Integrante de destaque no portfólio da Fiat desde 2007, o pequeno 500 já não é mais produzido na Europa. A fábrica polonesa de Tychy, até então principal responsável pela montagem do modelo, transferiu todo o ferramental dedicado ao sub-compacto para a nova fábrica da Stellantis em Tafraoui, na Argélia, que passará a produzi-lo a partir de agora. De lá, o pequeno será exportado para toda África e mercados do Oriente Médio.

A despedida do modelo na Europa foi marcada pelo lançamento da edição 500C Collezione 1957, apresentada em fevereiro e com apenas 1.957 unidades produzidas. A série foi uma homenagem ao ano de início da fabricação do clássico Fiat 500. Segundo informado, a produção na Polônia foi encerrada por conta da entrada em vigor de novas regras de segurança cibernética. Por lá, a Fiat dará prioridade agora à montagem do crossover 600.

Fiat 500C Collezione 1957 Edition

Clientes europeus interessados no 500 e no modelo Abarth 595/695 ainda poderão encontrá-los nas concessionárias, já que a Fiat diz ter estoque suficiente para durar até a virada do ano. No entanto, os modelos pouco a pouco começam a desaparecer dos configuradores online dos sites europeus da marca, afinal os últimos exemplares disponíveis já estão finalizados e, portanto, não há o que configurar. As últimas unidades são equipadas com conjunto micro-híbrido (MHEV). Em 2023, o 500 vendeu na Europa 165.277 unidades.

Outra opção é o 500e de nova geração, neste caso apenas elétrico. É produzido na fábrica de Mirafiori, na própria Itália, e equipado com motor de 87 kW (118 cv) e 22,4 kgfm de torque, alimentado pela bateria de até 42 kWh. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 9 segundos e velocidade máxima de 150 km/h. A autonomia declarada é de 227 km nas medições do Inmetro.

Teste Fiat 500e

Novo Fiat 500e terá versão híbrida em 2025

O 500e não tem vendido nos níveis esperados pela Fiat e, em razão disso, ganhará inédita versão híbrida em 2025. A nova variante será posicionada logo abaixo do modelo elétrico já ofertado e acabará por substituir o antigo 500 MHEV que acaba de ser descontinuado na Polônia. A Stellantis espera produzir 200.000 unidades da linha 500 anualmente em Mirafiori, sendo 125.000 só do híbrido. A nova versão será construída na mesma plataforma do elétrico e a própria marca já adiantou que há compatibilidade técnica.

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