Demorou, mas a Peugeot finalmente trouxe o novo 2008 para nosso mercado. Em uma faixa rentável e procurada do mercado, a marca francesa passou muito tempo com um produto desatualizado que, na hora de conquistar o cliente, não tinha muito a oferecer diante da concorrência atualizada. E como se comporta ao lado do mais vendido da categoria, o VW T-Cross?
Aqui estão Peugeot 2008 GT e VW T-Cross Comfortline, as mais completas versões com motores 1.0 turbo e preços já próximos dos R$ 170 mil. É um valor alto, mas que ambos tentam justificar com pacote de equipamentos mais completo e até alguns luxos que, até um dia, estavam em segmentos superiores. Entre o novato e o líder, qual escolher?
Quesito importante para quem compra um SUV compacto, fica bem claro que esse tipo de carro substituiu peruas, minivans e até sedãs nas garagens brasileiras. Por outro lado, nem sempre os números indicam total vantagem de um ou de outro modelo. Por exemplo, o Peugeot 2008 é 91 mm maior que o T-Cross em comprimento, mas é visualmente menor.
Isso pois em altura e largura, o T-Cross é maior e isso dá a sensação de carro maior. Mais ainda, o entre-eixos de 2.651 mm leva vantagem na hora de acomodar os ocupantes, principalmente no banco traseiro. O Volkswagen acomoda melhor em todos os sentidos, dando ao 2008 uma sensação de ser um carro bem menor do que é. Ao mesmo tempo, o T-Cross Comfortline tem saídas de ar para o banco traseiro e duas portas USB-C, enquanto o 2008 tem apenas as tomadas USB.
Essa sensação se repete nos bancos dianteiros, com mais espaço no T-Cross que no 2008. O Peugeot se dá melhor no porta-malas de 419 litros contra os 373 litros do VW, que chega aos 420 se deixar o encosto do banco traseiro quase reto com uma solução relativamente simples, mas que afeta consideravelmente o conforto. Ainda assim, o T-Cross é melhor nesse quesito.
Vantagem: VW T-Cross
Em comum, ambos usam bastante plástico rígido com mudanças de materiais em alguns pontos para tirar o aspecto de simples. O 2008 tem plásticos de melhor aparência, o que já resulta em um conjunto mais bonito, e aposta em detalhes em preto brilhante, imitação de fibra de carbono e pontos cromados. Todo o acabamento de teto e colunas é em preto.
No T-Cross Comfortline, a aposta é em materiais claros e uma faixa de tecido com costura no painel para quebrar o visual do plástico que, em alguns pontos, ainda encontramos algumas rebarbas se procurar com atenção. Teto e colunas são em preto, e há peças em prata e cinza para arejar mais o interior, que já é maior que o 2008 em dimensões. É mais tradicional que o 2008, que usa o painel de instrumentos elevado e volante pequeno para se diferenciar, só que a ergonomia de um comando de ar-condicionado físico é um agrado a ergonomia do T-Cross, contra as regulagens na tela do Peugeot.
O Peugeot 2008 não trouxe da Europa o mesmo padrão de acabamento, mas não podemos reclamar. Ainda mais dentro deste segmento, não há como fugir de plásticos e detalhes para fazer essa quebra mas, neste comparativo, o 2008 impressiona mais, tanto em design quanto no conjunto de materiais e montagem.
Vantagem: Peugeot 2008
Estamos com duas versões topo de linha - o T-Cross ainda tem a versão Highline, mas que recebe pouca coisa além do 1.4 turbo comparado ao Comfortline. Então os pacotes de equipamentos são bem recheados e muito semelhantes. Em comum, encontramos ar-condicionado automático, chave presencial com partida por botão, rodas de 17", faróis e lanternas em LEDs e carregador por indução para smartphones.
O Peugeot 2008 tem o painel de instrumentos com efeito 3D e freio de estacionamento eletrônico, além do teto-solar de série. Para ter este item no T-Cross, é um pacote de R$ 7.690, que adiciona também o retrovisor interno fotocrômico, ausente no 2008. Até os bancos em couro custam R$ 3.120 a mais no VW, elevando bem seu preço final comparado ao Peugeot.
