O maior mercado do continente europeu fechou o mês de agosto em baixa. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores na Alemanha, foram comercializados 197.322 veículos novos no mês passado, quase 28% a menos em relação ao mesmo período de 2023. Segundo o Best Selling Cars Blog, o resultado foi 37% inferior ao do período pré-pandemia (2019).
Boa parte da forte queda tem relação direta com o fim de subsídios para modelos elétricos, cujas vendas despencaram quase 70% no mês passado. No ranking de montadoras, apenas a Skoda (14.451) não registrou desempenho negativo no top 10. Líder, a Volkswagen (35.359) viu cair a sua vantagem em relação à Mercedes-Benz (19.437). Destaque positivo para os quase 19% de crescimento da Volvo (3.934).
Foto - Teste de estrada do Opel Mokka-e
As marcas mais vendidas da Alemanha em agosto
POS. | MARCA | AGO.2024 | % MERCADO 2024 | AGO.2023 | % MERCADO 2023 | % VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | VW | 35.359 | 17,9% | 46.073 | 16,9% | -23,3% |
2º | MERCEDES-BENZ | 19.437 | 9,9% | 23.004 | 8,4% | -15,5% |
3º | BMW | 16.140 | 8,2% | 20.972 | 7,7% | -23,0% |
4º | SKODA | 14.451 | 7,3% | 14.447 | 5,3% | 0,0% |
5º | AUDI | 13.550 | 6,9% | 21.372 | 7,8% | -36,6% |
6º | OPEL | 12.142 | 6,2% | 14.654 | 5,4% | -17,1% |
7º | SEAT | 10.597 | 5,4% | 14.374 | 5,3% | -26,3% |
8º | FORD | 8.418 | 4,3% | 11.685 | 4,3% | -28,0% |
9º | HYUNDAI | 7.954 | 4,0% | 11.610 | 4,2% | -31,5% |
10º | TOYOTA | 6.800 | 3,4% | 7.756 | 2,8% | -12,3% |
11º | KIA | 5.450 | 2,8% | 8.864 | 3,2% | -38,5% |
12º | PEUGEOT | 4.875 | 2,5% | 4.171 | 1,5% | 16,9% |
13º | DACIA | 4.502 | 2,3% | 7.270 | 2,7% | -38,1% |
14º | FIAT | 4.057 | 2,1% | 8.505 | 3,1% | -52,3% |
15º | VOLVO | 3.934 | 2,0% | 3.312 | 1,2% | 18,8% |
16º | RENAULT | 3.672 | 1,9% | 6.702 | 2,5% | -45,2% |
17º | CITROËN | 2.981 | 1,5% | 3.790 | 1,4% | -21,3% |
18º | MAZDA | 2.684 | 1,4% | 3.867 | 1,4% | -30,6% |
19º | MINI | 2.619 | 1,3% | 4.726 | 1,7% | -44,6% |
20º | TESLA | 2.370 | 1,2% | 6.903 | 2,5% | -65,7% |
... | ... | ... | ... |
| ... | |
| TOTAL | 197.322 | 100,0% | 273.417 | 100,0% | -27,8% |
| ACUMULADO | 1.907.226 | 100,0% | 1.913.564 | 100,0% | -0,3% |
Volkswagen T-Roc
Líder pelo 3º mês seguido, o VW T-Roc (5.707) assegurou uma dobradinha para a marca com a 2ª posição do Tiguan (4.518). O grande destaque de agosto, entretanto, veio da Opel: com 4.315 unidades, o Astra garantiu lugar no pódio com um avanço de mais de 100% frente ao ano passado. A última vez em que o modelo havia ficado à frente do rival VW Golf (4.258) – que perdeu 35% dos compradores de 2023 - foi há mais de 32 anos.
Opel Astra 2024
Em 1992, segundo o Best Selling Cars Blog, o Astra comandou as vendas no país nos três primeiros meses do ano. Sexto colocado, o VW Polo (3.599) avançou mais de 40%. Contando apenas com a versão station, o VW Passat (3.209) novamente ficou entre os dez mais vendidos. 27º, o Tesla Model Y (1.957) perdeu quase 60% de seus compradores de 2023.
