SUV da Chevrolet leva nota zero em teste de segurança e GM se explica
SUV compacto produzido na China ficou conseguiu somente 39% de proteção para adultos e 36% para pedestres
Vendido pela Chevrolet em mercados México, Chile, Peru e Uruguai (mas não no Brasil), o SUV compacto Groove foi submetido aos testes de segurança do Latin NCAP e não se saiu nada bem. Conforme explicado pela entidade, o modelo obteve desempenho bem aquém do mínimo exigido e ficou com a pior nota possível da classificação: zero estrelas. Os testes mostraram estrutura instável em vários aspectos e ausência de alguns equipamentos de segurança.
De acordo com o relatório, o Chevrolet Groove ficou com apenas 39% de proteção para adultos e 36% para pedestres, além de 69% para ocupantes infantis. A proteção proporcionada ao tórax do motorista foi marginal, enquanto a proteção ao peito do passageiro foi boa. Os joelhos do motorista receberam proteção marginal, uma vez que podem impactar estruturas perigosas atrás do painel. Já os joelhos do passageiro receberam boa proteção.
Chevrolet Groove - Teste do Latin NCAP
Por outro lado, a área dos pés foi considerada instável e a estrutura do habitáculo recebeu críticas por ser "incapaz de suportar cargas maiores". Além disso, o Groove não foi submetido aos testes de impacto lateral de poste por não oferecer proteção lateral para cabeça como equipamento de série.
"A Chevrolet decepciona com o Groove, em especial por não oferecer seis airbags como padrão. Aconselhamos a General Motors a tornar seu padrão de segurança mais elevado e substituir ou atualizar o Groove em breve", disse Alejandro Furas, secretário geral do LatinNCAP.
Por sua vez, a General Motors disse que "o Groove possui equipamentos de segurança padrão que incluem 4 airbags (2 frontais e 2 laterais), freios a disco ABS e EBD nas quatro rodas, controle de estabilidade, câmera de ré e lembrete de cinto de segurança. Na General Motors, levamos muito a sério a segurança de nossos clientes. Todos os veículos que fabricamos em todo o mundo atendem aos padrões de segurança governamentais nos quais são comercializados".
Produzido na China pela joint-venture SAIC-GM, o Groove foi desenvolvido a partir do Baojun 510 e troca o logotipo chinês pelo da Chevrolet em mercados da América Latina. É posicionado abaixo do Tracker e mede 4.220 mm de comprimento, 1.740 mm de largura, 1.625 mm de altura e 2.550 mm de entre-eixos. Sob o capô, o motor 1.5 aspirado de 105 cv e 13,8 kgfm de torque pode vir associado ao câmbio automático do tipo CVT ou manual, ambos com 6 marchas.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
Fonte: Latin NCAP
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Chevrolet Equinox sobe de preço apenas um mês após chegar ao Brasil
Mercedes-Benz Classe C 2025 é lançado no Brasil; veja os preços
Chevrolet Cruze sai de linha e tem adeus com título da Stock Car
Uruguai: carros e picapes brasileiros dominaram vendas em 2024
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Fiat Mobi 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Chevrolet Tracker e Montana ficam mais potentes na linha 2025