Cotado para o Brasil, Jeep Avenger vai mal em teste de segurança na Europa
Novo SUV ficou com apenas 3 estrelas e recebeu críticas em pontos específicos de proteção
A nova rodada de testes de impacto promovida pelo Euro NCAP revela resultados decepcionantes para modelos recentemente lançados no mercado europeu. Dentro da Stellantis, o Jeep Avenger foi o principal avaliado e decepcionou ao alcançar apenas 3 estrelas das 5 possíveis. O mesmo resultado foi registrado pelo Dacia Duster de nova geração, que foi criticado pela 'falta de ambição' da marca em termos de segurança.
No caso do Avenger, os títulos e elogios conquistados na Europa - como Carro Europeu do Ano de 2023 - não se refletiram nas provas de impactos. Especificamente, o crossover obteve 79% na proteção para ocupantes adultos, 70% para ocupantes infantis, 59% para usuários vulneráveis da estrada e 53% em assistência de segurança. A classificação de 3 estrelas foi uma surpresa desagradável para a Stellantis, ainda mais levando em conta que concorrentes diretos conquistaram 5 estrelas nos mesmos testes.
Jeep Avenger - Euro NCAP
Segundo os relatórios, o Avenger forneceu “proteção torácica ruim para uma criança de 10 anos no teste de impacto lateral e não está equipado com um sistema de detecção de presença de criança, já padrão em carros de concorrentes”. O SUV também ficou aquém em “vários testes de prevenção de colisões envolvendo pedestres, motociclistas e ciclistas”. Para completar, o sinal de áudio do sistema de alerta de colisão frontal foi rotulado como “não eficaz”, embora a Stellantis ofereça uma atualização para resolver o problema.
A nova geração do Dacia Duster também decepcionou e igualmente conquistou somente 3 estrelas. Ao todo, o modele obteve 70% de proteção de ocupantes adultos, 84% para ocupantes infantis, 60% para usuários vulneráveis da estrada e 57% para assistência de segurança. O Euro NCAP criticou a Dacia por "anteriormente rejeitar tecnologias de segurança ativa em favor da acessibilidade".
Novo Dacia Duster - EuroNCAP
Embora conte com os sistemas ADAS exigidos pela legislação da Europa — AEB, assistência de permanência em faixa, limitadores de velocidade inteligentes e detecção de fadiga do motorista — o Duster derrapou nos padrões rigorosos do Euro NCAP. A entidade criticou a marca por ter "ambição limitada" na proteção dos ocupantes.
Por outro lado, outros modelos testados obtiveram resultados elogiáveis. Foi o caso de Audi Q6 e-tron, Ford Explorer, XPENG G6 e Subaru Crosstrek/Impreza - todos com classificação máxima de 5 estrelas. Em posição intermediária, os Renault Symbioz e Captur conseguiram 4 estrelas.
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