Em conectividade, T-Cross e 2008 tem telas de pouco mais de 10", ambas com espelhamentos sem fios para Apple CarPlay e Android Auto. Na VW, é mais completo pela opção de aplicativos que podem ser baixados, como um tablet, além da operação mais rápida. O novo software da Peugeot é bom e intuitivo e atua com botões suaves ao toque mais abaixo no painel. Na hora de estacionar, o 2008 tem câmeras 360, mas de resolução inferior a única câmera do T-Cross. O 2008 leva pelos equipamentos extras, mas vai ficar devendo no próximo quesito...
Vantagem: Peugeot 2008
Ainda não entendemos o motivo para a Peugeot não ter colocado o piloto automático adaptativo no 2008 argentino. A versão elétrica, importada da França, tem o sistema e o próprio para-choque dianteiro prevê o espaço para o radar. Enquanto isso, o T-Cross tem o item de série em todas as versões.
Ambos os SUVs tem, nestas versões, 6 airbags e alerta de colisão com frenagem automática. O T-Cross tem o ACC, detector de fadiga e detector de pedestres, enquanto o 2008 joga com alerta de ponto-cego, assistente de faixas e farol-alto automático. São bons pacotes que acabam indo no perde e ganha para um empate.
Vantagem: empate
As escolas alemã e francesa são bem características. Em comum, os dois SUVs compactos tem motores 1.0 turbo com injeção direta, que variam na tecnologia de controle de válvulas. O 2008 tem mais potência, com até 130 cv, mas ambos estão com 20,4 kgfm de torque para mandar para suas transmissões, automática com conversor de torque e 6 marchas no VW e CVT com simulação de 7 marchas no Peugeot.
O T-Cross Comfortline já apresenta uma escola mais tradicional na arquitetura de painel e posição de dirigir. É mais alta para atender a preferência do consumidor dos SUVs, com o painel de instrumentos de 10,25" já conhecido e um volante revestido em couro com as aletas para trocas de marchas em posição...normal. E você vai entender o motivo pelo qual eu reforço isso quando falar do 2008.
Nesta versão, o T-Cross tem seletor de modos de condução, com o Normal, Eco, Sport e Individual, este configurável, que mudam as programações de motor, câmbio, ar-condicionado e peso da direção elétrica. No mais eficiente, é perceptível que o T-Cross fica com acelerador bem amansado e não poucos momentos, você verá o câmbio arrancar em segunda marchas.
Mesmo no Normal, a calibração do T-Cross deixa as saídas bem fracas e pedem mais acelerador ou saber quanto tempo ele demora para reagir - isso é para atender normas de emissões. Ele parece mais fraco, mas quando acorda, tem boas respostas e tem bom torque disponível sem precisar esticar muito as marchas. As trocas são suaves e não demora para ver a sexta marcha atuando, mesmo em velocidades urbanas, com rotação bem baixa.
A suspensão tem uma boa relação entre conforto e dirigibilidade. É firme como conhecemos da marca, mas pelo curso longo de um SUV, não chega a prejudicar o conforto dos ocupantes. A direção elétrica tem bom peso no uso, mas um pouco pesada nas manobras, o que chega a estar no DNA da engenharia da Volkswagen e na tal escola alemã.
O Peugeot 2008 é diferente. Pra começar, o i-Cockpit tem um volante menor, em posição mais baixa, com o painel de instrumentos em posição elevada. É algo ame ou odeie que, particularmente, acho muito interessante. A posição de dirigir é bem baixa, como um hatch, o que já pode separar os compradores dos dois SUVs.
Com câmbio CVT, a demora para arrancar é menor que no T-Cross, apesar de ainda existir um delay pela programação da transmissão. Há um modo Sport que deixa todo o sistema mais sensível e acordado, como a relação do câmbio, e a possibilidade da simulação pelas aletas no volante. No dia a dia, é mais esperto inclusive para ultrapassagens, uma das vantagens do CVT.
A suspensão tem um ajuste mais confortável, só que a direção é mais direta e rápida. A escola Fiat deu ao Peugeot um conjunto que não reclama em buracos ou pisos piores, só que ainda carrega o conforto dos franceses com a dinâmica bem calibrada. Mais uma vez, são carros com DNA diferentes que podem não atender o mesmo tipo de comprador.
