Stellantis investirá US$ 406 milhões nos EUA para produção de picapes RAM
Novas 1500 REV, 1500 Ramcharger e 1500 a gasolina serão todas fabricadas na mesma linha de montagem
A Stellantis acaba de anunciar nos Estados Unidos investimento da ordem de US$ 406 milhões (R$ 2,2 bilhões) para modernização e ampliação do parque fabril que possui no estado do Michigan. O montante será dividido entre três diferentes fábricas e servirá para fortalecer a tecnologia multi-energia do grupo, permitindo à empresa produzir veículos elétricos e tradicionais a gasolina na mesma linha de montagem.
É o caso da planta de Sterling Heights, que será a primeira da empresa nos EUA a produzir veículos totalmente elétricos. Através do investimento de US$ 235,5 milhões, a unidade vem recebendo instalações específicas modelos do tipo, incluindo novo sistema de esteiras, nova automação para processos específicos de elétricos e reformulação das estações de trabalho na área de montagem. Com isso, torna-se apta a produzir veículos com diferentes powertrains.
Ram 1500 REV 2025
Por lá, a Stellantis produzirá nas mesmas instalações as picapes RAM 1500 REV (totalmente elétrica), RAM 1500 Ramcharger (elétrica com autonomia estendida) e RAM 1500 tradicional com motores a gasolina. A empresa faz questão de destacar o caráter multi-energia da planta e o alto nível de flexibilidade de fabricação alcançado - aspectos considerados providenciais diante dos diferentes cenários de eletrificação atuais (incluindo queda na demanda por elétricos).
No caso da 1500 REV, o lançamento comercial está programado para o final do ano. A picape conta carroceria sobre chassi, estrutura de aço de alta resistência e pode alcançar até 800 km de autonomia com o pacote de baterias opcional de 229 kWh. No pacote convencional de 168 kWh, o alcance divulgado é de até 560 km. Quando chegar ao mercado, concorrerá diretamente com Ford F-150 Lightning e Chevrolet Silverado EV.
Ram 1500 Ramcharger 2025
Outro destaque é a 1500 Ramcharger, que oferece até 672 cv de potência e 85 kgfm de torque. Segundo dados de fábrica, acelera de 0 a 100 km/h em 4 segundos e tem uma capacidade de reboque de 6,3 toneladas, sem necessidade de carregamento em estações, já que o motor 3.6 V6 a gasolina fica responsável por alimentar o gerador que abastece o pacote de baterias de 92 kWh. A marca promete autonomia de 1.110 km, com tanque de combustível de 102 litros alimentando o V6.
Jeep Wagoneer S
Além dos US$ 235,5 milhões de Sterling Heights, a Stellantis investirá U$S 97,6 milhões na fábrica de Warren para a produção do futuro Jeep Wagoneer S (um dos quatro veículos elétricos que a Jeep apresentará até o final de 2025). Será produzido ao lado dos primos a gasolina Wagoneer, Wagoneer L, Grand Wagoneer e Grand Wagoneer L.
Por fim, US$ 73 milhões serão aplicados na fábrica de Dundee. A planta será reestruturada para montar, soldar e testar bandejas de bateria para a arquitetura STLA Frame e para produzir peças estruturais dianteiras e traseiras da arquitetura STLA Large. A produção começará em 2024 e 2026, respectivamente.
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