A nova rodada de testes de impacto promovida pelo Euro NCAP revela resultados decepcionantes para modelos recentemente lançados no mercado europeu. Dentro da Stellantis, o Jeep Avenger foi o principal avaliado e decepcionou ao alcançar apenas 3 estrelas das 5 possíveis. O mesmo resultado foi registrado pelo Dacia Duster de nova geração, que foi criticado pela 'falta de ambição' da marca em termos de segurança.

No caso do Avenger, os títulos e elogios conquistados na Europa - como Carro Europeu do Ano de 2023 - não se refletiram nas provas de impactos. Especificamente, o crossover obteve 79% na proteção para ocupantes adultos, 70% para ocupantes infantis, 59% para usuários vulneráveis ​​da estrada e 53% em assistência de segurança. A classificação de 3 estrelas foi uma surpresa desagradável para a Stellantis, ainda mais levando em conta que concorrentes diretos conquistaram 5 estrelas nos mesmos testes.

Jeep Avenger - Euro NCAP

Segundo os relatórios, o Avenger forneceu “proteção torácica ruim para uma criança de 10 anos no teste de impacto lateral e não está equipado com um sistema de detecção de presença de criança, já padrão em carros de concorrentes”. O SUV também ficou aquém em “vários testes de prevenção de colisões envolvendo pedestres, motociclistas e ciclistas”. Para completar, o sinal de áudio do sistema de alerta de colisão frontal foi rotulado como “não eficaz”, embora a Stellantis ofereça uma atualização para resolver o problema.

A nova geração do Dacia Duster também decepcionou e igualmente conquistou somente 3 estrelas. Ao todo, o modele obteve 70% de proteção de ocupantes adultos, 84% para ocupantes infantis, 60% para usuários vulneráveis ​​da estrada e 57% para assistência de segurança. O Euro NCAP criticou a Dacia por "anteriormente rejeitar tecnologias de segurança ativa em favor da acessibilidade".

Novo Dacia Duster - EuroNCAP
Euro NCAP

Novo Dacia Duster - EuroNCAP

Embora conte com os sistemas ADAS exigidos pela legislação da Europa — AEB, assistência de permanência em faixa, limitadores de velocidade inteligentes e detecção de fadiga do motorista — o Duster derrapou nos padrões rigorosos do Euro NCAP. A entidade criticou a marca por ter "ambição limitada" na proteção dos ocupantes.

Por outro lado, outros modelos testados obtiveram resultados elogiáveis. Foi o caso de Audi Q6 e-tron, Ford Explorer, XPENG G6 e Subaru Crosstrek/Impreza - todos com classificação máxima de 5 estrelas. Em posição intermediária, os Renault Symbioz e Captur conseguiram ​​4 estrelas.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com