Desde 2019, a Volkswagen mantém um acervo com alguns dos principais veículos que fizeram parte dos mais de 70 anos de operação da empresa por aqui. O espaço, batizado de Garagem VW, foi aberto ao público mediante agendamento em 2022, na ocasião em que o último Gol Last Edition foi agregado à coleção da empresa.
Agora, a Volkswagen está dando mais um passo para unir os donos de carros clássicos da marca em sua paixão pelos modelos históricos. Está sendo lançada hoje, 2 de setembro por ocasião do Dia Nacional da Kombi, o perfil no Instagram @garagem.volkswagen. É a primeira página do tipo que a empresa lança fora da Alemanha.
A Volkswagen afirma que seu objetivo com o novo perfil é afirmar o compromisso com a história e o legado da marca no Brasil, fortalecendo a conexão emocional com os seguidores. Entre os objetivos anunciados pela empresa estão atrair o público de forma afetiva e nostálgica; dar mais credibilidade e força para a marca; aumentar o alcance não apenas com fãs de carros, mas com a sociedade em geral; reforçar os marcos de inovações da empresa; mostrar o legado que atravessa gerações e uma cervo rico em histórias; e o que fez a VW se destacar entre décadas em inovação e tecnologia.
Uma das ações de lançamento do perfil Garagem VW no Instagram incluiu "camuflar" uma Kombi da última geração feita no Brasil (2006 a 2013). Ela tinha um QR Code que levava ao perfil e circulou entre famosos pontos de encontro de carros antigos na capital paulista, além de conhecidas localizações de carspotters, pessoas que se dedicam a registrar a passagem de carros esportivos e clássicos.
O espaço físico do Garagem VW, inaugurado em 2022 na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), já recebeu mais de 6 mil visitantes e tem um espaço de 1,4 mil metros quadrados para o acervo, que inclui 37 carros em exposição e outros mais de 100 no acervo, sendo 50 que estão em processo de restauração. Além de modelos de produção, o acervo também conta com protótipo e até carros que nunca chegaram a ser produzidos.
A página no Instagram destacará os próprios veículos do acervo da Volkswagen, além de carros do público também. Também serão publicadas interações com os seguidores, podcast e o sistema de emissão de certificados de originalidade, com seus passo-a-passo e vantagens. No perfil, também serão divulgados itens como a agenda de eventos promovidos pela Garagem VW, tour virtual pelo acervo e até mesmo peças para carros clássicos da montadora.
Os Certificados VW podem ser obtidos por qualquer proprietário de um veículo Volkswagen com mais de 20 anos de estrada. A página dedicada (que você pode acessar aqui) pede pagamento e os dados do veículo e do proprietário para emitir um certificado de originalidade do carro, com todos os dados de como o veículo deixou a fábrica. O Brasil é o primeiro país fora da Alemanha a oferecer o serviço.
Pelas contas da Volkswagen, o Brasil tem cerca de 3,2 milhões de carros clássicos registrados, sendo que 600 mil deles foram fabricados pela montadora em algum momento da história. Ou seja, de cada 10 carros clássicos no Brasil, dois deles são VW.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Novo Volkswagen Taos 2025 manterá motor 1.4 TSI em alguns mercados