page ad skin

De heresia ao sucesso: como estão as vendas da Ferrari Purosangue?

Fazendo dois anos de mercado, analisamos o impacto que o modelo teve sobre as vendas e a imagem da Ferrari

A Ferrari Purosangue completa 2 anos e é um sucesso?
Foto de: Ferrari

Dois anos atrás, em 13 de setembro de 2022, a Ferrari surpreendeu a indústria automotiva ao apresentar a Purosangue: o primeiro carro de quatro portas em produção de marca e, ainda por cima, um "SUV" (ao menos em teoria). É claro que a marca não o considera exatamente um SUV, mas nada mais é do que uma tentativa de entrar no segmento de utilitários esportivos onde outras marcas de luxo já estão presentes.

Quando a Purosangue foi apresentada, causou imediatamente um grande alvoroço. Os "puristas" a consideraram um sacrilégio e não uma verdadeira Ferrari, outros o viram como uma boa maneira de explorar novos segmentos, tal qual o Cayenne foi para a Porsche, mas qual foi o impacto que ele teve nas vendas e na imagem da Ferrari?

Galeria: Ferrari Purosangue 2025 - Avaliação

Mais popular do que nunca

Atualmente, a Ferrari está vendendo mais veículos do que nunca. De acordo com os resultados semestrais, a marca registrou um novo recorde de vendas para o primeiro semestre deste ano, com mais de 7.000 unidades entregues. No total, a fabricante italiana entregou 7.044 unidades, um aumento de 1,2% em relação a janeiro-junho de 2023.

Embora esse seja o menor crescimento para o período nos últimos dez anos (excluindo a Covid 2020), o volume até junho de 2024 foi quase o dobro do total entregue há dez anos, quando somente 3.694 unidades saíram das linhas de montagem.

O crescimento é notável, considerando o alto preço das Ferraris. Acrescente a isso as crescentes tensões geopolíticas e as guerras que afetam alguns de seus mercados. O motivo do aumento não pode ser atribuído inteiramente à Purosangue, porque seus registros começaram no final do terceiro trimestre de 2023.

Remessas globais da Ferrari no primeiro semestre do ano

Ferraris mais vendidas

De acordo com dados da JATO Dynamics abrangendo 52 mercados em todo o mundo, o SUV foi a terceira Ferrari mais vendida entre janeiro e agosto de 2024. As informações, que excluem um mercado importante para carros de luxo, o Oriente Médio, indicam que o modelo vendeu quase 1.500 unidades até agosto, ficando atrás apenas das Ferrari 296, com mais de 3.100 unidades no período, e Roma, com quase 1.900 unidades.

<p>296 GTB</p>

296 GTB

<p>Ferrari Roma</p>

Ferrari Roma

<p>Ferrari Purosangue</p>

Ferrari Purosangue

A Purosangue superou as vendas da Ferrari SF90, da 812 e da Portofino (que foi descontinuada em 2023), entre outras. O preço base da Purosangue na Alemanha é de cerca de 380.000 euros (algo próximo dos R$ 2.309.882), o que é quase 100.000 euros (R$ 607.930) a mais do que uma Ferrari 296 GTB e 170.000 euros (R$ 1.033.481) a mais do que a Ferrari Roma cupê. Além disso, a Purosangue vendeu 28% mais do que a SF90. Com a Purosangue, a Ferrari certamente está aumentando sua receita.

Vendas da Ferrari por modelo

Modelo Ano 2023 Janeiro a agosto de 2023 Janeiro a agosto de 2024
296  2.718 unidades  1.700 unidades  3.117 unidades
Roma 1.916 unidades 1.329 unidades 1.870 unidades
Purosangue 227 unidades 43 unidades 1.489 unidades
SF90 1.880 unidades 1.333 unidades 1.162 unidades
812  1.753 unidades 1.270 unidades 723 unidades
Portofino 1.560 unidades 1.175 unidades 160 unidades
Daytona 110 unidades 75 unidades 133 unidades
F8 1.459 unidades 1.254 unidades 49 unidades

E a imagem?

Não há evidências de que a imagem da Ferrari tenha se deteriorado por causa da Purosangue. A marca continua a ser de longe a líder no segmento de supercarros e a ganhar muito dinheiro. Enquanto isso, a avaliação nos mercados de capitais estabeleceu um novo recorde, com o preço da ação em quase 450 euros (R$ 2.736) em 30 de agosto de 2024. A Purosangue pode, portanto, pode ser chamada de mais uma Ferrari bem-sucedida.

   O autor original do artigo, Felipe Munoz, é especialista no setor automotivo da JATODynamics.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

A primeira Ferrari de Felipe Massa
Envie seu flagra! flagra@motor1.com