A Pössl, preparada de motorhomes alemã, apresentou recentemente o Roadstar X, um novo campervan baseado no Mercedes-Benz Sprinter com 190 cv e tração nas quatro rodas. O veículo, que estará disponível a partir de 2025, é caracterizado por sua capacidade off-road e design compacto. O Sprinter da Pössl tem comprimento um pouco menor que 6 metros e um peso sem carga de 3.070 kg. Além da tração 4x4, a van conta com 15 cm a mais de distância do solo.

O pacote básico de equipamentos oferecido pela preparado para o Mercedes-Benz Sprinter inclui um sistema multimídia MBUX com tela de 10,25", faróis de LED, volante multifuncional, ar-condicionado, câmera de ré e transmissão automática. Vários sistemas de assistência ao motorista também estão disponíveis, incluindo o Distronic (controle de cruzeiro adaptativo), Sistema de Mudança de Faixa, Assistente de Ponto Cego e Assistente Crosswind, que ajuda o veículo a permanecer na faixa em situações com muita ventania.

Galeria: Pössl Roadstar X - 2024

Espaço de convivência e interior

O interior do Roadstar X tem um design funcional. Uma característica especial é a abertura deslizante eletricamente extensível no lado do motorista, que amplia o espaço de convivência na parte traseira. As camas dispostas transversalmente na parte traseira são típicas de motorhomes maiores, na casa de 6 metros. O slide-out pode ser estendido em cerca de 30 centímetros para criar uma área de dormir razoavelmente confortável, apesar da carroceria estreita do Sprinter.

A construção com rolamento de rolos e vedação múltipla consiste em uma estrutura de aço inoxidável e painéis sanduíche de PRFV com 20 mm de espessura e cria uma cama com 208 cm de comprimento e 115 cm de largura. Assim, a cama transversal na parte traseira oferece uma área generosa para dormir de 208 x 145 cm.

Pössl Roadstar X (2024)
Grupo Pössl
Pössl Roadstar X (2024)
Grupo Pössl

Atrás dos assentos do motorista há uma área de assento variável com uma mesa flutuante, ajustável e removível. A cozinha está equipada com um refrigerador com compressor de 70 litros, enquanto as extensões e as abas da unidade de parede têm uma função de fechamento suave. E, é claro, há também um banheiro com vaso sanitário, cuja característica especial é a porta deslizante com lâminas, que torna supérflua a cortina de chuveiro, muitas vezes incômoda.

Fornecimento de energia e autossuficiência

O Roadstar X é equipado com uma bateria de lítio de 100 Ah, um amplificador de carga de 25 A e um carregador de 16 A. O aquecimento e a água quente são fornecidos por um aquecedor elétrico Truma Combi 6 Diesel. Há um tanque de água doce com capacidade para 100 litros e uma caixa de gás para dois botijões de gás de 5 kg é fornecida para o abastecimento de gás. Um painel solar opcional pode ser instalado no teto para aumentar a autossuficiência.

Pössl Roadstar X (2024)
Grupo Pössl
Pössl Roadstar X (2024)
Grupo Pössl
Pössl Roadstar X (2024)
Grupo Pössl

Iluminação e sistema elétrico

O conceito de iluminação do Roadstar X é bem planejado. Há dois refletores de teto na área de estar e duas luzes de leitura com conexão USB na área da cama. Uma lâmpada de toque regulável na área de estar e uma faixa de LED de toque na cozinha proporcionam iluminação flexível. As tomadas estão estrategicamente distribuídas por todo o veículo: Há tomadas de 230 V e USB na área dos assentos e tomadas de 230 V e 12 V na cozinha.

Uma faixa de luz com LEDs COB está instalada do lado de fora. O banheiro é equipado com dois refletores de teto e iluminação noturna indireta. A iluminação ambiente pode ser controlada por meio de um controle remoto. Isso cria uma atmosfera agradável em todo o veículo.

Preço e alternativas

O motorhome é oferecido a um preço de 98.900 euros(cerca de R$ 609.214). Esse é um preço competitivo em comparação com outros motorhomes semelhantes baseadas em Mercedes Sprinters, que geralmente custam 120.000 euros (R$ 739.188) ou mais.

A Pössl oferece o modelo em duas versões: como um veículo de dois lugares ou com três assentos com cinto de segurança. O lançamento no mercado alemão está planejado para 2025. Naturalmente, há também uma ampla gama de opções de acessórios: Entre elas estão um chuveiro externo, uma conexão de gás externa e um pacote autossuficiente. Pneus todo terreno e uma barra de proteção frontal estão disponíveis para os entusiastas do off-road. Essas opções permitem que o veículo seja personalizado de acordo com as necessidades individuais do usuário.

O Pössl Roadstar X está posicionado em um segmento de mercado que antes era dominado por modelos mais caros. Veículos comparáveis, como o Weinsberg X-Pedition 600 MQ, s modelos da La Strada ou o novo Globebus Performance 4x4 da Dethleffs (baseado no VW Crafter) têm preços significativamente mais altos.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com