23 e julho/24.
Quinta, a Mercedes-Benz (37.428) teve a menor queda entre as dez primeiras (-4,9%). Destaque positivo para a Volvo (16.113), que viu suas vendas avançarem quase 30% no período. Em situação oposta, a Fiat (12.604) perdeu quase metade dos compradores de 2023 e figurou num modesto 18º lugar.
Ranking por marcas
POS. |
MARCA |
AGO.24 |
% MERCADO 2024 |
AGO.23 |
% MERCADO 2023 |
% VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
VOLKSWAGEN |
71.841 |
9,5% |
88.494 |
9,8% |
-18,8% |
2º |
TOYOTA |
50.404 |
6,7% |
53.689 |
5,9% |
-6,1% |
3º |
SKODA |
44.424 |
5,9% |
44.346 |
4,9% |
0,2% |
4º |
BMW |
40.659 |
5,4% |
45.500 |
5,0% |
-10,6% |
5º |
MERCEDES-BENZ |
37.428 |
5,0% |
39.367 |
4,4% |
-4,9% |
6º |
AUDI |
34.241 |
4,5% |
43.279 |
4,8% |
-20,9% |
7º |
RENAULT |
32.227 |
4,3% |
38.195 |
4,2% |
-15,6% |
8º |
PEUGEOT |
32.052 |
4,2% |
38.300 |
4,2% |
-16,3% |
9º |
DACIA |
32.041 |
4,2% |
36.388 |
4,0% |
-11,9% |
10º |
KIA |
28.329 |
3,7% |
31.754 |
3,5% |
-10,8% |
11º |
HYUNDAI |
28.121 |
3,7% |
34.233 |
3,8% |
-17,9% |
12º |
OPEL/VAUXHALL |
22.344 |
3,0% |
27.644 |
3,1% |
-19,2% |
13º |
FORD |
20.532 |
2,7% |
25.925 |
2,9% |
-20,8% |
14º |
VOLVO |
16.113 |
2,1% |
12.533 |
1,4% |
28,6% |
15º |
TESLA |
15.534 |
2,1% |
27.341 |
3,0% |
-43,2% |
16º |
CITROËN |
13.793 |
1,8% |
24.287 |
2,7% |
-43,2% |
17º |
SEAT |
13.590 |
1,8% |
14.208 |
1,6% |
-4,3% |
18º |
FIAT |
12.604 |
1,7% |
24.862 |
2,7% |
-49,3% |
19º |
CUPRA |
10.730 |
1,4% |
14.854 |
1,6% |
-27,8% |
20º |
SUZUKI |
10.436 |
1,4% |
11.594 |
1,3% |
-10,0% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
755.717 |
... |
904.694 |
... |
-16,5% |
|
ACUMULADO |
8.661.401 |
... |
8.516.682 |
... |
1,7% |
Observações:
- Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Espanha e Suécia) + Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido.
Volkswagen T-Roc
Abrindo vantagem na liderança do acumulado de 2024, o Dacia Sandero (15.653) manteve-se à frente. 24º colocado em julho, o Tesla Model Y (13.410) subiu para o 2º lugar, embora com vendas quase 38% inferiores às do ano passado, quando foi o líder. Muito próximo do elétrico, o Toyota Yaris Cross (13.201) completou o pódio em alta de praticamente 25% - no ano, já é o 5º.
Atrás do VW T-Roc (12.853), líder no mercado alemão, o Renault Clio (12.180) voltou ao top 5. Em seu 1º top 10 no ano de acordo com o BSCB, o VW Polo (10.508) cresceu quase 26%. Agosto marcou a 1ª presença do BMW X1 (7.690) no top 20 e do Volvo EX30 (6.698) entre os vinte e cinco primeiros.
