Durante a apresentação do Kia EV5, a marca fez mais uma confirmação para o mercado brasileiro. Enquanto o lançamento é um SUV elétrico, a empresa sob responsabilidade do Grupo Gandini no Brasil afirmou que deve trazer o novo K3 para cá também, fazendo estreias de tecnologias importantes por aqui. O modelo ainda não tem data específica para a estreia, mas deve aparecer até o final de 2025.

O K3 tem opções hatch e sedã, mas o primeiro ainda não está confirmado para cá. No caso do K3 Sedan, a Kia divulga 4.545 mm de comprimento, 1.765 mm de largura e 1.475 mm de altura. A distância entre-eixos alcança 2.670 mm e promete ampla oferta oferta de espaço interno. No porta-malas, há espaço para 544 litros de bagagem. Tais medidas o colocam no mesmo segmento de rivais conhecidos, como Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20S e Nissan Versa.

Kia K3

Kia K3

O Kia K3 Sedan já é vendido na América Latina em países como México, onde é fabricado, Argentina, Uruguai e Peru. A sua chegada ao Brasil se beneficiaria dos acordos de importação com o México, permitindo tarifas menores. No entanto, o Grupo Gandini confirmou à AutoData que algumas mudanças precisam ser feitas.

Uma delas é que o K3 Sedan precisa de ao menos 60% de conteúdo nacional para não ser sobretaxado no Brasil. Uma das soluções que a marca estaria a utilização do motor 1.0 turbo flex em substituição aos propulsores aspirados utilizados no mercado mexicano. O propulsor turbinado é da mesma família daquele encontrado nos Hyundai HB20 nacionais.

O 1.0 turbo já é utilizado no próprio Kia Stonic oferecido aqui, mas a marca está desenvolvendo o sistema flex, uma vez que o SUV usa apenas gasolina. O Stonic também já tem tecnologia micro-híbrida, que está na mira da Kia para o mercado brasileiro também. Com isso, o K3 Sedan poderá ser o primeiro micro-híbrido flex da empresa por aqui.

Kia K3

Kia K3

Usando o mercado uruguaio como base, já que o Grupo Gandini também representa a Kia por lá, o K3 Sedan é oferecido nos acabamentos EX e GT-Line. De série, são oferecidos controles de tração e estabilidade, assistente de frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, assistente de partida em rampa, detector de ponto cego, alerta de tráfego traseiro, ar-condicionado automático de duas zonas, painel digital com tela de 4,2 polegadas, multimídia de 8 polegadas com conectividade sem fio, entre outros.

O GT-Line adiciona sensor de pressão dos pneus, volante com ajuste de altura e profundidade, multimídia de 10,25 polegadas, carregador de celular por indução, iluminação ambiente com 64 cores, rodas de 17 polegadas, lanternas em LED, bancos em couro com revestimento bi-tom, entre outros.

Sob o capô, todas as versões têm o mesmo motor 1.4 aspirado a gasolina de 94 cv de potência e 13,1 kgfm de torque. O câmbio é sempre automático de 6 marchas, com conversor de torque. Dados de fábrica indicam consumo médio de 15,6 km/l.

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