Poucos meses depois de ser lançado na Índia, o reestilizado Hyundai Creta 2025 ganha alcance internacional com chegada ao Peru. O país é o primeiro da América do Sul a receber o modelo, mas obviamente não será o único, já que o Brasil - maior mercado do Creta na região - passará a produzir o facelift dentro de alguns meses. A fábrica de Piracicaba (SP) já está sendo preparada e protótipos com carroceria camuflada já rodam em testes finais.

Por fora, a reestilização do Creta inclui faróis divididos agora com formato mais quadrado e luzes diurnas em LEDs interligadas pela grade, assim como para-choque com apliques prateados e entradas de ar mais amplas. Na traseira, as polêmicas lanternas com elementos separadas foram substituídas por peças horizontais também interligadas e para-choque com aspecto geral mais robusto. Nas laterais, as rodas foram redesenhadas de acordo com cada versão.

Por dentro, o painel foi profundamente reformulado e agora conta com esquema de telas duplas ladeadas para central de entretenimento e quadro de instrumentos, com 10,25" cada (9" nos modelos mais simples). Logo abaixo, as saídas de ventilação centrais foram reposicionadas e adicionados novos comandos do sistema de ar-condicionado.

No Peru, o Creta oferece de série equipamentos como 6 airbags, ar-condicionado, carregamento sem fio para smartphone, câmera de ré ​​​​e piloto automático. Na Índia, o modelo é bem mais recheado e adiciona controle de cruzeiro adaptativo, assistente de visão panorâmica, alerta de manutenção de faixa e monitoramento de ponto cego.

Para os peruanos, o Creta conta exclusivamente com motor 1.5 aspirado a gasolina de 113 cv. O câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automático do tipo CVT. Na Índia, há também motores 1.5 turbodiesel de 116 cv e 1.5 turbo a gasolina de 160 cv.

No Brasil, o lançamento do reestilizado Creta é aguardado para os próximos meses. Apesar do mistério da Hyundai, tudo indica que o modelo ganhará nova opção de motor para substituir o conhecido 2.0 aspirado que acompanha o modelo desde a geração passada. As opções mais especuladas são o 1.4 turbo ou o 1.6 turbo que a marca já oferece no exterior. Lá fora, são alcançados 140 cv ou 160 cv.

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