As vendas no varejo foram responsáveis por 50,2% dos 223.196 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil em agosto. De acordo com os números oficiais da Fenabrave, a Fiat liderou entre as montadoras com 15,72% de participação, seguida por uma disputa apertada entre Volkswagen (12,27%) e Chevrolet (12,23%). Toyota (10,06%) e Hyundai (7,54%) vieram em seguida.
Com nada menos do que 14 representantes entre os 20 primeiros colocados, o segmento de SUVs e crossovers teve o Chevrolet Tracker (4.793) no topo, seguindo de perto pelo Hyundai Creta (4.496), preferido em julho. VW Polo (4.461) e Chevrolet Onix (4.039), terceiro e quarto colocados respectivamente, foram os “intrusos” no top 10. O VW, ressalte-se, teve quase 70% de seus registros através de vendas diretas.
Caoa Chery Tiggo 7 Sport 2025
O grande destaque do mês foi a 5ª posição do Caoa Chery Tiggo 7 (3.961), líder entre os SUVs médios e com quase 99% de suas unidades no varejo – em julho, vale destacar, o modelo havia entrado no top 10 pela 1ª vez. Único elétrico entre os 20 primeiros, o BYD Dolphin Mini (2.021) vendeu mais do que modelos como Fiat Pulse (1.988) e Renault Kardian (1.831).
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
AGO.24 (A) |
1º |
CHEVROLET TRACKER |
4.793 |
74,70% |
6.416 |
2º |
HYUNDAI CRETA |
4.496 |
75,41% |
5.962 |
3º |
VW POLO |
4.461 |
31,25% |
14.274 |
4º |
CHEVROLET ONIX |
4.039 |
44,79% |
9.018 |
5º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
3.961 |
98,63% |
4.016 |
6º |
HONDA HR-V |
3.956 |
87,10% |
4.542 |
7º |
VW T-CROSS |
3.444 |
48,38% |
7.118 |
8º |
JEEP RENEGADE |
3.383 |
61,32% |
5.517 |
9º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
3.160 |
73,18% |
4.318 |
10º |
FIAT FASTBACK |
3.106 |
70,46% |
4.408 |
11º |
VW NIVUS |
2.868 |
64,33% |
4.458 |
12º |
NISSAN KICKS |
2.755 |
51,45% |
5.355 |
13º |
HYUNDAI HB20 |
2.742 |
38,60% |
7.103 |
14º |
FIAT ARGO |
2.544 |
32,75% |
7.768 |
15º |
TOYOTA COROLLA |
2.544 |
72,38% |
3.515 |
16º |
JEEP COMPASS |
2.519 |
62,90% |
4.005 |
17º |
BYD SONG PLUS |
2.379 |
94,55% |
2.516 |
18º |
BYD DOLPHIN MINI |
2.021 |
87,95% |
2.298 |
19º |
FIAT PULSE |
1.988 |
55,94% |
3.554 |
20º |
RENAULT KARDIAN |
1.831 |
80,91% |
2.263 |
21º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
1.745 |
36,03% |
4.843 |
22º |
HONDA CITY |
1.654 |
93,60% |
1.767 |
23º |
GWM HAVAL H6 |
1.638 |
77,56% |
2.112 |
24º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.564 |
65,38% |
2.392 |
25º |
PEUGEOT 208 |
1.464 |
76,49% |
1.914 |
26º |
HONDA CITY HATCH |
1.454 |
94,23% |
1.543 |
27º |
TOYOTA SW4 |
1.308 |
96,11% |
1.361 |
28º |
FIAT CRONOS |
1.155 |
30,73% |
3.759 |
29º |
VW VIRTUS |
1.135 |
38,79% |
2.926 |
30º |
BYD DOLPHIN |
1.023 |
96,88% |
1.056 |
31º |
VW TAOS |
1.011 |
60,76% |
1.664 |
32º |
CITROËN C3 |
990 |
52,13% |
1.899 |
33º |
JEEP COMMANDER |
966 |
57,74% |
1.673 |
34º |
HYUNDAI HB20S |
943 |
26,25% |
3.592 |
35º |
FIAT MOBI |
872 |
18,28% |
4.771 |
36º |
CHEVROLET SPIN |
786 |
29,84% |
2.634 |
37º |
CITROËN C3 AIRCROSS |
639 |
60,92% |
1.049 |
38º |
RENAULT DUSTER |
559 |
54,86% |
1.019 |
39º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
556 |
92,82% |
599 |
40º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
541 |
88,25% |
613 |
41º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
535 |
74,62% |
717 |
42º |
RENAULT KWID |
531 |
11,49% |
4.622 |
43º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