Ranking por modelos
POS. |
MODELO |
AGO.24 |
% MERCADO 2024 |
AGO.23 |
% MERCADO 2023 |
% VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
DACIA SANDERO |
15.653 |
2,1% |
14.428 |
1,6% |
8,5% |
2º |
TESLA MODEL Y |
13.410 |
1,8% |
21.549 |
2,4% |
-37,8% |
3º |
TOYOTA YARIS CROSS |
13.201 |
1,7% |
10.589 |
1,2% |
24,7% |
4º |
VW T-ROC |
12.853 |
1,7% |
15.198 |
1,7% |
-15,4% |
5º |
RENAULT CLIO |
12.180 |
1,6% |
12.865 |
1,4% |
-5,3% |
6º |
DACIA DUSTER |
11.655 |
1,5% |
10.623 |
1,2% |
9,7% |
7º |
VW TIGUAN / ALLSPACE |
11.523 |
1,5% |
11.790 |
1,3% |
-2,3% |
8º |
PEUGEOT 208 |
10.778 |
1,4% |
15.840 |
1,8% |
-32,0% |
9º |
VW POLO |
10.508 |
1,4% |
8.345 |
0,9% |
25,9% |
10º |
TOYOTA YARIS |
10.294 |
1,4% |
10.707 |
1,2% |
-3,9% |
11º |
KIA SPORTAGE |
10.153 |
1,3% |
9.203 |
1,0% |
10,3% |
12º |
SKODA OCTAVIA |
9.945 |
1,3% |
11.786 |
1,3% |
-15,6% |
13º |
VW GOLF |
9.622 |
1,3% |
13.760 |
1,5% |
-30,1% |
14º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
9.369 |
1,2% |
13.342 |
1,5% |
-29,8% |
15º |
PEUGEOT 2008 |
9.079 |
1,2% |
10.539 |
1,2% |
-13,9% |
16º |
FORD PUMA |
8.938 |
1,2% |
11.136 |
1,2% |
-19,7% |
17º |
HYUNDAI TUCSON |
8.875 |
1,2% |
8.866 |
1,0% |
0,1% |
18º |
TOYOTA COROLLA |
7.867 |
1,0% |
10.804 |
1,2% |
-27,2% |
19º |
RENAULT CAPTUR |
7.712 |
1,0% |
7.810 |
0,9% |
-1,3% |
20º |
BMW X1 |
7.690 |
1,0% |
6.908 |
0,8% |
11,3% |
21º |
SKODA FABIA |
7.180 |
1,0% |
5.951 |
0,7% |
20,7% |
22º |
TOYOTA C-HR |
7.077 |
0,9% |
5.770 |
0,6% |
22,7% |
23º |
SKODA KAROK |
6.907 |
0,9% |
5.550 |
0,6% |
24,5% |
24º |
VOLVO EX30 |
6.698 |
0,9% |
0 |
0,0% |
- |
25º |
OPEL/VAUXHALL ASTRA |
6.357 |
0,8% |
4.533 |
0,5% |
40,2% |
26º |
VW T-CROSS |
6.334 |
0,8% |
6.433 |
0,7% |
-1,5% |
27º |
SKODA KAMIQ |
6.203 |
0,8% |
6.012 |
0,7% |
3,2% |
28º |
SKODA KODIAQ |
6.199 |
0,8% |
5.577 |
0,6% |
11,2% |
29º |
FORD KUGA |
6.132 |
0,8% |
8.867 |
1,0% |
-30,8% |
30º |
HYUNDAI KONA |
6.051 |
0,8% |
8.163 |
0,9% |
-25,9% |
31º |
AUDI A3 |
5.753 |
0,8% |
7.727 |
0,9% |
-25,5% |
32º |
PEUGEOT 3008 |
5.710 |
0,8% |
4.691 |
0,5% |
21,7% |
33º |
SEAT IBIZA |
5.707 |
0,8% |
3.268 |
0,4% |
74,6% |
34º |
TESLA MODEL 3 |
5.557 |
0,7% |
11.943 |
1,3% |
-53,5% |
35º |
VW TAIGO |
5.471 |
0,7% |
4.698 |
0,5% |
16,5% |
36º |
TOYOTA AYGO |
5.469 |
0,7% |
6.570 |
0,7% |
-16,8% |
37º |
SKODA ENYAQ |
5.445 |
0,7% |
6.599 |
0,7% |
-17,5% |
38º |
BMW SÉRIE 3 |
5.344 |
0,7% |
6.350 |
0,7% |
-15,8% |
39º |
NISSAN QASHQAI |
5.344 |
0,7% |
7.411 |
0,8% |
-27,9% |
40º |
DACIA JOGGER |
5.166 |
0,7% |
5.716 |
0,6% |
-9,6% |
41º |
PEUGEOT 308 |
5.143 |
0,7% |
5.371 |
0,6% |
-4,2% |
42º |
FORD FOCUS |
5.128 |
0,7% |
5.723 |
0,6% |
-10,4% |
43º |
CUPRA FORMENTOR |
5.078 |
0,7% |
7.159 |
0,8% |
-29,1% |
44º |
SEAT ARONA |
4.988 |
0,7% |
4.439 |
0,5% |
12,4% |
45º |
HYUNDAI I10 |
4.958 |
0,7% |
4.078 |
0,5% |
21,6% |
46º |
MINI |
4.918 |
0,7% |
8.338 |
0,9% |
-41,0% |
47º |
VW PASSAT |
4.800 |
0,6% |
5.662 |
0,6% |
-15,2% |
48º |
KIA NIRO |
4.784 |
0,6% |
6.176 |
0,7% |
-22,5% |
49º |
JEEP AVENGER |
4.770 |
0,6% |
3.669 |
0,4% |
30,0% |
50º |
OPEL/VAUXHALL MOKKA |
4.735 |
0,6% |
8.700 |
1,0% |
-45,6% |
VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?