Meses após a apresentação do Creta convencional de 5 lugares, a Hyundai oficializa na Índia a reestilização da variante alongada do SUV. Batizada de Alcazar ou Grand Creta, dependendo do mercado, a versão se diferencia pelo comprimento extra e capacidade para carregar até 7 passageiros. No facelift, incorpora frente e traseira totalmente redesenhadas e, como já acontecia antes, conta com diversos elementos independentes do Creta comum.
Na dianteira, a Hyundai substituiu todo o conjunto anterior por um esquema mais harmonioso e alinhado aos seus lançamentos mais recentes. O conjunto óptico continua dividido, mas agora com formato mais quadrado e luzes diurnas em LEDs interligadas pela grade. A receita geral é a mesma do Creta mais curto, mas a assinatura luminosa é exclusiva e os elementos internos do para-choque são próprios.
Na traseira, as antigas lanternas com formato retangular foram substituídas por peças interligadas na horizontal por barra vermelha iluminada. A tampa do porta-malas também foi redesenhada, ficando mais lisa e reta, enquanto o para-choque recebeu novos elementos prateados e manteve a saída dupla de escapamento. Por fim, a Hyundai atualizou o desenho das rodas de todas as versões, incluindo modelos de 18 polegadas.
Na cabine, as mudanças aplicadas foram basicamente as mesmas do Creta. Nesse sentido, o painel foi profundamente reformulado e ficou com aspecto geral bem mais tecnológico. Destaque o moderno esquema de telas duplas ladeadas para central de entretenimento e quadro de instrumentos, com 10,25" cada. Logo abaixo, foram posicionadas as saídas de ventilação centrais e os novos comandos do sistema de ar-condicionado. Há também novas opções de revestimento para bancos e painéis de porta.
Dependendo da versão, o Alcazar pode acomodar 6 pessoas no esquema 2+2+2 (incluindo um segundo console central com carregador sem fios para smartphones) ou até 7 passageiros na proporção 2+3+2. A novidade do facelift é a oferta de bancos ventilados também para os passageiros da fileira do meio.
Já a estrutura geral foi mantida. Ou seja, o modelo continua com teto ligeiramente mais alto e plano que o do Creta, acompanhando o comprimento extra da carroceria. A distância entre-eixos totaliza 2,76 metros, enquanto o comprimento é de 4,50 metros. Para efeito de comparação, o Creta convencional mede 4,27 metros de comprimento e conta com 2,61 metros de entre-eixos.
Sob o capô, são oferecidos motores 1.5 TGDI a gasolina de 160 cv e 1.5 CRDi turbodiesel de 116 cv. Ambos podem vir associados a uma transmissão manual de 6 marchas, automatizada de 7 velocidades com duas embreagens ou automática convencional de 6 relações.
Por aqui, o próximo lançamento da Hyundai no segmento de SUVs será a reestilização de Creta convencional de 5 lugares, que já circula em testes finais de nacionalização. O design será o mesmo do modelo indiano, incluindo interior com telas integradas e novo painel. Já o Alcazar ainda não foi confirmado para o Brasil. De todo modo, seria bem-vindo como opção maior e mais refinada ao Creta, fazendo a ponte entre Chevrolet Spin e Jeep Commander no mercado de 7 lugares.
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