Em entrevista concedida à revista Top Gear, o chefe de design da Volkswagen, Andy Mindt, deu declarações importantes a respeito das estratégias traçadas pela marca para seus novos veículos. Em especial, o executivo falou sobre interiores e adiantou que novas diretrizes de design e acabamento serão implementadas a partir dos próximos lançamentos. A meta será melhorar a qualidade geral dos painéis e priorizar funcionalidade em vez de extravagância.
De acordo com Mindt, a Volkswagen apostará forte no uso de materiais de melhor qualidade para, dessa forma, conseguir reduzir custos através da produção de peças simplificadas. “Vamos tentar abandonar materiais plásticos baratos e investir em tecidos para melhorar a qualidade. Isso nos ajudará a economizar dinheiro e significa que poderemos usá-lo em outras áreas”, explicou.
Painel do Golf R 2024
“Um exemplo pode ser um painel de porta feito de três peças. Em vez disso, tentaremos projetá-lo usando uma ilha no meio. Ainda haverá uma maçaneta e um apoio de braço como antes, mas tudo será construído a partir de uma única peça. Isso também torna todo o processo mais sustentável", completou.
O chefe de estratégia de design, Christian Schreiber, também participou da conversa e afirmou que os clientes da marca podem esperar desde já habitáculos bem mais funcionais e práticos. “Quando você abre a porta de um Volkswagen, ele precisa ser simples e utilizável, e não excessivamente decorado”, disse. O executivo disse ainda que os designers irão brincar com elementos nostálgicos. "Haverá easter eggs inspirados em carros do passado, especificamente para modelos GTI".
Interior do Polo Track
Ao falar sobre a filosofia de design de forma mais ampla, Mindt e Schreiber expressaram o desejo de se diferenciar do estilo agressivo de alguns concorrentes. “Acredito que a maioria das pessoas não quer ser a mais descolada ou parecer agressiva em público”, disse Mindt. “Elas querem ter um terno e uma boa aparência externa, ao mesmo tempo em que são felizes e otimistas. Qual é a necessidade de ser agressivo? Nosso núcleo é assim: sermos os caras legais.”
Fonte: Top Gear
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos