Depois de muitos flagras, o novo Citroën Basalt 2025 é revelado por completo. Como esperado, o visual se manteve o mesmo do conceito apresentado há alguns meses, apesar de algumas diferenças para o carro indiano. Diferente do C3 Aircross, o SUV cupê vem com uma versão com motor 1.0 aspirado de olho no mercado de sedãs compactos.
O Citroën Basalt 2025 será vendido em três versões, sendo uma com o 1.0 aspirado e câmbio manual, e as demais com o 1.0 turbo e câmbio CVT, o conjunto conhecido como T200. Em dimensões, tem 4.343 mm de comprimento, ou 23 mm maior que o C3 Aircross. Porém, ele privilegia o balanço traseiro para criar uma harmonia pelo caimento cupê do teto, com 2.645 mm entre os eixos, ou 30 mm menor que o Aircross. Com isso, o Basalt chegou aos 490 litros de porta-malas pela medição VDA.
Citroën Basalt Feel 1.0
O Citroën Basalt Feel 1.0 vem com o motor 1.0 aspirado Firefly, um velho conhecido da Stellantis. Com três cilindros e 6 válvulas em comando único, tem 71 cv e 10 kgfm com gasolina e 75 cv e 10,5 kgfm com etanol. Em um carro de 1.120 kg, tem consumo homologado pelo Inmetro de 13 km/litro na cidade e 14,6 km/litro na estrada, com gasolina, e 9,3 e 10,2 km/litro, respectivos, com etanol.
Para o Basalt Feel Turbo e Shine Turbo, como o nome já diz, o 1.0 turbo foi o escolhido. Ligado ao câmbio CVT com simulação de 7 marchas, tem 125 cv com gasolina e 130 cv com etanol, com torque de 20,4 kgfm com ambos os combustíveis. O consumo é de 11,9 km/litro na cidade e 13,7 km/litro na estrada, com gasolina, e vai a 8,3 e 9,6 km/litro, respectivos, com etanol.
Feel aspirado +
Feel Turbo +
Shine Turbo +
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