Em mais um mês com resultado negativo, os sedãs recuaram em agosto. De acordo com os números oficiais da Fenabrave, o segmento responsável por 12% dos 223.196 veículos registrados no país no período emplacou 27.069 unidades, 3,3% a menos do que há um ano (27.978). Houve um pequeno alento, no entanto, com o crescimento de pouco mais de 5% nas últimas semanas (25.633).
Na disputa entre os compactos, o líder Chevrolet Onix Plus (4.843), em retração de mais de 30%, viu sua vantagem cair para menos de 1,1 mil unidades, contra quase 2,3 mil em julho. Vice no último ranking, o Hyundai HB20S (3.592) foi superado pelo Fiat Cronos (3.759), mas o representante da marca sul-coreana registrou uma evolução superior a 57% frente a 2023.
VW Virtus (2.926) e Toyota Yaris Sedan (2.347) completaram o top 5, com o Toyota em seu melhor momento em 2024. Sexto, o Honda City (1.767) não tinha desempenho comercial similar desde setembro de 2022 (1.742). O Nissan Versa (868), que havia tido resultado bastante satisfatório em julho, recuou quase 35% nas últimas semanas.
Sedãs Compactos |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
AGO/24 |
JUL/24 |
AGO/23 |
% AGO 24 |
% JUL 24 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
39614 |
4843 |
4864 |
7054 |
23,65% |
25,09% |
-0,43% |
-31,34% |
2º |
FIAT CRONOS |
23125 |
3759 |
2603 |
5092 |
18,36% |
13,43% |
44,41% |
-26,18% |
3º |
HYUNDAI HB20S |
20721 |
3592 |
3048 |
2294 |
17,54% |
15,72% |
17,85% |
56,58% |
4º |
VW VIRTUS |
20818 |
2926 |
2906 |
3107 |
14,29% |
14,99% |
0,69% |
-5,83% |
5º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
14410 |
2347 |
2291 |
2597 |
11,46% |
11,82% |
2,44% |
-9,63% |
6º |
HONDA CITY |
9668 |
1767 |
1701 |
935 |
8,63% |
8,78% |
3,88% |
88,98% |
7º |
NISSAN VERSA |
8146 |
868 |
1327 |
977 |
4,24% |
6,85% |
-34,59% |
-11,16% |
8º |
RENAULT LOGAN |
2510 |
373 |
644 |
88 |
1,82% |
3,32% |
-42,08% |
323,86% |
139012 |
20475 |
19384 |
22144 |
100,00% |
100,00% |
5,63% |
-7,54% |
Entre os médios, o Toyota Corolla (3.515) garantiu pouco mais de 73% de participação de mercado. Ainda discreto no mercado, o BYD King (384) fechou seu 2º mês cheio novamente atrás do Nissan Sentra (485). VW Jetta (254) e Honda Civic (164) repetiram as posições dos últimos rankings, com o representante japonês acima das 100 unidades pelo 6º mês consecutivo.
Sedãs Médios |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
AGO/24 |
JUL/24 |
AGO/23 |
% AGO 24 |
% JUL 24 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
23517 |
3515 |
3500 |
4175 |
73,06% |
66,79% |
0,43% |
-15,81% |
2º |
NISSAN SENTRA |
3745 |
485 |
728 |
376 |
10,08% |
13,89% |
-33,38% |
28,99% |
3º |
BYD KING |
1055 |
384 |
593 |
0 |
7,98% |
11,32% |
-35,24% |
- |
4º |
VW JETTA |
2049 |
254 |
245 |
371 |
5,28% |
4,68% |
3,67% |
-31,54% |
5º |
HONDA CIVIC |
1008 |
164 |
146 |
65 |
3,41% |
2,79% |
12,33% |
152,31% |
6º |
CHEVROLET CRUZE |
753 |
8 |
27 |
95 |
0,17% |
0,52% |
-70,37% |
-91,58% |
7º |
KIA CERATO |
3 |
1 |
1 |
0 |
0,02% |
0,02% |
0,00% |
- |
32130 |
4811 |
5240 |
5082 |
100,00% |
100,00% |
-8,19% |
-5,33% |
Sedãs Grandes |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
AGO/24 |
JUL/24 |
AGO/23 |
% AGO 24 |
% JUL 24 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
HONDA ACCORD |
146 |
21 |
11 |
0 |
100,00% |
100,00% |
90,91% |
- |
146 |
21 |
11 |
0 |
100,00% |
100,00% |
90,91% |
- |
MODELOS PREMIUM
Entre os médios premium, o BMW Série 3 (332) completou notáveis 60 meses seguidos na liderança, embora com retração de quase 1/3 no número de emplacamentos de um ano atrás. O BYD Seal (228) se manteve como o adversário mais próximo, mas desta vez com maior vantagem em relação ao Mercedes Classe C (150).