389 |
16,57% |
2.347 |
44º |
GWM ORA 03 |
353 |
92,41% |
382 |
45º |
NISSAN VERSA |
352 |
40,55% |
868 |
46º |
BYD KING |
346 |
90,10% |
384 |
47º |
HONDA ZR-V |
322 |
99,38% |
324 |
48º |
BMW 320i |
273 |
96,81% |
282 |
49º |
FORD TERRITORY |
258 |
55,01% |
469 |
50º |
VW JETTA |
246 |
96,85% |
254 |
Na disputa entre os comerciais leves, a Fiat assegurou dobradinha com Strada (5.323) e Toro (2.256). Com 1.704 unidades, a Ford Ranger se aproximou da Toyota Hilux (2.117) pela 3ª posição – no mês anterior, a desvantagem havia sido superior a mil unidades. 10ª, a Ford Maverick (354) vendeu mais do que o dobro da recém-lançada Fiat Titano (168), 14ª.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
AGO.24 (A) |
1º |
FIAT STRADA |
5.323 |
32,41% |
16.423 |
2º |
FIAT TORO |
2.256 |
40,66% |
5.549 |
3º |
TOYOTA HILUX |
2.117 |
44,76% |
4.730 |
4º |
FORD RANGER |
1.704 |
61,25% |
2.782 |
5º |
CHEVROLET MONTANA |
1.359 |
57,54% |
2.362 |
6º |
RAM RAMPAGE |
1.005 |
48,81% |
2.059 |
7º |
CHEVROLET S10 |
628 |
29,93% |
2.098 |
8º |
MITSUBISHI L200 |
372 |
39,83% |
934 |
9º |
VW SAVEIRO |
359 |
6,50% |
5.519 |
10º |
FORD MAVERICK |
354 |
70,66% |
501 |
11º |
KIA K2500 |
316 |
94,89% |
333 |
12º |
HYUNDAI HR |
240 |
93,39% |
257 |
13º |
RENAULT MASTER |
206 |
20,16% |
1.022 |
14º |
FIAT TITANO |
168 |
24,35% |
690 |
15º |
FIAT FIORINO |
161 |
8,67% |
1.856 |
16º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 |
150 |
100,00% |
150 |
17º |
EFFA V21 |
140 |
100,00% |
140 |
18º |
RENAULT OROCH |
140 |
14,43% |
970 |
19º |
IVECO DAILY |
110 |
100,00% |
110 |
20º |
IVECO DAILY 30-130 |
95 |
100,00% |
95 |
21º |
NISSAN FRONTIER |
87 |
10,15% |
857 |
22º |
RAM 1500 |
86 |
92,47% |
93 |
23º |
VW / MAN EXPRESS |
86 |
54,43% |
158 |
24º |
PEUGEOT EXPERT |
73 |
71,57% |
102 |
25º |
RAM 3500 |
68 |
53,97% |
126 |
26º |
CHEVROLET SILVERADO |
55 |
96,49% |
57 |
27º |
FORD TRANSIT |
55 |
16,32% |
337 |
28º |
CITROËN JUMPY |
53 |
88,33% |
60 |
29º |
EFFA V22 |
51 |
100,00% |
51 |
30º |
RAM 2500 |
43 |
29,25% |
147 |
31º |
IVECO DAILY 35-180 |
40 |
100,00% |
40 |
32º |
FIAT DUCATO |
34 |
26,77% |
127 |
33º |
RAM CLASSIC |
34 |
87,18% |
39 |
34º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 517 |
31 |
100,00% |
31 |
35º |
PEUGEOT PARTNER |
30 |
49,18% |
61 |
36º |
VW AMAROK |
22 |
4,59% |
479 |
37º |
CITROËN JUMPER |
20 |
68,97% |
29 |
38º |
FIAT SCUDO |
20 |
3,80% |
527 |
39º |
JAC EJV12 |
15 |
100,00% |
15 |
40º |
PEUGEOT BOXER |
11 |
73,33% |
15 |
41º |
FORD F150 |
10 |
71,43% |
14 |
42º |
EFFA V25 |
9 |
100,00% |
9 |
43º |
VW KOMBI |
8 |
100,00% |
8 |
44º |
ARROW ONE |
7 |
100,00% |
7 |
45º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
6 |
100,00% |
6 |
46º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 417 |
6 |
100,00% |
6 |
47º |
HITECH ECOCARGO |
3 |
100,00% |
3 |
48º |
MON PROTOTIPO |
2 |
100,00% |
2 |
49º |
RENAULT KANGOO |
2 |
1,06% |
188 |
50º |
SHINERAY P TRUCKS |
2 |
100,00% |
2 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
À espera de mudanças, Chevrolet vende Tracker com bônus de até R$ 15.000
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo Chevrolet Tracker 2026 dá as caras e pode estrear sistema híbrido
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Desconto para PCD: os SUVs que você pode comprar com as isenções
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Efeito Renegade? Chevrolet Tracker tem até R$ 26 mil de desconto para PcD