Dois anos atrás, em 13 de setembro de 2022, a Ferrari surpreendeu a indústria automotiva ao apresentar a Purosangue: o primeiro carro de quatro portas em produção de marca e, ainda por cima, um "SUV" (ao menos em teoria). É claro que a marca não o considera exatamente um SUV, mas nada mais é do que uma tentativa de entrar no segmento de utilitários esportivos onde outras marcas de luxo já estão presentes.
Quando a Purosangue foi apresentada, causou imediatamente um grande alvoroço. Os "puristas" a consideraram um sacrilégio e não uma verdadeira Ferrari, outros o viram como uma boa maneira de explorar novos segmentos, tal qual o Cayenne foi para a Porsche, mas qual foi o impacto que ele teve nas vendas e na imagem da Ferrari?
Atualmente, a Ferrari está vendendo mais veículos do que nunca. De acordo com os resultados semestrais, a marca registrou um novo recorde de vendas para o primeiro semestre deste ano, com mais de 7.000 unidades entregues. No total, a fabricante italiana entregou 7.044 unidades, um aumento de 1,2% em relação a janeiro-junho de 2023.
Embora esse seja o menor crescimento para o período nos últimos dez anos (excluindo a Covid 2020), o volume até junho de 2024 foi quase o dobro do total entregue há dez anos, quando somente 3.694 unidades saíram das linhas de montagem.
O crescimento é notável, considerando o alto preço das Ferraris. Acrescente a isso as crescentes tensões geopolíticas e as guerras que afetam alguns de seus mercados. O motivo do aumento não pode ser atribuído inteiramente à Purosangue, porque seus registros começaram no final do terceiro trimestre de 2023.
De acordo com dados da JATO Dynamics abrangendo 52 mercados em todo o mundo, o SUV foi a terceira Ferrari mais vendida entre janeiro e agosto de 2024. As informações, que excluem um mercado importante para carros de luxo, o Oriente Médio, indicam que o modelo vendeu quase 1.500 unidades até agosto, ficando atrás apenas das Ferrari 296, com mais de 3.100 unidades no período, e Roma, com quase 1.900 unidades.
296 GTB
Ferrari Roma
Ferrari Purosangue
A Purosangue superou as vendas da Ferrari SF90, da 812 e da Portofino (que foi descontinuada em 2023), entre outras. O preço base da Purosangue na Alemanha é de cerca de 380.000 euros (algo próximo dos R$ 2.309.882), o que é quase 100.000 euros (R$ 607.930) a mais do que uma Ferrari 296 GTB e 170.000 euros (R$ 1.033.481) a mais do que a Ferrari Roma cupê. Além disso, a Purosangue vendeu 28% mais do que a SF90. Com a Purosangue, a Ferrari certamente está aumentando sua receita.
Modelo | Ano 2023 | Janeiro a agosto de 2023 | Janeiro a agosto de 2024 |
296 | 2.718 unidades | 1.700 unidades | 3.117 unidades |
Roma | 1.916 unidades | 1.329 unidades | 1.870 unidades |
Purosangue | 227 unidades | 43 unidades | 1.489 unidades |
SF90 | 1.880 unidades | 1.333 unidades | 1.162 unidades |
812 | 1.753 unidades | 1.270 unidades | 723 unidades |
Portofino | 1.560 unidades | 1.175 unidades | 160 unidades |
Daytona | 110 unidades | 75 unidades | 133 unidades |
F8 | 1.459 unidades | 1.254 unidades | 49 unidades |
Não há evidências de que a imagem da Ferrari tenha se deteriorado por causa da Purosangue. A marca continua a ser de longe a líder no segmento de supercarros e a ganhar muito dinheiro. Enquanto isso, a avaliação nos mercados de capitais estabeleceu um novo recorde, com o preço da ação em quase 450 euros (R$ 2.736) em 30 de agosto de 2024. A Purosangue pode, portanto, pode ser chamada de mais uma Ferrari bem-sucedida.
O autor original do artigo, Felipe Munoz, é especialista no setor automotivo da JATODynamics.
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