Os carros mais vendidos da Alemanha em agosto
POS. | MODELO | AGO.2024 | % MERCADO 2024 | AGO.2023 | % MERCADO 2023 | % VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | VW T-ROC | 5.707 | 2,9% | 6.439 | 2,4% | -11,4% |
2º | VW TIGUAN | 4.518 | 2,3% | 4.578 | 1,7% | -1,3% |
3º | OPEL ASTRA | 4.315 | 2,2% | 2.133 | 0,8% | 102,3% |
4º | VW GOLF | 4.258 | 2,2% | 6.611 | 2,4% | -35,6% |
5º | SKODA OCTAVIA | 3.834 | 1,9% | 3.202 | 1,2% | 19,7% |
6º | VW POLO | 3.599 | 1,8% | 2.549 | 0,9% | 41,2% |
7º | OPEL CORSA | 3.589 | 1,8% | 5.531 | 2,0% | -35,1% |
8º | VW PASSAT | 3.209 | 1,6% | 3.759 | 1,4% | -14,6% |
9º | MERCEDES GLC | 2.724 | 1,4% | 2.866 | 1,0% | -5,0% |
10º | BMW X1 | 2.661 | 1,3% | 4.627 | 1,7% | -42,5% |
11º | MINI | 2.619 | 1,3% | 4.726 | 1,7% | -44,6% |
12º | VW TAIGO | 2.604 | 1,3% | 1.512 | 0,6% | 72,2% |
13º | VW T-CROSS | 2.564 | 1,3% | 2.072 | 0,8% | 23,7% |
14º | TOYOTA YARIS | 2.486 | 1,3% | 2.419 | 0,9% | 2,8% |
15º | AUDI A6 | 2.434 | 1,2% | 2.292 | 0,8% | 6,2% |
16º | MERCEDES CLASSE C | 2.398 | 1,2% | 3.225 | 1,2% | -25,6% |
17º | BMW SÉRIE 3 | 2.383 | 1,2% | 3.246 | 1,2% | -26,6% |
18º | FORD TRANSIT | 2.300 | 1,2% | 2.165 | 0,8% | 6,2% |
19º | MERCEDES CLASSE E | 2.236 | 1,1% | 2.097 | 0,8% | 6,6% |
20º | BMW SÉRIE 5 | 2.187 | 1,1% | 1.669 | 0,6% | 31,0% |
21º | SKODA KAROQ | 2.182 | 1,1% | 1.308 | 0,5% | 66,8% |
22º | FIAT DUCATO | 2.139 | 1,1% | 1.595 | 0,6% | 34,1% |
23º | OPEL MOKKA | 2.094 | 1,1% | 4.218 | 1,5% | -50,4% |
24º | DACIA SANDERO | 2.058 | 1,0% | 1.528 | 0,6% | 34,7% |
25º | BMW X3 | 1.984 | 1,0% | 2.542 | 0,9% | -22,0% |
26º | FORD FOCUS | 1.958 | 1,0% | 2.191 | 0,8% | -10,6% |
27º | TESLA MODEL Y | 1.957 | 1,0% | 4.795 | 1,8% | -59,2% |
28º | VW TRANSPORTER | 1.956 | 1,0% | 1.949 | 0,7% | 0,4% |
29º | SEAT LEON | 1.939 | 1,0% | 2.795 | 1,0% | -30,6% |
30º | SEAT ARONA | 1.935 | 1,0% | 1.298 | 0,5% | 49,1% |
31º | SKODA FABIA | 1.887 | 1,0% | 1.767 | 0,6% | 6,8% |
32º | MERCEDES GLA | 1.861 | 0,9% | 2.843 | 1,0% | -34,5% |
33º | SKODA ENYAQ | 1.849 | 0,9% | 3.345 | 1,2% | -44,7% |
34º | SEAT IBIZA | 1.802 | 0,9% | 971 | 0,4% | 85,6% |
35º | FORD KUGA | 1.790 | 0,9% | 2.435 | 0,9% | -26,5% |
36º | BMW SÉRIE 2 | 1.720 | 0,9% | 1.566 | 0,6% | 9,8% |
37º | AUDI A4 | 1.694 | 0,9% | 2.977 | 1,1% | -43,1% |
38º | SEAT ATECA | 1.687 | 0,9% | 2.371 | 0,9% | -28,8% |
39º | BMW SÉRIE 4 | 1.648 | 0,8% | 2.290 | 0,8% | -28,0% |
40º | HYUNDAI TUCSON | 1.615 | 0,8% | 1.138 | 0,4% | 41,9% |
41º | SKODA KODIAQ | 1.607 | 0,8% | 1.869 | 0,7% | -14,0% |
42º | FIAT 500 | 1.565 | 0,8% | 6.199 | 2,3% | -74,8% |
43º | AUDI Q3 | 1.521 | 0,8% | 2.431 | 0,9% | -37,4% |
44º | SEAT BORN | 1.513 | 0,8% | 3.478 | 1,3% | -56,5% |
45º | SKODA KAMIQ | 1.501 | 0,8% | 1.231 | 0,5% | 21,9% |
46º | CUPRA FORMENTOR | 1.492 | 0,8% | 2.707 | 1,0% | -44,9% |
47º | KIA CEED | 1.487 | 0,8% | 1.370 | 0,5% | 8,5% |
48º | AUDI Q5 | 1.440 | 0,7% | 2.459 | 0,9% | -41,4% |
49º | VW ID.7 | 1.438 | 0,7% | 28 | 0,0% | 5035,7% |
50º | VW TOURAN | 1.424 | 0,7% | 1.230 | 0,4% | 15,8% |
VEJA MAIS NO MOTOR1 NO YOUTUBE
Fonte: KBA, Best Selling Cars Blog