Não é de hoje que o chefe de design do setor de modelos comerciais da Volkswagen, Albert Kirzinger, tem usado suas redes sociais para divulgar curiosidades sobre projetos descontinuados da marca. A bola da vez são as propostas de design pensadas para a nova geração da Amarok ainda durante o desenvolvimento. São quatro diferentes alternativas, bastantes distintas entre si e que revelam os vários caminhos estéticos pensados para a picape.
“Aprofundando-se na fase de design do Amarok. Para desenvolvimento adicional? Em caso afirmativo, deixe-me saber nos comentários", postou Kirzinger no YouTube. Pelo que é possível notar nas imagens, as propostas evoluíram bastante durante o desenvolvimento e chegaram até mesmo à fase de montagem dos protótipos em argila plástica sintética (conhecida como clay). Nesse processo, o veículo é modelado e esculpido de forma realista após ser idealizado virtualmente.
Nas quatro alternativas apresentadas, a Amarok é sempre pensada como uma picape robusta, de linhas agressivas e pegada geral esportiva bastante evidenciada. A dianteira exibe faróis interligados com a grade, dentro das diretrizes estéticas da Volkswagen, e para-choques com aberturas amplas. De perfil, os desenhos apresentam diferenças no formato e na altura dos vincos das portas e das caixas-de-roda.
Como dito, não é a primeira vez que Kirzinger usa as redes para dividir com o público curiosidades sobre o design interno da Volkswagen. Em fevereiro, por exemplo, o designer divulgou esboços de como seria a nova geração da Amarok fora do acordo com a Ford em uma alternativa “100% Volkswagen”. Além disso, revelou também como seria um possível SUV baseado na plataforma da picape.
Os modelos apresentados por Kirzinger dizem respeito sempre à Amarok internacional, produzida na África do Sul e baseada na plataforma da Ford Ranger. Já para o Brasil, temos uma versão atualizada da Amarok de primeira geração, originalmente apresentada em 2010. Neste caso, a recente reestilização lançada por aqui foi desenhada por Juan Carlos Pavone, chefe do estúdio Volkswagen Latam Design com sede em São Paulo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Amarok 2025 sofre reajuste geral de preços; veja nova tabela
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Nova Amarok: Projeto Patagonia une VW e SAIC para nova picape média
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW já oferece a nova Amarok 2025 com até R$ 45 mil de bônus