Se você prestar atenção à linha de modelos de esportivas da Ducati ao longo dos anos, perceberá que a marca italiana sempre combinou suas principais ofertas com modelos mais acessíveis. Veja, por exemplo, a icônica 916 e sua irmã menor com estilo quase idêntico, a 748. E, muito mais recentemente, as Panigale V4 e V2.

Essa abordagem claramente faz sentido e é algo que muitos outros fabricantes imitaram desde então - pense na Aprilia com sua RSV4 e RS 660. Mas se voltarmos nosso foco para a linha da Ducati, uma coisa está clara: a Ducati Panigale V2 não é, de forma alguma, uma moto para iniciantes, ainda que seja "menor".

Galeria: Ducati Panigale V4 2022

A Panigale V2 atual produz 155 cv de potência, quase 50 cv a mais do que sua concorrente mais próxima, a já mencionada Aprilia RS 660. E não é só isso, seu preço de mais de US$ 18.000 (R$ 101 mil) certamente está bem além do alcance de um bom número de motociclistas. Sendo assim, faz sentido que a Ducati pareça estar trabalhando em um modelo de moto esportiva muito mais acessível, tanto em termos de preço quanto de desempenho.

Ao que tudo indica, parece que a Ducati está planejando simplificar suas ofertas de peso médio ao aposentar o motor "Superquadro" atual. E não será preciso ir muito longe. Na verdade, ele será substituído por um motor com o qual você já deve estar familiarizado: o motor Testastretta de 937 cm3 encontrado em uma ampla seleção das ofertas atuais da Ducati.

Entregando qualquer coisa entre 111 a 122 cv de potência, dependendo do modelo, o motor Desmodrômico (válvulas no cabeçote acionadas por engrenagens) de 937 cm3 pode ser encontrado em tudo, desde a Monster até a Hypermotard 950, além da Multistrada V2. Ele está presente até mesmo na Supersport 950, então por que não criar uma motocicleta esportiva completa com esse motor também?

O motor Ducati 937 Testastretta tornou-se extremamente popular em toda a linha de peso médio da marca.
Ducati

O motor Ducati 937 Testastretta tornou-se extremamente popular em toda a linha de peso médio da marca.

É economicamente mais viável e, talvez o mais importante, poderia fornecer uma plataforma muito mais acessível para os pilotos novatos de motos esportivas aprenderem o básico.

O próximo modelo tem o codinome "Projeto 2102" e pode ser um divisor de águas para a Ducati. Espera-se que seja a única motocicleta esportiva com motor em V e, assim como a Panigale V2 antes dela, será posicionada logo abaixo da Panigale V4 topo de linha.

Embora tudo isso seja claramente um passo na direção certa, também seria interessante ver uma Ducati ainda menor e esportiva. Como você provavelmente sabe, o segmento de baixa cilindrada está em alta ultimamente fora do Brasil, especialmente quando se trata de motos esportivas.

A Aprilia lançou recentemente a RS 457. A 450SS da CFMoto também é bastante impressionante, assim como a Kawasaki Ninja ZX-4RR. Não é preciso dizer que a Ducati viraria o setor de motocicletas de cabeça para baixo se lançasse uma motocicleta esportiva de pequeno deslocamento nessa categoria.

Infelizmente, isso parece estar fora de questão, pois o CEO da Ducati declarou explicitamente que a empresa nunca fará uma motocicleta de baixa cilindrada para não diluir sua reputação de marca premium. Uma declaração o editor executivo do RideApart, Jonathon Klein, acredita não fazer sentido. E, francamente, está um pouco fora de contato com a realidade.

É uma pena, na verdade, pois o segmento de entrada é definitivamente um mercado inexplorado para a Ducati e ela pode ganhar muito caso se disponha a atuar em um segmento mais acessível.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com