Reestilizado no Brasil no último mês de maio, o Volkswagen T-Cross 2025 foi recentemente submetido aos testes do Latin NCAP e passou com louvor nas provas de segurança. De acordo com relatório divulgado pela entidade, o modelo registrou bons índices de proteção e alcançou nota máxima de 5 estrelas. Na prática, repetiu o bom resultado registrado em 2019, quando foi avaliado pela primeira vez sob protocolos mais brandos que os atuais.
Nas provas de impacto frontal, o T-Cross 2025 alcançou 92% de proteção para ocupantes adultos e, segundo o Latin NCAP, com boa proteção para cabeça e pescoço tanto do motorista quanto do passageiro. Além disso, a estrutura foi considerada estável e capaz de suportar maiores cargas. No impacto lateral, cabeça, abdômen, tórax e pélvis receberam boa proteção, enquanto no impacto lateral de poste o tórax recebeu proteção marginal.
Volkswagen T-Cross 2025 - Latin NCAP
Na proteção para crianças, o índice alcançado foi de 90%. Nos teste com dummy de um ano e meio, o T-Cross 2025 foi capaz de evitar exposição da cabeça, mas apresentou desaceleração do tórax maior do que a esperada. No dummy de três anos, a proteção para a cabeça foi total no impacto frontal.
Já a proteção para pedestres foi de 66%, já que algumas áreas próximas à coluna A e ao para-brisa apresentaram proteção pobre. O desempenho da parte superior da perna foi, na maioria, pobre a fraco próximo às extremidades do veículo, enquanto a proteção da parte inferior da perna foi adequada. Na maioria das áreas de impacto na cabeça, os níveis de proteção variaram de bom a adequado.
Volkswagen T-Cross 2025 - Latin NCAP
Por fim, o T-Cross 2025 obteve pontuação de 85% para sistemas de assistência à segurança e sai de fábrica equipado com recursos como aviso de cinto de segurança, controle de estabilidade, limitador de velocidade, detector de ponto cego e outros recursos que pesam bastante na pontuação dentro atuais protocolos de teste.