Próxima grande aposta do grupo Stellantis para o Brasil, o lançamento de veículos eletrificados produzidos nacionalmente está cada vez mais perto de se tornar realidade. A empresa já fez diversos anúncios a respeito da novidade e acaba de produzir na fábrica de Betim (MG) o primeiro lote de modelos do tipo.
As unidades, equipadas com o sistema Bio-Hybrid (micro-híbrido flex), serão usados em avaliações de processos produtivos e de produto em si, incluindo testes externos. A Stellantis planeja ter 20% do portfólio composto por modelos eletrificados até 2030 e apostará em três tipos de conjuntos mecânicos para alcançar a meta, cobrindo as marcas Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e Ram. O primeiro powertrain, considerado o mais acessível da gama, será do tipo BSG (Belt Starter Generator), ou seja, micro-híbrido.
Nestes casos, um pequeno gerador elétrico - que também serve como alternador - é capaz de carregar uma bateria auxiliar, que pode ser de 12 volts ou 48 volts. Não chega a tracionar o veículo, mas oferece força auxiliar em condições específicas, como ultrapassagens e retomadas. A economia de combustível varia de 10% a 20%.
Os outros dois conjuntos serão um híbrido convencional (HEV) e um híbrido do tipo plug-in (PHEV). Nestes casos, o motor tradicional a combustão trabalha associado com um ou mais motores elétricos, além de baterias. O segundo, em particular, pode ser recarregado na tomada para ampliar autonomia e proporcionar modo de condução puramente elétrico.
Lançamentos da Stellantis até 2025
Acredita-se que o lote inicial produzido agora em Betim (MG) seja de veículos equipados com o primeiro conjunto, do tipo MHEV (micro-híbrido). A Stellantis faz mistério e não divulga quaisquer detalhes sobre a identidade do modelo, mas as principais apostas recaem sobre os Fiat Pulse ou Fastback. Depois de Betim, tudo indica que a fábrica de Goiana (PE) será a próxima a iniciar a produção de híbridos. Todos os conjuntos, vale lembrar, serão bicombustíveis (flex).
Fonte: Automotive Business
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