Stellantis quer carro elétrico que 'gira', como já faz a BYD
Sistema que faz o veículo girar em torno do próprio eixo foi recentemente patenteado pelo grupo
Depois de Mercedes-Benz e BYD, a Stellantis poderá a ser a próxima gigante automotiva a oferecer em seus veículos um curioso sistema de manobras em 360º. Prova disso vem de recente registro de patentes realizado pelo grupo nos Estados Unidos. O documento revela estudos para utilização de um diferencial mecânico capaz de fazer as rodas girarem em direções opostas, criando um efeito parecido com o giro de um tanque de guerra com esteiras.
O sistema consiste na utilização de quatro motores elétricos (um para cada roda) e transmissões independentes. Desenhos e especificações técnicas arquivados pela Stellantis mostram que o recurso poderá ser ativado através da própria central multimídia, alavancas laterais ou controles no volante. A operação por parte do motorista acontecerá de forma tradicional, ou seja, virando o volante para para a direita ou para a esquerda e acelerando para aumentar a velocidade da manobra.
Jeep Wrangler Magneto 3.0 Concept
Por se tratar de uma patente, ainda não há confirmação oficial de que o sistema será realmente chegará aos próximos carros do grupo. De todo modo, há bastante expectativa em torno do recurso e fortes especulações em torno de seu uso nos veículos off-road da empresa. O principal candidato é a versão de produção do Jeep Wrangler elétrico, que já foi antecipada por meio do conceito Magneto. Resta saber se o sistema será compatível com as especificações técnicas da plataforma STLA Frame que sustentará o modelo.
Como dito no início, tecnologia semelhante já é usada pela Mercedes-Benz no Classe G EV e também pela BYD no YangWang U8 (veículo off-road elétrico com extensor de autonomia que entrega 1.200 cv de potência total).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jeep admite: foram "longe demais" nos preços dos SUVs
Mercedes-Benz Classe C 2025 é lançado no Brasil; veja os preços
CEO da Jeep se encanta pelo Avenger e diz ter interesse em lançá-lo nos EUA
Uruguai: carros e picapes brasileiros dominaram vendas em 2024
Stellantis: meta para 2025 é vender mais elétricos competitivos
Fiat Mobi 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Renegade, Compass e Commander ficaram mais fracos em 2025