Representante da BMW no segmento global de SUVs de alto luxo desde 1999, o X5 deverá passar por profundas transformações na próxima geração. Com lançamento aguardado para 2026 ou no máximo 2027, o modelo de nova linhagem trocará de plataforma, adotará nova filosofia de design e em praticamente nada lembrará o carro atual. Mecanicamente, terá versões a gasolina, híbridas e uma totalmente elétrica, esta provavelmente chamada iX5.

Do ponto de vista do design, toda a inspiração virá do conceito Vision Neue Klasse X. A dianteira terá nova interpretação da clássica grade 'duplo rim', agora desenvolvida verticalmente e inserida em grelha que integra design minimalista e elementos iluminados. Destaque ainda para os faróis de LED bem integrados ao conjunto e o para-choque com recortes bastante agressivos com detalhes em preto.

Novo BMW X5 2027 - Projeção Motor1.com

Na traseira, o novo X5 terá lanternas bem mais mais finas do que as do modelo atual e equipadas com assinatura luminosa de LED inédita. O para-choque também terá elementos únicos para reforçar a sensação de agressividade, incluindo difusores integrados e apliques em plásticos preto para contrastar com a pintura da carroceria. As laterais terão vincos bem marcas e arcos bem definidos para acomodar as rodas de 22 ou até 23".

BMW X5 M Competition (2023)

BMW X5 M Competition atual

Mecanicamente, o X5 adotará uma versão avançada da plataforma CLAR e explorará o conceito 'multi-energia' com versões a gasolina, híbridas e até uma totalmente elétrica. Neste último caso, fala-se na adoção de bateria com 100 kWh, autonomia de 500 ou 600 km e pelo menos 400 cv de potência nas versões de entrada e 600 cv nas topo de gama. 

Para agradar os puristas, a versão M Competition herdará uma versão atualizada do trem de força do XM, ou seja, V8 4.4 combinado com motor elétrico e mais de 700 cv de potência. O lançamento, como dito, acontecerá entre 2026 e 2027.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com