Com informações de Jason Vogel, de Xangai (China)
A Zeekr está perto de começar a vender carros no Brasil. A marca chinesa que faz parte do grupo Geely confirmou que irá apresentar os seus primeiros modelos e iniciar a pré-venda em setembro, abrindo 10 concessionárias no país. A operação será iniciada com dois modelos: a perua shooting brake Zeekr 001 e o SUV compacto Zeekr X, este último compartilhando plataforma e mecânica com o Volvo EX30, que ironicamente será o seu principal concorrente.
A fabricante levou um grupo de jornalistas para Xangai (China) para conhecer os primeiros carros e apresentar como será sua operação no Brasil, e Motor1.com participa da viagem. A meta da Zeekr é oferecer algo que as outras chinesas no país ainda não tem: um modelo voltado para o segmento premium. “O sucesso da BYD no Brasil é bom para nós, incrementar market share de elétricos juntos - não vejo como concorrente para nós. BYD em volume, Zeekr em premium”, explica Allen Li, gerente tecnologia e produto da fabricante.
Serão cerca de dez concessionárias no Brasil, com duas em São Paulo (SP), uma em Ribeirão Preto (SP), uma no Rio de Janeiro (RJ), uma em Curitiba (PR), uma em Porto Alegre (RS), uma em Brasília (DF), uma em Goiânia (GO), uma em Fortaleza (CE), uma em Belo Horizonte (MG) e uma em Florianópolis (SC), sendo que essas duas ainda não estão confirmadas. A estimativa é que todos os pontos de venda estejam abertos em 2025.
Uma das justificativas para este posicionamento é o fato da Zeekr já ter esta pegada na China, se especializando em veículos elétricos para competir com Nio e Tesla. Um exemplo disso é a proximidade com a Volvo em preços. O Zeekr X custa 179.000 yuan (R$ 134.882 na conversão direta), enquanto o Volvo EX30 parte de 200.800 (R$ 151.309), mesmo que os dois compartilhem plataforma.
Os primeiros carros a chegar ao Brasil serão o Zeekr X, um SUV compacto que será o mais barato da empresa, e o Zeekr 001, uma perua no estilo shooting brake, sempre na versão topo de linha. O sedã médio 007 está nos planos, ainda sem uma data marcada de estreia. Os preços ainda não foram definidos e, de acordo com a fabricante, isto será decidido perto do lançamento pois precisam entender como ficará a questão dos impostos de importação de elétricos – a Anfavea, associação das fabricantes, está pedindo para o governo passe a aplicar a alíquota de 35% imediatamente, antes prevista somente para 2026.
O Zeekr X mede 4,45 metros, o que faz com que seja um pouco maior do que o Volvo EX30, que mede 4,23 m. É oferecido com três opções de potência: 272 cv, 428 cv e 476 cv, com um ou dois motores. A bateria é sempre a mesma, de níquel-cobalto-manganês (NMC), entregando uma autonomia entre 400 e 446 km pelo ciclo de testes WLTP. A versão mais potente promete uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. A empresa diz que o X será mais caro que o EX30, com a meta de custar na faixa de R$ 300 mil.
Já o Zeekr 001 é uma perua rival do Porsche Panamera Sport Turismo e Taycan Sport Turismo, com 4,97 metros de comprimento. Sua linha é mais abrangente, com versões de um, dois ou quatro motores e potências entre 272 cv e 1.265 cv na versão esportiva FR. Deve vir na configuração topo de linha normal, com 544 cv e dois motores, usando uma bateria de 100 kWh, o que dá uma autonomia de 620 km. A Zeekr vê como rivais o Audi e-tron GT, Porsche Taycan, Mercedes-Benz EQS, BYD Han e também alguns SUVs como BYD Tan, Audi e-tron, BMW iX3 e Jaguar I-Pace.
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