Em números, ficaram bem próximos nos testes. O Peugeot 2008 é mais potente e se saiu melhor nas acelerações e aproveitou bem o CVT nas retomadas, já que não precisa necessariamente reduzir ou trocar as marchas. Em consumo, também são bem parelhos, com uma pequena vantagem ao 2008.
Vantagem: Peugeot 2008
Na tabela básica, o Peugeot 2008 GT custa R$ 169.990, contra os R$ 167.790 do VW T-Cross Comfortline. Só que, como já dito, ele é mais equipado e, ao deixar o T-Cross com todos os seus opcionais, se paga R$ 178.600, uma diferença considerável que, caso abra mão do teto-solar, por exemplo, pode levar o T-Cross Highline e seu 1.4 turbo (R$ 180.690) para casa. Em garantia, ambos tem três anos de cobertura, mas o T-Cross Comfortline tem as três primeiras revisões gratuitas. Ainda assim, o Peugeot é mais barato.
Vantagem: Peugeot 2008
Finalmente a Peugeot tem um SUV compacto competitivo no segmento. Na briga com o líder T-Cross, o 2008 não fez feio e levou boa parte dos quesito- ficou só fica a observação sobre seu espaço interno menor e pela ausência do piloto automático adaptativo. Por outro lado, tem itens que o VW cobra por eles ou estará apenas na versão ainda mais cara e também como opcional. Em pontos, o 2008 leva o comparativo e se torna boa opção para sua garagem.
Fotos: Mario Villaescusa (para o Motor1.com)
Peugeot 2008 T200 | VW T-Cross 200 TSI | |
MOTOR |
dianteiro, transversal, 3 cilindros, 12 válvulas, 999 cm3, duplo comando de válvulas com variador no escape e MultiAir na admissão, injeção direta, turbo, flex
|
dianteiro, transversal, 3 cilindros, 12 válvulas, 999 cm3, injeção direta de combustível, duplo comando com variador na admissão e escape, turbo, flex
|
POTÊNCIA/TORQUE |
125/130 cv a 5.750 rpm; 20,4 kgfm a 1.750 rpm
|
116/128 cv a 5.500 rpm; 20,4 kgfm de 2.000 a 3.500 rpm
|
TRANSMISSÃO |
automático CVT com simulação de 7 marchas; tração dianteira
|
automático de 6 marchas, tração dianteira
|
SUSPENSÃO E RODAS |
McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira; rodas aro 17" com pneus 215/60
|
McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; aro 17" com pneus 205/55 R17
|
PESO | 1.300 kg em ordem de marcha |
1.259 kg em ordem de marcha
|
DIMENSÕES | comprimento 4.309 mm, largura 1.776 mm, altura 1.548 mm, entre-eixos 2.612 mm; | comprimento 4.218 mm, largura 1.760 mm, altura 1.571 mm, entre-eixos 2.651 mm |
CAPACIDADES | tanque 47 litros; porta-malas 419 litros | tanque 49 litros; porta-malas 373 litros |
PREÇO | R$ 169.990 (GT) | R$ 167.790 (Comfortline); R$ 178.600 (completo) |
MEDIÇÕES MOTOR1 BR (etanol) | ||
---|---|---|
Peugeot 2008 T200 | VW T-Cross 200 TSI | |
Aceleração | ||
0 a 60 km/h | 4,4 s | 4,7 s |
0 a 80 km/h | 6,8 s | 7,3 s |
0 a 100 km/h | 10,1 s | 10,7 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h em S | 7,2 s | 7,9 s |
80 a 120 km/h em S | 7,6 s | 7,3 s |
Consumo | ||
Ciclo cidade | 8,3 km/l | 8,2 km/l |
Ciclo estrada | 12,1 km/l | 11,7 km/l |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Peugeot 2008 cresce 60% e alcança melhor resultado desde 2018
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Peugeot 2008 2025 tem aumento de R$ 5.000 no preço de todas as versões
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Teste Peugeot 2008 GT 2025: justiça seja feita