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Toyota e Ford baixam preços após redução de impostos na Argentina

A japonesa foi a 1ª a reduzir os valores por lá, seguida da estadunidense, e as picapes Hilux e Ranger estão mais em conta

Produção de motores da Ford Ranger - Argentina

No final de agosto, o governo argentino anunciou uma redução no PAIS, um dos impostos aos quais os carros oferecidos por lá estão submetidos. A alíquota caiu de 17,5% para 7,5%. Desde então são aguardados reflexos no mercado do país vizinho, principalmente a redução nos preços praticados para venda.

Ontem (2/9), a Toyota deu início às reduções de preço na Argentina, conforme reportaram nossos colegas do Motor1.com Argentina. Os modelos fabricados na lá, como Hilux, SW4 e a Hiace tiveram redução média de 2% nos preços. A última inclusive é um furgão comercial que rivaliza com a Fiat Ducato, mas traz motor turbodiesel da picape da japonesa. Já os modelos da Toyota que são importados à Argentina tiveram redução média de 4%.

Galeria: Toyota Hiace 2024 - Argentina

Olhando para modelos feitos por lá que são importados para o Brasil, apenas duas versões da Hilux e duas da SW4 ficaram mais baratas por lá. Na picape, a versão Chassi Cabine caiu de 29.789.000 pesos (R$ 175,2 mil) para 29.193.000 pesos (R$ 171,7 mil). A redução foi de 596.000 pesos (R$ 3,5 mil). Na outra ponta do espectro, a GR-Sport foi de 68.812.000 pesos (R$ 404,9 mil) para 67.436.000 pesos (R$ 396,9 mil) com a redução de 1.376.000 pesos (R$ 8 mil).

Já SW4 ficou mais em conta por lá nas versões SRX e GR-Sport. A primeira foi de 71.126.000 pesos (R$ 418,5 mil) para 69.703.000 pesos (R$ 410,1 mil), com uma redução de 1.423.000 pesos (R$ 8,4 mil). A segunda teve o preço reduzido em 1.504.000 pesos (R$ 8,8 mil), indo de 75.420.000 pesos (R$ 443,8 mil) para 73.916.000 pesos (R$ 435 mil).

FORD RANGER 3.0 V6 XLS 4X4 2024

Não demorou muito para outras montadoras seguirem o exemplo. Afinal, a Toyota detém mais de 20% das vendas no mercado argentino. A primeira a seguir a estratégia foi a Ford, que anunciou hoje (3/9) reduções para toda a linha. Entre o que interessa ao Brasil está a Ranger, que teve reduções de 2% a 3%. A maior foi para a versão XL 4x4, caindo de 42.731.000 pesos (R$ 251,4 mil) para 41.449.070 pesos (R$ 243,9 mil). A redução foi de 1.281.730 pesos (R$ 7,5 mil).

As reduções ainda estão acontecendo no mercado argentino. É de se esperar que as reduções de custo no país vizinho impactem os produtos vendidos no Brasil que vêm de lá. Mas, até o momento, Toyota e Ford ainda não fizeram alteração alguma nos valores dos modelos citados acima.

O que o PAIS?

O imposto chamado "PAIS" (Por una Argentina Inclusiva y Solidaria") foi criado pelo então presidente Alberto Fernández quando assumiu o cargo em dezembro de 2019 e que o atual presidente Javier Milei aumentou quando assumiu o cargo em dezembro de 2023.

Esse imposto se aplica às importações feitas com o chamado "dólar oficial" vendido pelo Banco Central de lá. O imposto não afeta outros dólares financeiros, que nunca pagaram esse imposto. Também não haverá mudanças no chamado "dólar turismo", que continuará pagando o PAIS de 17,5%. No setor automotivo, a redução do imposto afetará tanto as peças quanto os carros que entram na Argentina com dólares do Banco Central.

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