Após pré-anúncio realizado no início do mês, a Renault finalmente oficializa nesta terça-feira (17) todos os detalhes do investimento que aplicará na Argentina para produzir sua inédita picape intermediária. Ao todo, US$ 350 milhões (R$ 1,9 bilhão) foram confirmados para a fábrica de Santa Isabel, em Córdoba, que será a base produtiva do modelo para toda América Latina.
A nova caminhonete terá visual inspirado no conceito Niágara, sucedendo a atual Oroch, e provavelmente manterá o nome do conceito na versão de produção. Chegará ao mercado em 2026 e terá aproximadamente 65.000 unidades construídas anualmente. Desse volume, cerca de 70% serão destinados para exportação e os demais 30% ficarão na própria Argentina. O Brasil, como maior mercado da região e grande consumidor do segmento, será o principal destino estrangeiro da inédita caminhonete.
Como a Argentina será o único país do mundo a produzir a picape, a Renault planeja apostar forte no setor de exportações e, no médio prazo, ampliar o volume de produção previsto. "Será um produto que, por enquanto ,só será fabricado na Argentina. Então, meu objetivo é exportá-lo para outros continentes. Gostaria de atingir um volume anual de 100 mil unidades”, disse Luis Pedrucci, CEO da Renault para América Latina.
Como dito, a nova picape será baseada no conceito Niágara já conhecido. Herdará boa parte do visual já antecipado pelo protótipo e será construída a partir da plataforma RGMP (a mesma do Kardian). A base conta com arquitetura eletroeletrônica de última geração, tem estrutura para conjuntos híbridos, tração 4x4 e suporta veículos com comprimento entre 4 e 5 metros, além de entre-eixos de 2,6 a 3 metros.
No caso da picape, tudo indica que as medidas serão de aproximadamente 4,90 metros de comprimento e 2,95 metros de entre-eixos. Para efeito de comparação, a Fiat Toro, principal rival a ser enfrentada, tem 4,91 m e 2,99 m, respectivamente. Além da picape Fiat, a sucessora da Oroch brigará com Chevrolet Montana e versões de Ford Maverick e Ram Rampage.
Nova picape Renault-Nissan - Teaser
Parceira da Renault dentro do mesmo grupo, a Nissan também terá sua versão do projeto e, pela primeira vez, entrará no mercado de picapes intermediárias monobloco na região. Cada modelo, vale lembrar, terá desenho próprio e, desde já, a Nissan adianta que o projeto está sendo realizado no centro de design da marca no Brasil com a ajuda de ferramentas de inteligência artificial.
Na mesma fábrica de Santa Isabel, Renault e Nissan já colaboram na produção conjunta das picapes Alaskan e Frontier. Com os modelos monobloco em desenvolvimento, a parceria será tocada nos mesmos moldes. Os primeiros protótipos começarão a rodar em 2025, quando será possível conferir mais detalhes através de flagras.
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