A maioria dos designs modernos de carros esportivos é bastante agressiva. Faróis que remetem a olhos furiosos, grades enormes, spoilers e paralamas enormes. Mas a Volkswagen não quer necessariamente que seus carros sejam tão agressivos. Em uma entrevista ao Top Gear, o chefe de design da Volkswagen, Andy Mindt, disse que não há nada de errado em designs um pouco mais amigáveis.

"Acredito que a maioria das pessoas não quer ser a mais descolada ou parecer agressiva em público", disse ele. "Elas querem ter um terno e uma boa aparência externa e, ao mesmo tempo, serem felizes e otimistas. Qual é a necessidade de ser agressivo? Nossa essência é esta: ser os caras legais."

Volkswagen ID. Conceito GTI (2023)

Em sua maior parte, os designs da VW não tem sido muito agressivos ultimamente, principalmente nos modelos eletrificados, como o ID.Buzz, a reimaginação elétrica da Kombi, e o futuro ID.2, que seguirá o estilo de esportividade e função que os Golf e Polo GTI tinham em suas primeiras gerações, sem muitos adereços estéticos.

Mindt também disse que a empresa está trabalhando bastante em seus interiores de última geração. As cabines ficarão ainda melhores, "eliminando" peças de acabamento baratas e gastando mais dinheiro em materiais de alta qualidade.

"Vamos tentar eliminar materiais plásticos baratos e investir o dinheiro em tecidos e melhorar a qualidade", disse ele, "o que ajuda a economizar dinheiro e significa que podemos usá-lo em outros lugares".

Enquanto isso, no Brasil, a Volkswagen segue estudando a viabilidade de voltar a comercializar o Golf em nosso mercado. O modelo foi uma das atrações da marca no Rock in Rio, onde exibiu uma unidade da versão esportiva GTI da oitava geração já com facelift (MK 8,5). No entanto, a VW disse apenas que "estuda a viablidade" do modelo por aqui, onde concorreria com os atuais Honda Civic Type R e Toyota GR Corolla.

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