page ad skin

Após 12 anos à venda no Brasil, Hyundai HB20 enfim chegará à Argentina

Hatchback produzido em Piracicaba (SP) será lançando para atuar no segmento de compactos e brigar com Peugeot 208

Hyundai HB20 - Argentina
Foto de: Motor1.com

Apesar da sinergia histórica existente entre os mercados automotivos do Brasil e da Argentina, um modelo específico fabricado aqui nunca foi vendido por lá: o Hyundai HB20. Produzido há pelo menos 12 anos na fábrica de Piracicaba (SP), o compacto até ganhou alcance internacional ao ser vendido em países como Uruguai, Paraguai e México, mas nunca esteve disponível para o hermanos.

Agora, a Hyundai promete finalmente lançar o HB20 por lá e atender desejo de longa data dos clientes locais. Em comunicado, a empresa confirma que o lançamento oficial acontecerá nos próximos meses e que detalhes como volumes, preços e versões ainda estão sendo definidos. “Temos que definir as datas com a fábrica no Brasil, mas muito provavelmente o lançamento será concretizado no próximo ano", disse Ernesto Cavicchioli, CEO da Hyundai Motor Argentina.

Hyundai HB20 - Argentina

Quando chegar à Argentina, o HB20 brigará diretamente com Peugeot 208, Toyota Yaris e Volkswagen Polo (exatamente os mesmo rivais que enfrenta no Brasil). A diferença é que por lá o 208 é líder da categoria e, dependendo do mês, consegue ocupar também o primeiro lugar nas vendas de carros de passeio no geral.

Em relação ao posicionamento, porta-voz da Hyundai local disse aos colegas do Motor1.com Argentina que o objetivo será “mantê-lo o mais acessível possível”. No Brasil, o modelo tem versões de entrada com motor 1.0 aspirado de 80 cv e configurações topo de linha com propulsor 1.0 TGDI de 120 cv.

Fábrica da Hyundai em Piracicaba - HB20 2023

HB20 nas instalações da fábrica de Piracicaba (SP)

Sobre as razões para nunca ter lançado o HB20 na Argentina até hoje, a Hyundai cita a capacidade de produção limitada da fábrica no Brasil (o que inviabilizaria o abastecimento do mercado com volumes satisfatórios) e as restrições às importações que existiam até o ano passado por parte do governo argentino. Curiosamente, o Creta produzido em Piracicaba é vendido aos argentinos há anos. Por lá, inclusive, o SUV adota motor 1.5 aspirado de 115 cv.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com