Depois de Mercedes-Benz e BYD, a Stellantis poderá a ser a próxima gigante automotiva a oferecer em seus veículos um curioso sistema de manobras em 360º. Prova disso vem de recente registro de patentes realizado pelo grupo nos Estados Unidos. O documento revela estudos para utilização de um diferencial mecânico capaz de fazer as rodas girarem em direções opostas, criando um efeito parecido com o giro de um tanque de guerra com esteiras.

O sistema consiste na utilização de quatro motores elétricos (um para cada roda) e transmissões independentes. Desenhos e especificações técnicas arquivados pela Stellantis mostram que o recurso poderá ser ativado através da própria central multimídia, alavancas laterais ou controles no volante. A operação por parte do motorista acontecerá de forma tradicional, ou seja, virando o volante para para a direita ou para a esquerda e acelerando para aumentar a velocidade da manobra.

Jeep Wrangler Magneto 3.0 Concept

Por se tratar de uma patente, ainda não há confirmação oficial de que o sistema será realmente chegará aos próximos carros do grupo. De todo modo, há bastante expectativa em torno do recurso e fortes especulações em torno de seu uso nos veículos off-road da empresa. O principal candidato é a versão de produção do Jeep Wrangler elétrico, que já foi antecipada por meio do conceito Magneto. Resta saber se o sistema será compatível com as especificações técnicas da plataforma STLA Frame que sustentará o modelo.

Como dito no início, tecnologia semelhante já é usada pela Mercedes-Benz no Classe G EV e também pela BYD no YangWang U8 (veículo off-road elétrico com extensor de autonomia que entrega 1.200 cv de potência total).

Envie seu flagra! flagra@motor1.com