Sedãs Médios Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
AGO/24 |
JUL/24 |
AGO/23 |
% AGO 24 |
% JUL 24 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
BMW SÉRIE 3 |
3031 |
332 |
401 |
494 |
39,52% |
40,18% |
-17,21% |
-32,79% |
2º |
BYD SEAL |
2642 |
228 |
221 |
14 |
27,14% |
22,14% |
3,17% |
1528,57% |
3º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
954 |
150 |
220 |
117 |
17,86% |
22,04% |
-31,82% |
28,21% |
4º |
MERCEDES-BENZ CLA |
426 |
50 |
63 |
12 |
5,95% |
6,31% |
-20,63% |
316,67% |
5º |
AUDI A5 |
241 |
32 |
35 |
47 |
3,81% |
3,51% |
-8,57% |
-31,91% |
6º |
AUDI A3 SEDAN |
267 |
26 |
30 |
33 |
3,10% |
3,01% |
-13,33% |
-21,21% |
7º |
AUDI A4 |
105 |
14 |
12 |
9 |
1,67% |
1,20% |
16,67% |
55,56% |
8º |
BMW I4 |
63 |
8 |
16 |
26 |
0,95% |
1,60% |
-50,00% |
-69,23% |
7729 |
840 |
998 |
752 |
100,00% |
100,00% |
-15,83% |
11,70% |
Nesta categoria, apenas o Honda Accord é classificado, mas o modelo contou com crescimento de mais de 905 na comparação entre agosto e julho.
Sedãs Grandes |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
AGO/24 |
JUL/24 |
AGO/23 |
% AGO 24 |
% JUL 24 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
HONDA ACCORD |
146 |
21 |
11 |
0 |
100,00% |
100,00% |
90,91% |
- |
146 |
21 |
11 |
0 |
100,00% |
100,00% |
90,91% |
- |
Entre os médios premium, o BMW Série 3 (332) completou notáveis 60 meses seguidos na liderança, embora com retração de quase 1/3 no número de emplacamentos de um ano atrás. O BYD Seal (228) se manteve como o adversário mais próximo, mas desta vez com maior vantagem em relação ao Mercedes Classe C (150).
Sedãs Médios Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
AGO/24 |
JUL/24 |
AGO/23 |
% AGO 24 |
% JUL 24 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
BMW SÉRIE 3 |
3031 |
332 |
401 |
494 |
39,52% |
40,18% |
-17,21% |
-32,79% |
2º |
BYD SEAL |
2642 |
228 |
221 |
14 |
27,14% |
22,14% |
3,17% |
1528,57% |
3º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
954 |
150 |
220 |
117 |
17,86% |
22,04% |
-31,82% |
28,21% |
4º |
MERCEDES-BENZ CLA |
426 |
50 |
63 |
12 |
5,95% |
6,31% |
-20,63% |
316,67% |
5º |
AUDI A5 |
241 |
32 |
35 |
47 |
3,81% |
3,51% |
-8,57% |
-31,91% |
6º |
AUDI A3 SEDAN |
267 |
26 |
30 |
33 |
3,10% |
3,01% |
-13,33% |
-21,21% |
7º |
AUDI A4 |
105 |
14 |
12 |
9 |
1,67% |
1,20% |
16,67% |
55,56% |
8º |
BMW I4 |
63 |
8 |
16 |
26 |
0,95% |
1,60% |
-50,00% |
-69,23% |
7729 |
840 |
998 |
752 |
100,00% |
100,00% |
-15,83% |
11,70% |
Na faixa superior, a Porsche retomou com o Taycan (46) a posição de honra perdida para o BMW Série 5 (24) no mês anterior, com o Lexus ES (20) mais uma vez completando o pódio. Nº 1 no acumulado, o Porsche Panamera (15) teve seu resultado mais fraco desde fevereiro do ano passado (12). Com uma unidade cada, BMW i7 e Mercedes Classe S dividiram a última posição.
Sedãs Grandes Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
AGO/24 |
JUL/24 |
AGO/23 |
% AGO 24 |
% JUL 24 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
PORSCHE TAYCAN |
119 |
46 |
4 |
39 |
38,66% |
5,19% |
1050,00% |
17,95% |
2º |
BMW SÉRIE 5 |
64 |
24 |
33 |
12 |
20,17% |
42,86% |
-27,27% |
100,00% |
3º |
LEXUS ES |
89 |
20 |
10 |
10 |
16,81% |
12,99% |
100,00% |
100,00% |
4º |
PORSCHE PANAMERA |
229 |
15 |
16 |
47 |
12,61% |
20,78% |
-6,25% |
-68,09% |
5º |
BMW I5 |
26 |
5 |
5 |
0 |
4,20% |
6,49% |
0,00% |
- |
6º |
AUDI E TRON GT |
8 |
4 |
0 |
4 |
3,36% |
0,00% |
- |
0,00% |
7º |
BYD HAN |
34 |
3 |
4 |
4 |
2,52% |
5,19% |
-25,00% |
-25,00% |
8º |
BMW I7 |
20 |
1 |
4 |
2 |
0,84% |
5,19% |
-75,00% |
-50,00% |
9º |
MERCEDES-BENZ CLASSE S |
5 |
1 |
1 |
1 |
0,84% |
1,30% |
0,00% |
0,00% |
594 |
119 |
77 |
119 |
100,00% |
100,00% |
54,55% |
0,00% |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota: compradores do Corolla GR ainda querem o manual
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Flagra: será esse o Toyota Corolla mais potente da história?
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Teste Toyota Corolla GR-Sport 2024: o gato de caça
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Novo Toyota Corolla chega em 2026 com até 2.100 km de autonomia