A General Motors do Brasil entrou em contato com o Motor1.com Brasil para esclarecer a fala de Sebestián Caballero, gerente de marketing da GM para a América do Sul, sobre o novo Onix durante uma apresentação da empresa no Uruguai. A GM relatou que as afirmações do executivo diziam respeito apenas ao modelo uruguaio, não necessariamente se referindo a uma possível renovação mais profunda de hatch e sedã.
Caballero havia reportado ao site uruguaio Metafierro que uma renovação para o Chevrolet Onix chegaria entre 6 a 8 meses. O mais provável é que o executivo estivesse falando a respeito de novidades para hatch e sedã para o mercado uruguaio apenas, o que poderia incluir somente novas versões e equipamentos.
E como fica o Brasil? Onix e Onix Plus da atual geração foram apresentados ao mercado nacional em 2019. A dupla já esticou o tempo de vida sem atualizações visuais, considerando que o ciclo de vida de um produto inclui ao menos uma reestilização no máximo até 5 anos após seu lançamento.
Entre o que porta-vozes da GM do Brasil afirmaram e o que foi falado sobre o mercado uruguaio, o pode-se dizer é que o novo Onix vai de fato ser revelado em 2025, mas com certeza não no primeiro trimestre do ano que vem, como o executivo afirmou no Uruguai.
Chevrolet Onix RS
Dando atenção aos dados de emissões de poluentes da dupla de compactos da Chevrolet e quais serão as exigências que entram em vigor na oitava fase do Proconve (L8) a partir de 1 de janeiro de 2025, as chances de Onix e Onix Plus receberem de fato qualquer tipo de eletrificação começam a ficar muito baixas.
A principal alteração do Proconve para o ano que vem é a redução dos níveis permitidos de emissão de NMOG+NOx em miligramas por quilômetro rodado (mg/km). Atualmente, limite é de 80 mg/km de NMOG+NOx, mas passará a 50 mg/km no primeiro dia de 2025. Outra mudança é que o limite não será cobrado de cada modelo individualmente, mas sim de uma média dos veículos da marca.
Olhando para os dados mais recentes divulgados pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do InMetro (PBEV), Onix e Onix Plus, seja com motor 1.0 aspirado ou 1.0 turbo, já estão abaixo ou pouco acima dos novos limites. O menos poluente nesse quesito é o Onix Plus 1.0 aspirado manual, com 35 mg/km de NMOG+NOx. O mais poluente é Onix hatch 1.0 turbo manual, com 52 mg/km.
O motores turbinados da dupla da Chevrolet ainda não possuem injeção direta de combustível, solução mais rápida e - principalmente - barata para melhoras as emissões do Onix. A marca ainda enfrenta uma absoluta falta de soluções de eletrificação no Brasil. Ainda que tenha planos de aumentar a ofertas de veículos 100% elétricos para o nosso mercado, a Chevrolet tem pouquíssimas opções de sistemas híbridos, sejam eles híbridos convencionais ou micro-híbridos.
Na China, há carros da marca com motores auxiliados pela eletrificação micro-híbridas que são da mesma família dos propulsores utilizados aqui, mas com cilindrada e configurações diferentes. A plataforma usada por Onix e Onix Plus é mais antiga e também não dá suporte para um conjunto híbrido convencional.
Ou seja, os novos Chevrolet Onix vão chegar mais tarde em 2025 e marca não deverá trazer a eletrificação para os compactos neste momento num misto entre não ter o sistema apropriado pronto e não haver uma explícita necessidade para tal, uma vez que os carros ainda cumprem as exigências legais de emissões para o ano que vem sem precisarem de alterações.
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