Novo Citroën Basalt 2025 é lançado como SUV mais barato do Brasil: R$ 89.990
SUV cupê tem motor 1.0 aspirado em versão de entrada e 1.0 turbo nas demais
Depois de muitos flagras, o novo Citroën Basalt 2025 é revelado por completo. Como esperado, o visual se manteve o mesmo do conceito apresentado há alguns meses, apesar de algumas diferenças para o carro indiano. Diferente do C3 Aircross, o SUV cupê vem com uma versão com motor 1.0 aspirado de olho no mercado de sedãs compactos.
O Citroën Basalt 2025 será vendido em três versões, sendo uma com o 1.0 aspirado e câmbio manual, e as demais com o 1.0 turbo e câmbio CVT, o conjunto conhecido como T200. Em dimensões, tem 4.343 mm de comprimento, ou 23 mm maior que o C3 Aircross. Porém, ele privilegia o balanço traseiro para criar uma harmonia pelo caimento cupê do teto, com 2.645 mm entre os eixos, ou 30 mm menor que o Aircross. Com isso, o Basalt chegou aos 490 litros de porta-malas pela medição VDA.
Citroën Basalt Feel 1.0
O Citroën Basalt Feel 1.0 vem com o motor 1.0 aspirado Firefly, um velho conhecido da Stellantis. Com três cilindros e 6 válvulas em comando único, tem 71 cv e 10 kgfm com gasolina e 75 cv e 10,5 kgfm com etanol. Em um carro de 1.120 kg, tem consumo homologado pelo Inmetro de 13 km/litro na cidade e 14,6 km/litro na estrada, com gasolina, e 9,3 e 10,2 km/litro, respectivos, com etanol.
Para o Basalt Feel Turbo e Shine Turbo, como o nome já diz, o 1.0 turbo foi o escolhido. Ligado ao câmbio CVT com simulação de 7 marchas, tem 125 cv com gasolina e 130 cv com etanol, com torque de 20,4 kgfm com ambos os combustíveis. O consumo é de 11,9 km/litro na cidade e 13,7 km/litro na estrada, com gasolina, e vai a 8,3 e 9,6 km/litro, respectivos, com etanol.
Veja versões, preços e equipamentos do Citroën Basalt 2025
Citroën Basalt Feel 1.0 MT5 - R$ 89.990
- Direção elétrica com regulagem de altura da coluna;
- Painel de instrumentos em tela de 7";
- 4 airbags;
- Sistema multimídia com tela de 10" com Android Auto e Apple CarPlay sem fios;
- Câmera de ré;
- Luzes diurnas em LEDs;
- Ar-condicionado;
- Banco do motorista com regulagem de altura;
- Vidros elétricos;
- Rodas de 16" com pneus 205/50
- Chave canivete;
- Retrovisores elétricos.
Citroën Basalt Feel 1.0T CVT - R$ 96.990
Feel aspirado +
- Motor 1.0 turbo
- Câmbio automático CVT
Citroën Basalt Shine 1.0T CVT - R$ 104.990
Feel Turbo +
- Ar-condicionado automático;
- Sensor de estacionamento traseiro;
- Rodas de 16" diamantadas;
- Faróis de neblina;
- Limitador e piloto automático;
- Bancos e volante em revestimento premium;
- Opcional: pintura bitom.
Citroën Basalt First Edition 1.0T CVT - R$ 107.390
Shine Turbo +
- Logotipos First Edition;
- Faixas pretas entre as lanternas;
- Pintura Branco Nacré;
- Rodas de 16" escurecidas;
- Soleiras metalizadas;
- Pedaleiras exclusivas;
- Tapetes exclusivas;
- Pintura bitom.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Citroën Basalt Shine: a (quase) massificação do SUV cupê
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Stellantis divulga preços de revisão do Citroën Basalt
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Citroën Basalt vai bem e alcança 4 estrelas em teste de segurança
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Citroën Basalt: do sonho nos esboços para a realidade do mercado nacional