Poucas semanas depois da apresentação oficial na Índia, a Citroën finalmente anuncia no Brasil a estreia oficial do Basalt 2025. Terceiro integrante da família de modelos C-Cubed, o SUV cupê será produzido em Porto Real (RJ) ao lado de C3 e C3 Aircross e começará a ser vendido ainda neste ano. O leque de versões será amplo e incluirá tanto opções básicas com motor 1.0 Firefly aspirado quanto acabamentos mais caros com propulsor 1.0 turbo T200.

A imagem divulgada pela Citroën (foto acima) confirma que o design do Basalt brasileiro será exatamente o mesmo do modelo indiano. Nesse sentido, a carroceria terá caimento característico de SUVs com pegada cupê, a traseira contará com lanternas de formato retangular com contornos irregulares nas laterais e a tampa do porta-malas terá leve saliência. Destaque ainda para moldura nas caixas-de-roda, coluna C com aplique plástico e rodas com o mesmo desenho da variante da Índia.

Citroën Basalt - Versões Índia

Ao todo, o Basalt mede 4.352 mm de comprimento, 1.765 mm de largura, 1.593 mm de altura e 2.651 mm de distância entre-eixos. O porta-malas acomoda 470 litros, enquanto o tanque de combustível tem volume de 45 litros. A suspensão dianteira é do tipo McPherson e a traseira é usa barra de torção transversal. Os freios dianteiros são a disco ventilados e os traseiros são a tambor. A direção será elétrica.

Citroën Basalt em evento no RJ
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Citroën Basalt em evento no RJ

A gama de versões será composta pelas opções Live, Shine e Feel. No primeiro caso, a Citroën equipará o Basalt com o mesmo conjunto do C3 de entrada, ou seja, motor 1.0 Firefly de 71/75 cv e câmbio manual de 5 marchas. A ideia será posicioná-lo como alternativa aos sedãs compactos mais baratos do mercado. Já no topo, marcará presença o conhecido motor 1.0 turbo T200 da Stellantis com 130 cv e câmbio automático CVT.

O modelo 'pé-de-boi' vendido na Índia, com rodas sem calotas e detalhes sem pintura, provavelmente não será vendido por aqui. O lançamento nacional é aguardado para outubro, com vendas logo na sequência. Além do Brasil, a fábrica de Porto Real abastecerá diversos outros mercados da América do Sul.

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