O novo Volvo XC90 foi apresentado como linha 2024 para o mercado europeu e 2025 nos EUA. Evolução, certamente não revolução, é o que transparece à primeira vista. No entanto, em uma inspeção mais detalhada, o modelo mudou mais do que você imagina.
O SUV, nascido há 22 anos e destinado a cumprir seu papel de carro-chefe entre os utilitários esportivos da sueca, mantém firmemente seu papel de topo de linha em conforto, sem perder nada em termos de estilo e design minimalista, tão característicos ao fabricante sueco. Juntamente com o novo Volvo EX90, a opção elétrica, o XC90 absorve alguns de seus elementos tecnológicos, confirmando os trens de força híbridos plug-in e micro-híbridos. As imagens, do modelo europeu, estão com ano modelo 2024, o que é correto naquele mercado.
Vamos dar uma olhada mais de perto na aparência do novo Volvo XC90.
Sem alterações na forma e no tamanho, o XC90 renovado atualiza os traços de estilo que a Volvo introduziu e vem evoluindo nos últimos anos. Não é nada de extraordinário e, por outro lado, quando se trata de design, o fabricante sueco fez sua fortuna com alguns elementos bem definidos.
Assim, o novo Volvo XC90 apresenta uma grade do radiador com um novo design e faróis ligeiramente atualizados com uma assinatura de luz diurna de LED revisada. Da mesma forma, o para-choque dianteiro também foi modificado, pois agora tem entradas de ar verticais, enquanto a entrada inferior se estende mais para os lados.
Volvo XC90 (2024), o exterior
Volvo XC90 (2024), vista traseira
Quanto ao resto, as linhas de uma abordagem quadrada, nítida e marcada são mantidas. Arcos de roda largos, um capô longo e de corte limpo e uma coluna A bastante inclinada que desenvolve horizontalmente a linha do teto e a linha da cintura também estão lá. Na traseira, vidro traseiro pronunciado, lanternas que assumem e mantêm uma interpretação definida para as luzes e para-choque marcado são os destaques.
Volvo XC90 (2024), detalhe frontal
Para as rodas, a Volvo oferece peças de liga leve que variam entre 19 e 22", dependendo se você quer uma condução mais esportiva ou mais confortável. Por falar em conforto, o XC90 oferece suspensão a ar - que, portanto, permite personalizar a experiência de dirigir, mas também a possibilidade de variar a altura do carro em 40 mm a mais ou 20 mm a menos que o padrão de fábrica.
Com pouco menos de cinco metros de comprimento, o Volvo XC90 mantém uma largura, excluindo os espelhos, de menos de dois metros.
Volvo XC90 | |
Comprimento | 4,95 metros |
Largura | 1,92 metros |
Altura | 1,77 metros |
Capacidade do compartimento de bagagem | de 680 a 1874 litros |
Volvo XC90 2024,
Mudanças muito mais pronunciadas e significativas aparecem quando você entra a bordo, começando pelo sistema de multimídia com tela de 11,2". É preciso dizer que agora ele não é mais um sistema embutido no painel de instrumentos, mas se desenvolve de forma independente. Mediante solicitação, uma tela de 14,5" está disponível.
Mas a Volvo trabalhou mais o software por trás das telas. A marca também investiu na ergonomia e experiência na cabine do novo XC90. Em palavras mais simples, a nova configuração acomoda atalhos para vários aplicativos e controles do ambiente de bordo de forma mais direta. Isso significa que, no caso de dirigir com a navegação do mapa do Google - o XC90 tem Android nativo -, não é preciso necessariamente mudar de tela para mexer no ar-condicionado. As atualizações remotas também estão presentes.
Da mesma forma, a escolha do modo de direção e o gerenciamento da bateria - no que diz respeito à versão plugin - serão muito mais simples.
Volvo XC90 (2024), interior e compartimento do passageiro
De modo mais geral, o ambiente a bordo recebeu uma melhoria em termos de ergonomia: há um console central que apresenta um novo porta-copos com acomodação para latas de menor diâmetro, criando espaço também para a plataforma de carregamento sem fio.
As saídas de ar também foram redesenhadas, enquanto alguns dos painéis decorativos foram feitos de materiais reciclados. A superfície de carregamento sem fio também foi reposicionada. Ela agora está localizada no túnel central.
Quanto aos assentos, a opção de 7 lugares está obviamente confirmada, assim como em seu irmão elétrico EX90.
Como essa é uma atualização de meio de vida, não há mudanças substanciais no que diz respeito aos motores.
Com a despedida confirmada dos motores a diesel, o XC90 topo da gama prevê o uso de um sistema híbrido plugin com um 2.0 turbo de 310 cv trabalhando em conjunto com um elétrico de 145 cv. Esta combinação oferece de 70 km de condução puramente elétrica graças à bateria de 18,8 kWh. Obviamente, esses são dados medidos e homologados pelo ciclo WLTP, e os dados de autonomia geral com mais de 800 km de alcance entre elétrico e gasolina também são catalogados e homologados.
Também há opção de micro-híbrido de 48 Volts, usando o 2.0 turbo com 250 cv na configuração B5 ou 300 cv e 420 cv na B6. Em termos de suspensão, usam-se amortecedores adaptativos e com modos selecionáveis.
Falando em tecnologia, o XC90 também evolui em termos de segurança, otimizando esse aspecto com um radar e uma câmera frontais, capazes de detectar qualquer invasão da pista contrária e retornar à própria pista para evitar o risco de colisão.
O sistema também ajuda a evitar a condução inadvertida para fora da estrada. Além disso, ele é capaz de frear e dirigir para evitar colisões com outros veículos, pedestres, ciclistas e animais de grande porte. No caso da Suécia, pode significar um alce.
Volvo XC90 (2024), perfil
Na Europa, o novo Volvo XC90 tem preços partindo de 81.200 euros (R$ 507,1 mil) para as configurações micro-híbridas (Mild-Hybrid). As variantes híbridas plugin custam a partir de 93.400 euros (R$ 583,3 mil).
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