Não é de hoje que o chefe de design do setor de modelos comerciais da Volkswagen, Albert Kirzinger, tem usado suas redes sociais para divulgar curiosidades sobre projetos descontinuados da marca. A bola da vez são as propostas de design pensadas para a nova geração da Amarok ainda durante o desenvolvimento. São quatro diferentes alternativas, bastantes distintas entre si e que revelam os vários caminhos estéticos pensados para a picape.

“Aprofundando-se na fase de design do Amarok. Para desenvolvimento adicional? Em caso afirmativo, deixe-me saber nos comentários", postou Kirzinger no YouTube. Pelo que é possível notar nas imagens, as propostas evoluíram bastante durante o desenvolvimento e chegaram até mesmo à fase de montagem dos protótipos em argila plástica sintética (conhecida como clay). Nesse processo, o veículo é modelado e esculpido de forma realista após ser idealizado virtualmente.

Volkswagen Amarok - Albert Kirzinger

Nas quatro alternativas apresentadas, a Amarok é sempre pensada como uma picape robusta, de linhas agressivas e pegada geral esportiva bastante evidenciada. A dianteira exibe faróis interligados com a grade, dentro das diretrizes estéticas da Volkswagen, e para-choques com aberturas amplas. De perfil, os desenhos apresentam diferenças no formato e na altura dos vincos das portas e das caixas-de-roda.

Como dito, não é a primeira vez que Kirzinger usa as redes para dividir com o público curiosidades sobre o design interno da Volkswagen. Em fevereiro, por exemplo, o designer divulgou esboços de como seria a nova geração da Amarok fora do acordo com a Ford em uma alternativa “100% Volkswagen”. Além disso, revelou também como seria um possível SUV baseado na plataforma da picape.

Nova Amarok para América do Sul

Os modelos apresentados por Kirzinger dizem respeito sempre à Amarok internacional, produzida na África do Sul e baseada na plataforma da Ford Ranger. Já para o Brasil, temos uma versão atualizada da Amarok de primeira geração, originalmente apresentada em 2010. Neste caso, a recente reestilização lançada por aqui foi desenhada por Juan Carlos Pavone, chefe do estúdio Volkswagen Latam Design com sede em São Paulo.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com