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Kia mostra mais da picape Tasman e confirma vendas globais em 2025

Nova picape terá design fora do padrão do segmento e promete pacote tecnológico recheado na cabine

Kia Tasman no Salão de Busan

A Kia segue firme na estratégia de atiçar a curiosidade do público em torno do lançamento da inédita picape Tasman. Antecipada nos últimos meses através de flagras e teasers, a caminhonete acaba de ser apresentada como atração de destaque da marca no Salão de Busan, na Coreia do Sul. A camuflagem colorida segue presente, mas pela primeira vez é possível conferir detalhes técnicos, estéticos e de tecnologia que estarão no modelo final.

Intencionalmente, a Kia deixou algumas partes da carroceria à mostra para destacar elementos que terão efeito visual contrastante no carro final. É o caso do revestimento plástico das caixas-de-roda, que terá formato quadrado e tonalidade diferente da pintura da carroceria. Destaque também para o senho definitivo dos faróis, ganchos de reboque, freios a disco nas quatro rodas e rodas de 17 polegadas com seis furações. Os pneus usados são BF Goodrich All-Terrain.

Kia Tasman no Salão de Busan

Há ainda degraus integrados nos cantos do para-choque traseiro para acesso mais prático e rápido à caçamba (a Ford já adota a mesma solução na Ranger), além de tampa traseira com divisão na parte superior (semelhante à abertura configurável Multi-Flex da Chevrolet Silverado). Demais detalhes ainda são típicos de protótipos, como ausência de pinças nos freios e parte inferior da carroceria totalmente fechada (para esconder a suspensão ainda incompleta).

Os vidros são escuros para esconder a cabine, mas flagras já adiantaram que os bancos serão os mesmos de outros modelos da marca, como o Sportage, e o painel terá o moderno esquema de telas integradas para abrigar quadro de instrumentos e sistema de entretenimento. O console central será elevado e abrigará diversos porta-objetos. Chamará atenção ainda o seletor de marchas instalado diretamente na coluna de direção.

Mecanicamente, a Tasman 2025 terá motores tradicionais e também versão elétrica. No primeiro caso, destaque para o propulsor 2.2 turbodiesel da família CRDi com aproximadamente 200 cv de potência e 44,9 kgfm de torque máximo. Haverá ainda um 2.5 turbo a gasolina, neste caso com 281 cv de potência e 43 kgfm de torque. Já a versão elétrica terá bateria com mais de 100 kWh e autonomia de aproximadamente 400 km. 

A produção será concentrada na fábrica de Hwaseong, na Coreia do Sul, ao ritmo inicial de 65.000 unidades por ano. O primeiro grande mercado a receber a picape será a Austrália, a partir de 2025. O próprio nome do modelo, vale salientar, é uma referência ao país, que é grande consumidor de picapes médias. Posteriormente, países da Ásia, América Latina, Oriente Médio e África serão alcançados.

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