BMW investirá R$ 1,1 bilhão para novo modelo e eletrificados nacionais
Novo ciclo de investimento acontecerá até 2028 para trazer tecnologias e produzir 1º SUV híbrido plug-in nacional
A BMW está acelerando sua estratégia de produção de eletrificados no Brasil. No momento em que celebra os 10 anos da fábrica de Araquari (SC) e a liderança do segmento premium no país, a marca anuncia um novo ciclo de investimento.
Milan Nedeljković, Membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável pela Produção, veio ao Brasil para anunciar o novo aporte e reafirmar o compromisso com o Brasil.
Milan Nedeljkovic - BMW Board Member
"Tenho o prazer de anunciar um investimento adicional de R$ 1,1 bilhão em nossas atividades brasileiras nos próximos anos. Esse investimento é apoiado pela iniciativa de descarbonização da plano MOVER para a indústria automotiva. Usaremos esse investimento para aprimorar as tecnologias da fábrica de Araquari e preparar suas linhas de produção para novos modelos nos próximos anos", disse Nedeljkovic.
A BMW destaca que, além da produção do novo BMW X5 PHEV, também a Planta Araquari receberá a produção de um novo modelo BMW em um futuro próximo, que ao que tudo indica, deve ser o novo X2.
BMW 320i M Sport 10th Anniversary Edition
O executivo também afirmou que o aporte atenderá outras áreas: "fortaleceremos nosso escritório de engenharia local, que apoia nossa equipe global de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para nossas atividades globais".
Maru Escobedo - CEO BMW Brasil
Maru Escobedo, presidente e CEO do grupo no Brasil, destacou a confiança no mercado brasileiro e o sucesso que vem resultando na liderança contínua do segmento premium. A executiva também relembrou o pioneirismo da marca em relação à eletrificação no Brasil, mesmo quando os veículos elétricos ainda não estavam nos holofotes. "Não estamos apenas comemorando os dez anos de Araquari, mas também estamos comemorando os 10 anos do lançamento do primeiro carro elétrico completo no Brasil, o BMW i3. E estou muito, muito feliz em ver que agora não temos apenas um, mas nove modelos", disse Escobedo.
BMW iX
De todo o volume vendido pela BMW no Brasil, 25% já são de modelos eletrificados e a tendência é de crescimento. "Estamos realmente a caminho da eletrificação. Este ano foram 25% da participação de nossas vendas e estamos trabalhando para ter mais. Então, basicamente, a eletrificação para nós está chegando. E com as etapas que estamos dando, vemos que o mercado está se ajustando e levando (a eletrificação) muito a sério", concluiu.
BMW X5
Primeiro híbrido plug-in nacional
Provavelmente a BMW produzirá o primeiro modelo híbrido plug-in nacional. Nedeljkovic disse que a produção do X5 Híbrido Plug-in começará "nas próximas semanas" em Araquari.
Questionado sobre a produção nacional de veículos elétricos no país, o executivo disse: "Por enquanto, não temos o plano de produzir carros totalmente elétricos nos próximos dois anos. Mas é claro que nosso desenvolvimento geral está indo para a eletrificação completa. E nos próximos anos, o investimento em nossa futura arquitetura, que é a Neue Klasse, estabelecerá o caminho para a eletrificação tradicional. Portanto, olhando para o futuro, dependerá muito do desenvolvimento do mercado brasileiro e do quão longe também investiremos em eletrificação aqui".
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Projeção: BMW X5 terá mudança radical de design na próxima geração
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BMW anuncia produção do X5 híbrido plug-in no Brasil; conheça o SUV
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Primeiras impressões BMW iX5 Hydrogen Fuel Cell: laboratório com rodas